Nesta
edição, estão participando do Liquida Porto Alegre cerca de 5 mil
estabelecimentos, número superior à marca de 2022.
A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL Porto Alegre entre
esta sexta-feira, 24 de fevereiro e 5 de março de 2023, marca o final da
primeira grande temporada de liquidações do ano. Com o propósito de movimentar
o comércio, gerar arrecadação e empregos e promover o ambiente de negócios da
Capital, esta é considerada uma importante entrega da CDL POA para toda a
economia da Cidade e, principalmente, para os pequenos varejos.
O Liquida Porto Alegre, idealizado em 1997,
é a mais longeva campanha de mobilização do comércio do Brasil.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Liquida, além de fortalecer a
economia no mês de fevereiro, considerado o de menor fluxo de vendas,
representa uma oportunidade valiosa para o hiperlocalismo: "é um excelente
momento para os consumidores buscarem os comércios de bairro e fortalecerem
suas comunidades locais, assim como, para os lojistas estarem mais próximos de
seus clientes e compreenderem mais a fundo suas necessidades".
Defesa
Econômica do Liquida Porto Alegre
Em relação à receita das lojas no mês de fevereiro, o economista-chefe da CDL
POA, Oscar Frank, explica que se trata do período de menor faturamento, com
cerca de 16,6% a menos do que a média dos demais meses do ano, de acordo com a
Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Já a segmentação por setores mostra
que, por exemplo, o setor de vestuário tem uma queda de 38,5% no mês do
Liquida; móveis e eletro - 16,5%; fármacos e cosméticos - 17%; materiais de
construção - 15,9%. Somente livros, revistas e papelarias crescem no mês de
fevereiro + 54,5% devido ao retorno às aulas. Quando se trata de serviços,
fevereiro também cai 9,4% em relação à média dos demais meses.
Em uma análise do cenário econômico, Frank destaca um aumento do custo de
crédito, puxado pela taxa Selic, que conforme as projeções da Assessoria
Econômica da CDL POA, deverá totalizar 13,75% ao ano em 2023. Caso se confirme,
o patamar ultrapassará o constatado ao longo de 2022: 12,4% ao ano. Em relação
ao mercado de trabalho, houve uma queda da taxa de desemprego no terceiro
trimestre de 2022 de 2,9 pontos percentuais.
Entretanto, apesar dessa expressiva
redução, os indicativos relativos aos rendimentos permanecem baixos. O
economista destaca também o aumento da inadimplência em Porto Alegre. Os
primeiros 12 meses que compõem a série histórica do Indicador de Inadimplência
CDL POA fecharam, em janeiro de 2023, com o mais elevado percentual aferido
desde fevereiro de 2022. Enquanto a parcela dos porto-alegrenses com algum tipo
de limitação em crédito, cheque ou protesto totalizou 32,49%, a razão para o
Rio Grande do Sul somou 29,69%.
Dados da 26ª edição do Liquida Porto Alegre
Nesta edição, estão participando do Liquida Porto Alegre 4.895
estabelecimentos, quantidade superior à marca de 2022, quando o número
ultrapassou 4,6 mil lojas. Acima de todas as demais edições, com exceção de
2020, um marco importante no cenário de pós-pandemia. Em 2023, o Liquida Porto
Alegre terá 13,5% de novas lojas inscritas. Ainda, 37% dos estabelecimentos
participaram das quatro últimas edições. As lojas de rua representam 69%.
Neste ano, houve uma maior adesão dos
centros comerciais e shoppings, com 31% dos participantes. As lojas do Liquida
que possuem presença digital somam 74%. Os bairros com maior concentração de
participantes são o Centro Histórico, Passo D'Areia, Floresta, Sarandi e
Cristal, com destaque para o Centro que cresceu 25%. As ruas com maior número
de lojas são Assis Brasil, Cristovão Colombo, João Wallig, Andradas e Protásio
Alves, com maior crescimento na Avenida João Wallig, 35%. As maiores redes
aderentes pertencem ao segmento de farmácias.
Com um total de 32 segmentos, ganhou destaque no 26º Liquida Porto Alegre os
setores de vestuário (15% das lojas), farmácias (9%), alimentação (7%),
joalherias e óticas (6%), móveis e colchões (6%), automotivo (5%). Em franca
expansão na Campanha, marcam relevante presença os segmentos de Bicicletas
(+1900%), Limpeza e Higiene (+1100%), Imobiliário (+220%), Viagem e Turismo
(+167%) e Lavanderia (+127%). Algumas singularidades estão presentes nesta
edição, como a participação de bares badalados da cidade, uma empresa de
treinamento corporativo náutico, escolas de idiomas, artigos religiosos, games,
skate, viagens e turismo, cafeterias, vinhos, saúde e bem-estar, entre outros.
Todos podem ser encontrados na busca da página do Liquida Porto Alegre.
Campanha
de vendas
Diferentemente das últimas edições, nas quais o Carnaval era o foco, o conceito
deste ano se apropriou da expressão "Forno Alegre", comumente conhecida entre
os porto-alegrenses, para adaptar as peças produzidas. No mês de fevereiro,
inclusive, Porto Alegre esteve listada entre as cidades mais quentes do
planeta, de acordo com o portal hot cities world.
Esta é a primeira campanha da agência Integrada desenvolvida para a CDL POA.
"Partimos da ideia de preços realmente diferenciados, no momento em que a
cidade volta a pleno e que ainda está muito quente pelo verão. Unimos isso ao
conceito "forno alegre" que é naturalmente utilizado pelos porto-alegrenses.
Assim, nasceu o conceito aproveitando esses preços derretidos e o clima da
cidade", explica Fernando Silveira, CEO da Integrada.
De acordo com Silveira, a partir do Key Visual, a campanha foi sendo
desmembrada em formato de e-mail marketing, cards para WhatsApp, template em
formato de ppt para apresentações, cartazes e e-book com dicas sobre as
melhores práticas para vender mais durante o período. Para o público em geral,
foram desenvolvidos VT, jingle, busdoor, site, spot para rádio e redes sociais.
Nesta 26ª edição do Liquida Porto Alegre, a CDL POA apresenta outra novidade, o
personagem Super Liquida, dotado do poder de derretimento dos preços.
Fonte:
CDL Porto Alegre, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil