Oportunidade
de Negócios -População idosa cresce no Brasil
De acordo com dados do Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do país foi estimada em
212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse
período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da
população. A expectativa do órgão é que, até 2030, o número de idosos(as) deve
superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
Para quem está planejando empreender, uma
ótima dica é pensar em produtos e/ou serviços para a terceira idade. Veja
algumas dicas:
1 - Curso de Informática
Principalmente o público acima dos 60 anos
de idade deseja muito ficar por dentro das novas tecnologias. Um negócio que
ofereça esse tipo de serviço específico tem muito a ganhar. Aulas podem ser
dadas na residência do cliente, por exemplo.
2.
Tecnologia desenvolvida especialmente para a terceira idade
Aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e afins, já fazem parte
da nossa rotina.
Então consequentemente, com a digitalização
da maioria dos serviços e a utilização de internet banking, por exemplo, ter
acesso facilitado à internet tornou-se indispensável na vida da maioria das
pessoas.
No entanto, o consumidor da terceira
idade, muitas vezes necessita de uma atenção especial para aprender a
manusear esses aparelhos.
Por isso, já existem aparelhos celulares
destinados especialmente para idosos.
A ideia é genial e facilita demais o dia a
dia deles. Imagine um smartphone com letras e ícones maiores,
agenda com contatos de emergência acessíveis e muito mais vantagens.
Incrível não é mesmo?
Ter esse tipo de produto exclusivo em seu
e-commerce de eletrônicos, por exemplo, poderá ser um diferencial da sua loja,
sob a concorrência.
3.
Artigos de vestuário
Não há dúvidas que independente da idade,
vestir- se bem e estar feliz consigo mesmo é uma das melhores coisas para o
nosso bem-estar e
autoestima.
Dito isso, investir em roupas e calçados para
o público 60+ é uma ótima opção para sua loja virtual.
Como já vimos anteriormente, grande parte
da população brasileira com mais de 60 anos, continua trabalhando, assim como
os aposentados que também mostram desejo de continuar no mercado de trabalho,
mesmo após a aposentadoria.
Investir então em peças elegantes e
confortáveis para esse público pode ser um diferencial do seu e-commerce de
roupas e calçados, por exemplo.
4.
Itens para saúde e bem-estar
Realmente nessa fase da vida, podemos nos
deparar com algumas necessidades que não tínhamos antes, o que é extremamente
normal.
Por isso é preciso tomar um cuidado maior
com a saúde. No entanto, isso é o que essa faixa etária faz de melhor, pois
estão sempre atentos às suas visitas médicas.
Dessa forma itens como: bengalas, medidores de pressão, meias de
compressão, almofadas lombares e ortopédicas, colchões especiais e andadores são
alguns dos itens mais comprados pela faixa etária, por exemplo.
5.
Higiene e beleza
Não há dúvidas, que os idosos amam se
cuidar e também presentear seus entes queridos com produtos de higiene e beleza.
Dessa forma, se você possui um e-commerce
de perfumaria, os produtos mais vendidos para a terceira idade nesse segmento
são: hidratantes e óleos
corporais, perfumes e sabonetes.
6.
Academia para terceira idade
A terceira idade investe muito na saúde.
Consequentemente, boa parte deles, escolhem exercícios para melhorar seu
condicionamento físico.
Dentre as atividades indicadas, os médicos
normalmente prescrevem aquelas que possuem baixo impacto nas articulações
como: Hidroginástica, natação, yoga e pilates,
por exemplo.
Seguindo esse raciocínio, a prática desses
exercícios movimenta o mercado de roupas de banho como: maiôs, sungas e uma diversidade de acessórios para praticar
exercícios debaixo d'água.
Yoga e pilates para a faixa etária também
são atividades indicadas. Se você possui um e-commerce que vende itens como: tapetes para yoga, artigos para alongamento ou bolas para a prática desses
exercícios, também já pode atender essa faixa etária.
7.
Invista na venda de livros
Leitura faz bem para todas as idades e para
o público 60+ não é diferente.
A atividade intelectual já foi comprovada
que ajuda evitar ou retardar doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer,
por exemplo.
É importante lembrar, que você também
poderá vender seu produto para a terceira idade, que está cada vez mais
interessada em leituras de livros
dos mais variados gêneros.
8.
Serviço que oferece caminhadas
Nem todos gostam do ambiente da academia e
preferem uma atividade física ao ar livre, sendo assim, as caminhadas são uma
boa alternativa. Basta que a pessoa tenha uma 'van' para buscar os idosos em
casa e levar até o local do exercício. Essa é também uma boa ideia de serviço
para as academias existentes que desejam expandir no mercado;
9.
Agência de viagens
Esse é outro dentre os serviços para idosos
que tem tudo para dar muito certo nos próximos anos. É possível tanto investir
em uma agência com atendimento exclusivo para esse público, ou adicionar esse
serviço específico em uma agência já existente. Um dos passeios, por exemplo,
que mais costuma render diversão aos idosos são os cruzeiros.
10.
Malas e itens para viagens
Já percebeu como a terceira idade gosta de
viajar?
Após trabalharem uma vida inteira, nada
mais merecido que conhecer novos lugares. Principalmente, com um pouco
mais de tempo e dinheiro, devido à aposentadoria.
Dessa forma, a terceira idade adora
investir parte de seu dinheiro em malas
de qualidade e intens para viajar, o que acaba sendo uma
grande oportunidade de negócio.
11.
Casa e decoração
Quem não gosta de ter uma casa aconchegante
e com uma decoração ao seu gosto?
Bom, o público da terceira idade gosta
muito de investir neste setor. Principalmente, porque muitas vezes, precisam
adaptar suas casas à sua condição atual de saúde.
Portanto, móveis planejados com: bordas arredondadas e firmes para
servirem de apoio, armários mais baixos para ficarem acessíveis a eles, barras
de apoio para evitar acidentes
12.
Cuidadores
Empresas de cuidadores de idosos são uma
boa alternativa para investimento nesse segmento O serviço em domicílio 'home
care' tem sido cada vez mais procurado para atender o público idoso. Mas é
claro que ao optar por este modelo de negócio, é fundamental que o empreendedor
tenha preocupação máxima em ter na equipe pessoas altamente qualificadas para
oferecer o serviço.
13.
Serviço de Concierge
Diferente do serviço de Cuidadores de
Idosos, os serviços de concierge não se limitam às
responsabilidades de saúde do idoso. Os concierges atuam como
uma companhia para diversas
tarefas, como levar para fazer compras, assistir a um filme, fazer uma
caminhada, levar ao banco, acompanhar a consultas e exames médicos, entre
outras atividades. O serviço também pode incluir a gestão da agenda de
compromissos.
14.
Sistemas de Emergência Pessoal
Seguindo a tendência "aging in place",
traduzida como "envelhecer em casa", cerca de 90% dos idosos afirma que pretende continuar morando sozinho.
Mas essa decisão, por vezes, acaba se
tornando uma dor de cabeça para os familiares, que temem a ocorrência de um acidente ou mal súbito. E há alguma razão
nisso: cerca de 30% dos idosos cai,
pelo menos, uma vez ao ano, e as consequências decorrentes de uma queda são
muito graves, podendo levar a óbito.
Para suprir a necessidade de independência
dos idosos e de cuidado dos familiares, o mercado de teleassistência tem conquistado grande espaço no
Brasil com os Sistemas de Emergência Pessoal - destaque entre os
negócios para a terceira idade.
O modelo mais comum consiste na instalação
de um equipamento na casa do usuário, em que ele pressiona um botão e é atendido
por uma equipe especializada, que contata o socorro.
O serviço completo (equipamento +
atendimento) é pago mensalmente,
o que garante ao empreendedor uma receita recorrente. Ou seja, ele
continua tendo receita mensal
durante todo o período de contratação, que pode durar meses ou anos.
Também podem ser oferecidos acessórios
que complementam o cuidado ao idoso, como dispensador automático de
medicamentos e sensor de queda, contratados à parte. E, para os que costumam
sair de casa desacompanhados, pode ser contratado o Mini Rastreador Pessoal,
pelo qual os familiares podem ter acesso à localização do idoso em tempo real.
Enfim, são muitas as possibilidades de
oferecer tranquilidade, com produtos de qualidade e alto valor agregado.
Fonte:
Correio Brasiliense / Escola de e-Commerce / tecnosenior/ Nodari Consultoria,
com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil