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Porto Alegre (RS) - 26ª edição do Liquida Porto Alegre derrete os preços da Capital Gaúcha


Publicada em 24/02/2023 às 17:00h 


Nesta edição, estão participando do Liquida Porto Alegre cerca de 5 mil estabelecimentos, número superior à marca de 2022.



A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL Porto Alegre entre esta sexta-feira, 24 de fevereiro e 5 de março de 2023, marca o final da primeira grande temporada de liquidações do ano. Com o propósito de movimentar o comércio, gerar arrecadação e empregos e promover o ambiente de negócios da Capital, esta é considerada uma importante entrega da CDL POA para toda a economia da Cidade e, principalmente, para os pequenos varejos.


O Liquida Porto Alegre, idealizado em 1997, é a mais longeva campanha de mobilização do comércio do Brasil.



 Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Liquida, além de fortalecer a economia no mês de fevereiro, considerado o de menor fluxo de vendas, representa uma oportunidade valiosa para o hiperlocalismo: "é um excelente momento para os consumidores buscarem os comércios de bairro e fortalecerem suas comunidades locais, assim como, para os lojistas estarem mais próximos de seus clientes e compreenderem mais a fundo suas necessidades".




Defesa Econômica do Liquida Porto Alegre



Em relação à receita das lojas no mês de fevereiro, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, explica que se trata do período de menor faturamento, com cerca de 16,6% a menos do que a média dos demais meses do ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Já a segmentação por setores mostra que, por exemplo, o setor de vestuário tem uma queda de 38,5% no mês do Liquida; móveis e eletro - 16,5%; fármacos e cosméticos - 17%; materiais de construção - 15,9%. Somente livros, revistas e papelarias crescem no mês de fevereiro + 54,5% devido ao retorno às aulas. Quando se trata de serviços, fevereiro também cai 9,4% em relação à média dos demais meses.



Em uma análise do cenário econômico, Frank destaca um aumento do custo de crédito, puxado pela taxa Selic, que conforme as projeções da Assessoria Econômica da CDL POA, deverá totalizar 13,75% ao ano em 2023. Caso se confirme, o patamar ultrapassará o constatado ao longo de 2022: 12,4% ao ano. Em relação ao mercado de trabalho, houve uma queda da taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2022 de 2,9 pontos percentuais.


Entretanto, apesar dessa expressiva redução, os indicativos relativos aos rendimentos permanecem baixos. O economista destaca também o aumento da inadimplência em Porto Alegre. Os primeiros 12 meses que compõem a série histórica do Indicador de Inadimplência CDL POA fecharam, em janeiro de 2023, com o mais elevado percentual aferido desde fevereiro de 2022. Enquanto a parcela dos porto-alegrenses com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto totalizou 32,49%, a razão para o Rio Grande do Sul somou 29,69%.


Dados da 26ª edição do Liquida Porto Alegre


Nesta edição, estão participando do Liquida Porto Alegre 4.895 estabelecimentos, quantidade superior à marca de 2022, quando o número ultrapassou 4,6 mil lojas. Acima de todas as demais edições, com exceção de 2020, um marco importante no cenário de pós-pandemia. Em 2023, o Liquida Porto Alegre terá 13,5% de novas lojas inscritas. Ainda, 37% dos estabelecimentos participaram das quatro últimas edições. As lojas de rua representam 69%.


Neste ano, houve uma maior adesão dos centros comerciais e shoppings, com 31% dos participantes. As lojas do Liquida que possuem presença digital somam 74%. Os bairros com maior concentração de participantes são o Centro Histórico, Passo D'Areia, Floresta, Sarandi e Cristal, com destaque para o Centro que cresceu 25%. As ruas com maior número de lojas são Assis Brasil, Cristovão Colombo, João Wallig, Andradas e Protásio Alves, com maior crescimento na Avenida João Wallig, 35%. As maiores redes aderentes pertencem ao segmento de farmácias.



Com um total de 32 segmentos, ganhou destaque no 26º Liquida Porto Alegre os setores de vestuário (15% das lojas), farmácias (9%), alimentação (7%), joalherias e óticas (6%), móveis e colchões (6%), automotivo (5%). Em franca expansão na Campanha, marcam relevante presença os segmentos de Bicicletas (+1900%), Limpeza e Higiene (+1100%), Imobiliário (+220%), Viagem e Turismo (+167%) e Lavanderia (+127%). Algumas singularidades estão presentes nesta edição, como a participação de bares badalados da cidade, uma empresa de treinamento corporativo náutico, escolas de idiomas, artigos religiosos, games, skate, viagens e turismo, cafeterias, vinhos, saúde e bem-estar, entre outros. Todos podem ser encontrados na busca da página do Liquida Porto Alegre.



Campanha de vendas



Diferentemente das últimas edições, nas quais o Carnaval era o foco, o conceito deste ano se apropriou da expressão "Forno Alegre", comumente conhecida entre os porto-alegrenses, para adaptar as peças produzidas. No mês de fevereiro, inclusive, Porto Alegre esteve listada entre as cidades mais quentes do planeta, de acordo com o portal hot cities world.



Esta é a primeira campanha da agência Integrada desenvolvida para a CDL POA. "Partimos da ideia de preços realmente diferenciados, no momento em que a cidade volta a pleno e que ainda está muito quente pelo verão. Unimos isso ao conceito "forno alegre" que é naturalmente utilizado pelos porto-alegrenses. Assim, nasceu o conceito aproveitando esses preços derretidos e o clima da cidade", explica Fernando Silveira, CEO da Integrada.



De acordo com Silveira, a partir do Key Visual, a campanha foi sendo desmembrada em formato de e-mail marketing, cards para WhatsApp, template em formato de ppt para apresentações, cartazes e e-book com dicas sobre as melhores práticas para vender mais durante o período. Para o público em geral, foram desenvolvidos VT, jingle, busdoor, site, spot para rádio e redes sociais.



Nesta 26ª edição do Liquida Porto Alegre, a CDL POA apresenta outra novidade, o personagem Super Liquida, dotado do poder de derretimento dos preços.








Fonte: CDL Porto Alegre, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil






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