O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Logo, se destacar
é fundamental para conseguir crescer dentro de uma grande empresa. Por
causa disso, no trabalho, uma boa comunicação pode ser o ponto decisivo para
uma promoção.
Quando se é convidado pelo chefe ou um cliente para apresentar um
projeto, uma campanha ou os resultados de um trabalho, é comum sentir
insegurança. Surge o medo de falhar na apresentação, de passar vergonha diante
de pessoas importantes e que podem ser cruciais para o nosso crescimento dentro
da empresa.
1. Conheça o assunto
Para ser
bem-sucedido em uma apresentação importante, os primeiros passos são:
treinar, praticar e saber muito bem o que será falado. Quanto mais conhecimento
tiver sobre o assunto, menos nervoso você ficará. "O preparo deve focar,
primeiramente, o contexto, o assunto e o objetivo. Depois, o propósito da
apresentação, se é persuasiva, motivacional ou mista", explica Reinaldo
Passadori, líder no campo da comunicação verbal, fundador e CEO da Passadori
Educação e Comunicação.
2. Organize a apresentação
O especialista cita outros pontos que devem ser levados em conta na organização
da apresentação, como o tempo da apresentação, os recursos audiovisuais que
serão utilizados e o desenvolvimento do conteúdo, que deverá abordar
todos os elementos da apresentação (definindo como iniciar, desenvolver e
concluir a apresentação).
3. Defina o tempo para cada assunto
Segundo
Ricardo Karpat, diretor da Gárbor RH, as apresentações devem ser
curtas. "A linha de raciocínio a seguir é: como comunicar tudo que
preciso, sem deixar nenhum aspecto importante de
fora, no menor tempo possível? Se um projeto pode ser apresentado em 5 minutos,
por que irei me estender mais?", enfatiza.
Reinaldo Passadori acrescenta que uma boa prática é ensaiar e definir o
tempo de cada parte. "Assim não terminará muito antes e, se necessário, é
possível acelerar um pouco no final. O tempo estabelecido não deverá ser
ultrapassado", enfatiza.
4. Escolha
a roupa correta
Hoje em dia, é muito mais complicado falar de roupas certas para o ambiente de trabalho do
que antigamente. Mas, quando se trata de uma apresentação formal, ainda é
interessante utilizar roupas mais formais. "É melhor superar as expectativas do
que frustrá-las. Ninguém deixará de 'comprar' suas ideias por você estar
vestido acima de suas expectativas. Já o contrário, pode acontecer", alerta
Ricardo Karpat.
5. Faça
um checklist
Uma boa apresentação tem muitas etapas. Para que
nada saia errado, é importante fazer um checklist para verificar cada passo no
dia da apresentação, incluindo todos os equipamentos e materiais que utilizará.
6. Tenha
cuidado com os erros
Alguns erros são muito comuns em apresentações e
podem colocar tudo a perder. Erros de português, desorganização, dicção ruim,
fala acelerada, ausência de gestos, monotonia, inadequação de recursos
audiovisuais, além de vocabulário inadequado ao público-alvo, são os
principais citados por Reinaldo Passadori.
"Para evitá-los,
insisto em um bom curso de comunicação verbal,
que poderá dar as necessárias orientações individuais, além de fortalecer a
segurança para que o profissional faça valer de fato todo o esforço que fez
para aprender e tornar-se o profissional que é", orienta.
7. Não
exagere na confiança
Para Ricardo Karpat, o excesso de confiança também
pode ser um grande vilão, pois o profissional acaba não se preparando como
deveria e pode cometer erros graves. "Outro problema comum é o profissional não
realizar a conferência dos materiais que utilizará na apresentação, possibilitando
o esquecimento de algo importante", alerta.
Fonte: IG ECONOMIA
Gostou da matéria e quer
continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a
nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!