Especialista explica a importância do planejamento estratégico para os
negócios e dá dicas de como acertar no curto, médio e longo prazo envolvendo as
pessoas no processo
Quando um
empreendedor decide iniciar um novo negócio, é preciso colocar sua ideia no
papel e avaliar sua viabilidade. Para uma análise mais detalhada é indicado,
inicialmente, elaborar um plano de negócios. Esse documento traz uma série de
informações importantes para que o empreendedor verifique a viabilidade do
negócio, utilizado também como referência para o plano inicial da empresa. Mas,
além de ser feito no princípio, o planejamento estratégico deve ser um recurso
constante para o sucesso.
"Planejar-se é indispensável para qualquer tipo de negócio, seja produto,
serviço, indústria, agronegócio, porque o planejamento deve identificar e
atingir um alvo desejado, um objetivo maior em si. Ele ajuda o pequeno
empresário a se organizar, a aplicar as melhores formas de alcançar algo que
almeja, ou seja, ser mais assertivo nas tomadas de decisão",
destaca Tania Gehlen, analista de relacionamento com o cliente da Regional
Norte Sebrae RS em entrevista.
Como o planejamento ajuda o
empreendedor a superar desafios
Quando
revisado regularmente, o planejamento traz outros benefícios para o negócio. "Esse
planejamento vai ajudar, inclusive, a evitar imprevistos pelo caminho, porque a
gente sabe que sobreviver, hoje em dia, em um mercado altamente competitivo,
requer preparo. Esse bom planejamento auxiliará o empresário a construir
cenários, analisar dados, traçar metas e chegar a seus objetivos",
complementa Tania. Para a especialista, um bom planejamento deve contemplar
longo, médio e curto prazos. Todas as metas traçadas para períodos curtos devem
convergir com o longo prazo.
Para que um
planejamento seja efetivo e garanta as metas e objetivos, algumas ações são
essenciais.
"O processo precisa que todos participem. Isso exige alinhamento e engajamento
das equipes. Então é importante lembrar que entre um bom planejamento e o
alcance das metas e objetivos, existem pessoas. E a gente sabe que quem faz
acontecer são as pessoas", salienta Tania. Além de planejar os próximos passos
da empresa, será importante para o gestor colocar o que foi planejado em ação.
Nessa fase, é importante exercer características empreendedoras, como atitude,
iniciativa, busca por informações e o comprometimento com o que foi planejado.
Erros comuns ao fazer
planejamento e como evitá-los
Durante a entrevista,
Tania aborda o passo a passo de um bom planejamento, bem como alguns erros
cometidos pelos empreendedores durante esse processo. Um desses erros está
relacionado com a comunicação sobre as ações que precisam ser desenvolvidas.
"Muitas vezes a empresa tem um bom planejamento, mas falta uma
comunicação assertiva das suas ações. Seja internamente, para os colaboradores,
seja externamente, para o mercado. Para executar o planejamento a curto e médio
prazo e atingir planos a longo prazo, é necessário que as pessoas estejam
sensibilizadas e conheçam o porquê de executar aquela tarefa no dia a dia",
observa Tania.
Outro erro
comum é a empresa estabelecer uma visão, uma missão e objetivos que não sejam
de fácil entendimento por todos. "Precisa ser algo prático, objetivo e
atingível. Falando de metas, também precisa ser algo atingível, porque senão
acaba até desmotivando a equipe", ressalta. Uma dica da especialista é que
o empreendedor busque envolver seus colaboradores na fase de elaboração do
planejamento. "A partir do momento em que você envolve as pessoas, elas
começam a se sentir parte daquilo, têm um sentimento de pertencimento. Então
você consegue sensibilizar, engajar e motivá-las", complementa.
Erros comuns ao fazer
planejamento e como evitá-los
De acordo
com Tania, existem diversas ferramentas que podem ajudar o empreendedor a fazer
o planejamento de sua empresa. O indicado é que cada empresário ou gestor
busque conhecer mais sobre essas ferramentas e identifique qual é a mais
adequada ao perfil de seu negócio. Na entrevista completa, a especialista
destaca a ferramenta 5W2H, indicada para a definição e o acompanhamento de
tarefas eficazes; a análise SWOT, que ajuda a identificar pontos fortes e
fracos do negócio; a metodologia Canvas, utilizada para o desenvolvimento de
novos negócios, assim como para a reestruturação de negócios existentes; e a
matriz BCG, que ajuda o empresário a analisar a lucratividade de seus produtos
e serviços. "Esse olhar estratégico é bem importante para o empresário
ser mais assertivo", observa Tania.
Fonte:
Sebrae RS
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