O
avanço tecnológico trouxe várias melhorias para a nossa vida cotidiana. O mesmo
ocorreu com as empresas, que puderam se tornar mais ágeis, enxutas e efetivas.
Os benefícios da tecnologia aplicados nas
empresas tornaram os negócios mais rápidos, assim acelerando a tomada de
decisões e mudanças organizacionais. Dessa forma, podemos afirmar, com
segurança, que qualquer empresa precisa de tecnologia para sobreviver, em maior
ou menor grau.
Neste post, vamos explicar sobre 12
benefícios da tecnologia, que trazem para a gestão das organizações, além de
mostrar algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a sua empresa.
Portanto, continue a leitura para conferir!
Quais são os benefícios da tecnologia para
as organizações?
Há uma enorme quantidade de vantagens
ligadas ao uso de boas tecnologias. Elas permitem um negócio mais
moderno, preciso e ágil, além de garantirem que os funcionários tenham melhores
carreiras e que os clientes mais bem atendidos. Em outras palavras, gera
benefícios para todas as partes interessadas, inclusive stakeholders. Veja,
agora, esses benefícios da tecnologia!
1. Redução de custos
A redução de custos é uma preocupação
constante das corporações em qualquer setor de atuação.
Afinal, o aumento das receitas não trará um
bom lucro se as despesas continuarem subindo.
A tecnologia ajuda muito na organização das
finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é
possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.
Um bom sistema de gestão financeira permite
a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de
desperdícios.
A automatização de tarefas é uma
consequência da implantação da tecnologia e, também, uma ajuda à economia da
empresa.
2. Aumento da produtividade
A melhora da produtividade é um
dos desafios para o empresário, que sempre busca formas de aumentar a receita
obtida. À medida que a produtividade aumenta, torna-se possível entregar
mais com a mesma base de recursos (ou até com menos).
A tecnologia traz grandes ganhos nesse
aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais.
Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio
padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.
Com isso, reduz a incidência de erros ou a
necessidade de retrabalhos, assim diminuindo o tempo de produção. Os
profissionais também são beneficiados, pois podem experimentar mais segurança
ao longo do expediente e fazer entregas mais precisas.
3. Otimização e automação de processos
Tarefas repetitivas também afetam o
engajamento dos funcionários. Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, eles
conseguem ajudar a empresa demonstrando outras habilidades.
A automação de processos, além de tornar o
trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais
estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento
do capital humano.
4. Aumento do controle de qualidade
As máquinas estão menos sujeitas a erros do
que o cérebro humano. Especialmente em atividades de produção em grande escala,
o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.
Quando tratamos de atendimento ao
cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando
um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento
mais personalizado e satisfatório.
Além disso, a tecnologia facilita a análise
de grandes volumes de dados, no intuito de identificar gargalos que necessitam
de correção. Assim, passo a passo, torna-se possível melhorar e entregar
resultados consistentes.
5. Melhoria da gestão de talentos
O uso de um software é capaz de automatizar
toda a gestão de pessoas de uma empresa, desde o controle do rendimento
dos vendedores (alcance de metas, ticket médio e retorno financeiro) até a
administração das competências e habilidades dos funcionários.
Sendo assim, com essa tecnologia, é
possível fazer contratações mais voltadas ao objetivo corporativo, acompanhar o
desempenho e manter boas práticas de remuneração, otimizando o trabalho do
RH e trazendo retorno para a organização.
Isso tem uma série de implicações positivas
à gestão de pessoas. Torna-se possível, por exemplo, reter um maior número de
talentos, aumentar a lealdade ao empreendimento e reduzir o absenteísmo das
equipes. Assim, todos, incluindo talentos, ganham.
6. Otimização da tomada de decisão diária
Ao longo do expediente, gestores tomam uma
enorme quantidade de decisões. Algumas dessas decisões são corriqueiras, mas
outras são cruciais para o sucesso do negócio - como quanto produzir de
determinado produto e em quanto precificá-lo.
Sempre que se toma uma decisão,
assume-se uma margem de erro. O ponto é: se essa margem é pequena demais, é
provável que o gestor esteja certo e que sua decisão gere vantagem competitiva.
Felizmente, boas tecnologias fornecem mais
informações aos gestores, assim garantindo que tenham dados suficientes para
reduzir a margem de erro e tomar decisões mais precisas. Isso tem um grande
impacto na saúde do negócio, bem como na sua longevidade.
7. Melhoria da comunicação interna
Dentro do estabelecimento, a comunicação é
uma poderosa aliada. Então, a medida que profissionais e líderes comunicam-se
bem, podem trabalhar com alinhamento conjunto e aderência aos objetivos da
empresa. Sem isso, é grande o risco de fracasso.
Uma boa tecnologia serve como um poderoso
canal de comunicação, que gera fluidez ao que é dito e leva a mensagem do
emissor até o receptor. Caso não exista um bom canal de comunicação interna,
ainda que seus interlocutores estejam engajados, haverá problemas.
Além disso, outro ponto importante é que a
tecnologia facilita a comunicação tanto no sentido horizontal (entre colegas
que trabalho, que costumam estar no mesmo nível) quanto no vertical (entre
líderes/superiores e liderados). Assim, todos são beneficiados.
8. Otimização dos pontos de contato com
cliente
Existem muitos pontos de contato entre
cliente e uma empresa. Por exemplo, quando ele recebe um e-
mail de pós-venda, visita sua rede social
ou efetiva alguma compra no caixa. É necessário que cada ponto de contato seja
agradável, fluido e preciso.
No entanto, sem tecnologia, isso é
impossível. A experiência do cliente seria mais travada, cheia de "gargalos"
que poderiam afetar seu bem-estar e ânimo. O pós-venda também seria precário,
dada a falta de capacidade tecnológica para processar e solucionar problemas
existentes.
Por outro lado, o correto uso da tecnologia
garante uma experiência melhor. O cliente, então, torna-se mais satisfeito com
a empresa, podendo até mesmo agir como um promotor da marca, recomendando-a
para amigos, familiares e colegas de trabalho.
9. Crescimento da força de vendas
A atividade de venda é a essência de
qualquer negócio privado. Ou seja, se uma empresa não comercializa seus
bens/serviços, não consegue suprir as demandas latentes no mercado. A questão é
que nem sempre é fácil vender, algumas vezes é bem difícil.
Nesse caso, a tecnologia apresenta-se
como uma grande aliada, oferecendo soluções de ponta a ponta.
O gestor pode, por exemplo, contar com
softwares que analisam seus dados de vendas para identificar potenciais
"gargalos" e sugerir melhorias específicas. Esse é um dos grandes benefícios da
tecnologia na área de vendas.
Além disso, é possível contar com a tecnologia para monitorar
o desempenho de cada um dos vendedores, avaliando suas métricas diárias.
Isso é útil para identificar pontos fracos a corrigir, bem como configurar
equipes de vendas mais eficazes.
10. Promove mais mobilidade diária
O atual mundo dos negócios está em
constante movimento. Muitas lojas já operam em home office, clientes
compram pela internet e negociações são fechadas por chat. Isso quer dizer que
empresas não podem mais se "enraizar"; precisam ser móveis.
Novamente, a tecnologia oferece uma grande
variedade de soluções. Muitos softwares utilizam o chamado cloud computing,
permitindo acessar seus dados de qualquer lugar por meio da nuvem - você só
precisa de uma boa conexão com a internet para isso.
Sendo assim, um gestor não precisa estar
dentro da empresa para analisar dados de performance da sua equipe de vendas.
Pode fazer isso de casa e acessar tais informações do seu smartphone pessoal,
por meio de um software que opera na nuvem.
11. Subsidia o processo de transformação
digital
Nos últimos anos, um termo que ganhou
destaque foi a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução
industrial. Ele refere-se ao avanço da humanidade para um mundo digital, dotado
de mais conectividade, algoritmos sofisticados e máquinas inteligentes.
Essa transformação digital não é uma opção
às empresas, é uma obrigação. Caso uma loja deixe de modernizar suas operações,
pode entrar em uma rota para o insucesso. Por outro lado, empresas líderes
dessa transformação digital são mais prósperas e bem-sucedidas.
Aqui, novamente, a tecnologia ganha
protagonismo. Portanto, somente com boas ferramentas digitais é possível manter
o empreendimento suficientemente moderno, capaz de seguir os contornos da
mudança digital, talvez até ditar algumas destas mudanças.
12. Permite a criação de modelos de
negócios mais flexíveis
Pense no modelo de negócio como a
arquitetura funcional de uma empresa. É a forma como ela capta, cria e entrega
valor no mercado. Esse modelo costuma ser desenhado com a ajuda do BMC (business
model canvas), ferramenta simples e funcional.
A tecnologia, felizmente, gerou mais
flexibilidade na criação de modelos negócios. Hoje, é possível monetizar por
meio de inúmeros canais, assim como se relacionar com clientes de diversas
formas e entregar os produtos vendidos por variados meios.
Essa flexibilização do modelo de negócio
permite a criação de uma empresa mais customizada, pensada para suprir as
necessidades e desejos do seu público-alvo. Isso não apenas beneficia a
empresa, também gera inúmeras vantagens aos clientes finais.
Quais são os principais exemplos do uso de
tecnologia nas empresas?
Diversas organizações usam algumas soluções
tecnológicas, trazendo benefícios consistentes, na gestão de pessoas, no
aumento do faturamento. Conheça alguns benefícios da tecnologia e algumas
inovações a seguir.
Big Data
Hoje, coletamos e armazenamos informações
por meio digital, o que provocou o acúmulo de um enorme volume de dados. Essas
referências podem ser usadas para ajudar a tomada de decisões e para
fornecer insights para que as empresas melhorem as suas performances.
Chamamos esse universo de informações de
Big Data, que já vem sendo utilizado em diversas frentes, tanto no
relacionamento com os clientes quanto na gestão de pessoas e na análise da
concorrência.
Blockchain
Geralmente associado a bitcoins, o
blockchain é um grande banco de dados que armazena diversas informações. Como
principal vantagem, essa tecnologia traz a descentralização das medidas de
segurança, criando um registro de dados compartilhado, mas, ao mesmo tempo,
extremamente seguro.
O blockchain vem sendo usado para a
assinatura de contratos, o compartilhamento de dados de clientes com a
manutenção do sigilo e no registro de documentos, como certificados e apólices
de seguro.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial consegue otimizar
diversos processos, assim facilitando a realização de tarefas e o
aproveitamento do cérebro humano para questões que exigem análise e
interpretação mais subjetivas.
Entre as diversas aplicações dessa
tecnologia, estão o uso de chatbots, assistente pessoal digital, aplicações em
ferramentas de gestão que mensuram o desempenho dos colaboradores, entre outras
possibilidades.
Cloud computing
Já se usa largamente o armazenamento de
informações e de softwares na nuvem , tanto em empresas quanto no nosso
cotidiano. Essa solução aumenta a segurança das informações, graças à aplicação
da criptografia, permitindo o acesso apenas a pessoas autorizadas.
Também há elevação da mobilidade, afinal,
os documentos podem ser vistos de qualquer lugar, precisando apenas de um
dispositivo (que pode ser um computador, um notebook ou, até mesmo, um
smartphone).
O cloud computing trouxe mais agilidade e diminuiu
as distâncias, permitindo uma gestão muito mais precisa e, até mesmo, o
trabalho em equipe, que é composta por pessoas de diferentes países.
Como se preparar para essa revolução
tecnológica?
O aparecimento e o uso de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras só
tendem a crescer, afinal, o ser humano sempre buscará maneiras de melhorar o
trabalho e aumentar a produtividade.
Para isso, é importante que a empresa e,
principalmente, os funcionários, estejam preparados para absorver essas
mudanças e alcançar uma adaptação rápida. Mas, é importante que essa
ambientação seja feita de maneira orientada e cautelosa.
Um dos pilares é a implantação de uma
cultura organizacional que favoreça a inovação e estimule não só a
adesão a ferramentas diferentes, mas também o surgimento de novas ideias e
soluções.
Além disso, outra medida importante é a
compreensão das reais necessidades dos setores e dos profissionais. Os gestores
podem contratar a melhor ferramenta disponível, mas precisam, antes, entender
se realmente ela será capaz de solucionar um problema pontual e que afeta a
produtividade.
Caso contrário, essa contratação será
apenas desperdício de recursos.
Fonte:
SER, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil