Ferramenta digital
criada pela Receita Estadual do RS auxilia gestão de mais de 200 mil pequenas e
médias empresas gaúchas enquadradas no Simples Nacional
Desenvolvido pela Receita Estadual do RS e Procergs, a ferramenta digital
auxilia a gestão dos negócios de mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas
enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional.
O Minha Empresa, que
surgiu do diálogo com entidades representativas do setor por meio do Conselho
de Boas Práticas Tributárias (CBPT), é o primeiro aplicativo desenvolvido no
Brasil com a finalidade de servir de apoio ao setor econômico. O aplicativo
também é uma iniciativa oriunda da agenda Receita 2030+, composta por 30 ações de
modernização da administração tributária do Rio Grande do Sul.
"Na nossa visão de
futuro, o melhor serviço para o cidadão é ele não precisar dos serviços do
Fisco. É tudo estar na palma da mão, de forma digital, e o Minha Empresa vai ao
encontro desse objetivo, como um serviço que gera valor para a sociedade. No
médio prazo, o foco é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida
das operações", destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves
Pereira.
Pela ferramenta
digital, os empreendedores podem acompanhar as operações de compras e vendas,
identificar o volume de negócios por clientes e fornecedores, verificar as
maiores aquisições e comercializações de produtos. O acesso ocorre por meio de
senha do "gov.br",
vinculada ao CNPJ, o que garante a confiabilidade e a segurança das
informações.
Outro diferencial
são as informações relacionadas a eventuais débitos dos contribuintes e alertas
sobre as parcelas vencidas, cuja inadimplência poderia levar ao
desenquadramento do Simples Nacional, acarretando grandes transtornos e
prejuízos para o empreendedor.
"O app surgiu a
partir da necessidade dos pequenos gestores em conhecer realmente o próprio
negócio e sobre a percepção, pela Receita Estadual do RS, quanto à
possibilidade de municiar os contribuintes com dados já existentes nos bancos
de dados da instituição. O objetivo é que os usuários tenham, sem custos, a
gestão dos seus negócios na palma da mão", salienta Rachel Krug Einsfeld, chefe
da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual.
As informações
gerenciais disponibilizadas no app são retiradas dos dados extraídos dos
Documentos Fiscais Eletrônicos. O Minha Empresa está disponível para download
nas principais lojas de aplicativo e deverá, em breve, receber atualizações. Os
usuários podem encaminhar sugestões de melhoria por meio do canal de contato
disponível na própria ferramenta.
Fonte: Ascom
Sefaz/Receita Estadual do RS, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil
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