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14 dicas para empreender e vender para a Terceira Idade


Publicada em 10/10/2022 às 16:00h 

Oportunidade de Negócios -População idosa cresce no Brasil


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. A expectativa do órgão é que, até 2030, o número de idosos(as) deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.


Para quem está planejando empreender, uma ótima dica é pensar em produtos e/ou serviços para a terceira idade. Veja algumas dicas:


1 - Curso de Informática
       


Principalmente o público acima dos 60 anos de idade deseja muito ficar por dentro das novas tecnologias. Um negócio que ofereça esse tipo de serviço específico tem muito a ganhar. Aulas podem ser dadas na residência do cliente, por exemplo.


2. Tecnologia desenvolvida especialmente para a terceira idade


Aparelhos eletrônicos como celularesnotebookstablets e afins, já fazem parte da nossa rotina.


Então consequentemente, com a digitalização da maioria dos serviços e a utilização de internet banking, por exemplo, ter acesso facilitado à internet tornou-se indispensável na vida da maioria das pessoas.


No entanto, o consumidor da terceira idade, muitas vezes necessita de uma atenção especial para aprender a manusear  esses  aparelhos.


Por isso, já existem aparelhos celulares destinados especialmente para idosos. 


A ideia é genial e facilita demais o dia a dia deles. Imagine um smartphone  com letras e ícones maiores, agenda com contatos de emergência acessíveis e muito mais vantagens.


Incrível não é mesmo?


Ter esse tipo de produto exclusivo em seu e-commerce de eletrônicos, por exemplo, poderá ser um diferencial da sua loja, sob a concorrência.


3. Artigos de vestuário


Não há dúvidas que independente da idade, vestir- se bem e estar feliz consigo mesmo é uma das melhores coisas para o nosso bem-estar e
autoestima.


Dito isso, investir em roupas e calçados para o público 60+ é uma ótima opção para sua loja virtual.


Como já vimos anteriormente, grande parte da população brasileira com mais de 60 anos, continua trabalhando, assim como os aposentados que também mostram desejo de continuar no mercado de trabalho, mesmo após a aposentadoria.


Investir então em peças elegantes e confortáveis para esse público pode ser um diferencial do seu e-commerce de roupas e calçados, por exemplo. 


4. Itens para saúde e bem-estar


Realmente nessa fase da vida, podemos nos deparar com algumas necessidades que não tínhamos antes, o que é extremamente normal. 


Por isso é preciso tomar um cuidado maior com a saúde. No entanto, isso é o que essa faixa etária faz de melhor, pois estão sempre atentos às suas visitas médicas. 


Dessa forma itens como: bengalas, medidores de pressão, meias de compressão, almofadas lombares e ortopédicas, colchões especiais e andadores são alguns dos itens mais comprados pela faixa etária, por exemplo.


5. Higiene e beleza


Não há dúvidas, que os idosos amam se cuidar e também presentear seus entes queridos com produtos de higiene e beleza.


Dessa forma, se você possui um e-commerce de perfumaria, os produtos mais vendidos para a terceira idade nesse segmento são:  hidratantes e óleos corporais, perfumes e sabonetes.


6. Academia para terceira idade


A terceira idade investe muito na saúde. Consequentemente, boa parte deles, escolhem exercícios para melhorar seu condicionamento físico.


Dentre as atividades indicadas, os médicos normalmente prescrevem aquelas que possuem baixo impacto nas articulações como: Hidroginástica, nataçãoyoga e pilates, por exemplo. 


Seguindo esse raciocínio, a prática desses exercícios  movimenta o mercado de roupas de banho como: maiôs, sungas e uma diversidade de acessórios para praticar exercícios debaixo d'água.


Yoga e pilates para a faixa etária também são atividades indicadas. Se você possui um e-commerce que vende itens como: tapetes para yogaartigos para alongamento ou bolas para a prática desses exercícios, também já pode atender essa faixa etária.


7. Invista na venda de livros


Leitura faz bem para todas as idades e para o público 60+ não é diferente.


A atividade intelectual já foi comprovada que ajuda evitar ou retardar doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer, por exemplo.


É importante lembrar, que você também poderá vender seu produto para a terceira idade, que está cada vez mais interessada em leituras de livros
dos mais variados gêneros.


8. Serviço que oferece caminhadas
 


Nem todos gostam do ambiente da academia e preferem uma atividade física ao ar livre, sendo assim, as caminhadas são uma boa alternativa. Basta que a pessoa tenha uma 'van' para buscar os idosos em casa e levar até o local do exercício. Essa é também uma boa ideia de serviço para as academias existentes que desejam expandir no mercado;


9. Agência de viagens
 


Esse é outro dentre os serviços para idosos que tem tudo para dar muito certo nos próximos anos. É possível tanto investir em uma agência com atendimento exclusivo para esse público, ou adicionar esse serviço específico em uma agência já existente. Um dos passeios, por exemplo, que mais costuma render diversão aos idosos são os cruzeiros.


10. Malas e itens para viagens 


Já percebeu como a terceira idade gosta de viajar?


Após trabalharem uma vida inteira, nada mais merecido que conhecer novos lugares. Principalmente, com um pouco mais de tempo e dinheiro, devido à aposentadoria.


Dessa forma, a terceira idade adora investir parte de seu dinheiro em malas de qualidade e intens  para viajar, o que acaba sendo uma grande oportunidade de negócio.


11. Casa e decoração


Quem não gosta de ter uma casa aconchegante e com uma decoração ao seu gosto?


Bom, o público da terceira idade gosta muito de investir neste setor. Principalmente, porque muitas vezes, precisam adaptar suas casas à sua condição atual de saúde.


Portanto, móveis planejados com: bordas arredondadas e firmes para servirem de apoio, armários mais baixos para ficarem acessíveis a eles, barras de apoio para evitar acidentes


12. Cuidadores
 


Empresas de cuidadores de idosos são uma boa alternativa para investimento nesse segmento O serviço em domicílio 'home care' tem sido cada vez mais procurado para atender o público idoso. Mas é claro que ao optar por este modelo de negócio, é fundamental que o empreendedor tenha preocupação máxima em ter na equipe pessoas altamente qualificadas para oferecer o serviço.


13. Serviço de Concierge


Diferente do serviço de Cuidadores de Idosos, os serviços de concierge não se limitam às responsabilidades de saúde do idoso. Os concierges atuam como uma companhia para diversas tarefas, como levar para fazer compras, assistir a um filme, fazer uma caminhada, levar ao banco, acompanhar a consultas e exames médicos, entre outras atividades. O serviço também pode incluir a gestão da agenda de compromissos.


14. Sistemas de Emergência Pessoal


Seguindo a tendência "aging in place", traduzida como "envelhecer em casa", cerca de 90% dos idosos afirma que pretende continuar morando sozinho.


Mas essa decisão, por vezes, acaba se tornando uma dor de cabeça para os familiares, que temem a ocorrência de um acidente ou mal súbito. E há alguma razão nisso: cerca de 30% dos idosos cai, pelo menos, uma vez ao ano, e as consequências decorrentes de uma queda são muito graves, podendo levar a óbito.


Para suprir a necessidade de independência dos idosos e de cuidado dos familiares, o mercado de teleassistência tem conquistado grande espaço no Brasil com os Sistemas de Emergência Pessoal - destaque entre os negócios para a terceira idade.


O modelo mais comum consiste na instalação de um equipamento na casa do usuário, em que ele pressiona um botão e é atendido por uma equipe especializada, que contata o socorro.


O serviço completo (equipamento + atendimento) é pago mensalmente, o que garante ao empreendedor uma receita recorrente. Ou seja, ele continua tendo receita mensal durante todo o período de contratação, que pode durar meses ou anos.


Também podem ser oferecidos acessórios que complementam o cuidado ao idoso, como dispensador automático de medicamentos e sensor de queda, contratados à parte. E, para os que costumam sair de casa desacompanhados, pode ser contratado o Mini Rastreador Pessoal, pelo qual os familiares podem ter acesso à localização do idoso em tempo real.


Enfim, são muitas as possibilidades de oferecer tranquilidade, com produtos de qualidade e alto valor agregado.









Fonte: Correio Brasiliense / Escola de e-Commerce / tecnosenior/ Nodari Consultoria, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil





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