Tão importante quanto ter uma página da
empresa nas redes sociais e ter publicações adequadas para cada uma delas, é
entender de que maneira esse conteúdo está sendo recebido pelos clientes.
As métricas são medidores dessa audiência e entendê-las é crucial para a
permanência e sucesso nesse ambiente.
CERTO,
MAS O QUE SÃO MÉTRICAS DE REDES SOCIAIS?
As redes sociais, principalmente quando
utilizadas no contexto de empresas, oferecem um conjunto de números que
permitem visualizar de que maneira os conteúdos estão sendo recebidos. Quando
esses números são vistos de maneira aleatória e sem oferecer nenhuma
explicação, eles são chamados de dados.
As métricas, por outro lado, podem ser entendidas como a correlação entre
diferentes dados que possibilitam entender a performance de um determinado
processo, como publicações em redes sociais,
por exemplo.
Considerando que há uma infinidade de
métricas para serem levadas em conta, é importante escolhê-las de acordo com o
que a empresa deseja saber.
E POR QUE É IMPORTANTE ACOMPANHAR ESSAS
MÉTRICAS?
O acompanhamento das métricas permite uma
maior capacidade de mensuração do desempenho de um processo e elaborar
estratégias mais assertivas. Esse acompanhamento deve ser feito de maneira
diária
e levar em consideração a distinção dos
conteúdos.
Aqui vai uma dica: Um relatório que
contenha análises diárias, semanais e mensais permite traçar novas estratégias
que têm mais chances de sucesso, pois serão baseadas em visões de diferentes períodos.
Pensando em ajudar você com esse monitoramento, criamos um material com as
principais métricas para você ficar de olho no seu negócio.
Vamos
a elas?
ALCANCE
O alcance é sobre quantas pessoas estão visualizando cada postagem. Esse número
pode variar significativamente dependendo se as visualizações forem orgânicas
ou impulsionadas:
-alcance orgânico: se refere a pessoas que
possivelmente seguem a página da empresa e têm interesse nas postagens.
-postagem impulsionada (paga): se refere ao
alcance de uma postagem que teve o investimento para alcançar pessoas além dos
seguidores.
O alcance também permite entender conteúdos
que chegaram a pessoas que não se interessam por eles
e, por isso mesmo, são marcados como "spam"
ou como "não tenho interesse".
Algumas
redes, como o Facebook, disponibilizam esses dados considerando gênero e
localidade dos alcançados, o que é valioso para entender o público-alvo.
ENGAJAMENTO
O engajamento é quando, além de visualizar o conteúdo, os seguidores/clientes
interagem com a postagem. As maneiras mais comuns são os likes/reações e
os comentários feitos nas publicações. Mas salvar o conteúdo e enviá-lo para
outras pessoas também são métricas que podem ser interessantes.
CTR
Sigla em inglês de Click Through Rate - que em português significa Taxa de Cliques.
Essa métrica mede o quanto a publicação está sendo convertida em cliques. Ela é
muito interessante para entender, por exemplo, o total de pessoas que
visualizaram uma propaganda em um stories do Instagram, quantas clicaram no
link, buscaram mais informações e concretizaram uma compra.
SENTIMENTO DA MARCA
Diferente das demais métricas, que se
baseiam exclusivamente em números, essa é uma variável qualitativa, ou foca em
saber de que maneira as pessoas estão reagindo à marca - se o conteúdo está
agradando, qual o tom geral dos comentários, entre outros.
CONVERSÕES
A conversão irá variar de acordo com o objetivo do conteúdo, pois ela mede de
que maneira determinada postagem está contribuindo para alcançar o objetivo
proposto pela marca. Se a intenção é aumentar o número de usuários seguindo a
página, a conversão poderá ser entendida pela quantidade de novos seguidores,
por exemplo.
TRÁFEGO
O tráfego é capaz de oferecer informações sobre qual a taxa de aderência à
página da empresa a partir de determinadas postagens.
ROI
Sigla em inglês para Return Over Investiment, refere-se ao cálculo para saber
de que maneira o investimento financeiro realizado está
tendo retorno.
Fonte: Sebrae RS
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