Entender
como realizar uma boa análise da concorrência é fundamental
para que você possa encontrar boas maneiras de diferenciar sua marca das
demais. Isso contribui para melhorar sua avaliação do mercado, ajustar a
maneira de se relacionar com o público e identificar os canais de comunicação
que a audiência prefere. Mas você deve estar se perguntando: como posso fazer
isso?
Pensando em esclarecer sobre as melhores
práticas para analisar o mercado de maneira profunda e diferente do que é feito
normalmente, organizamos um guia com as principais estratégias para você
adotar. Siga a leitura e descubra como é possível ter acesso a informações
valiosas por meio da análise dos seus concorrentes.
O
que é análise da concorrência?
A análise da concorrência se refere à coleta e avaliação de dados sobre os
concorrentes de uma empresa, sejam eles diretos ou indiretos. Essa prática
serve para trazer uma compreensão mais profunda sobre o mercado em que se está
atuando, identificando pontos fortes e fracos daqueles que disputam clientes
com a sua marca.
Além
disso, essa avaliação envolve ações de benchmarking, para a verificação de
produtos, serviços, preços, canais de distribuição, posicionamento da
marca, estratégias de marketing e outros aspectos que impactam o resultado dos
concorrentes.
Com o aumento da competitividade, é importante
adotar uma visão panorâmica do seu mercado, a fim de obter insights valiosos,
que podem trazer algumas sugestões de melhoria para a sua própria empresa.
Essa prática também pode ser útil para as
etapas de planejamento e desenho de cenários futuros, pois permite que sua
corporação identifique novos padrões de consumo, verifique lacunas que podem
ser exploradas e mantenha sua marca relevante para os clientes.
Qual a importância em analisar
a concorrência?
Ao realizar uma análise da concorrência de maneira
cuidadosa, você consegue levantar vários dados, informações e até mesmo
indicadores, que poderão ser usados no planejamento estratégico, na criação de
campanhas de marketing e até mesmo na elaboração de novos produtos ou serviços.
Veja, a seguir, como esse processo pode ajudar sua instituição.
Ajuda a identificar vantagens competitivas
Ao olhar para o seu mercado de maneira
abrangente, você consegue perceber padrões, práticas, estratégias e recursos
que conferem vantagens competitivas em relação às demais marcas presentes.
Isso é essencial para verificar sua condição
atual e saber como alcançar algum grau de diferenciação. Essa vantagem pode ser
proveniente de algum recurso exclusivo, de um atendimento humanizado ou por
meio de diversos canais de comunicação com o público, que otimiza a experiência
do consumidor.
Traz novos conhecimentos sobre o mercado
Por meio dessa verificação, sua equipe
consegue ampliar as percepções sobre o mercado, no que se refere à preferência
dos consumidores, ao nível de preços, ao público-alvo e outros aspectos
importantes para as atividades comerciais e publicitárias.
Tais informações são relevantes
na tomada de decisão, na realização de novos investimentos e na identidade
da marca.
Antecipa mudanças ou ameaças
Essa pesquisa também é uma ótima forma de
verificar ameaças competitivas e mudanças no mercado que podem impactar suas
atividades. Isso envolve desde as preferências do público até alguma
regulamentação específica que afete a forma como sua empresa trabalha.
Ao monitorar os concorrentes, você verifica
ações que podem impactar negativamente sua marca, conhecer mudanças nos níveis
de preço e pode se preparar de maneira adequada para os próximos períodos.
Apresenta oportunidades
Outro aspecto relevante dessa análise se
refere a possibilidade de identificação de necessidades ou desejos do público
que não são atendidos atualmente. Essa lacuna apresenta uma ótima oportunidade
para sua empresa inovar e alcançar novos consumidores.
Isso também faz com que a empresa tenha a
oportunidade de criar produtos ou serviços com foco em novas tendências,
explorando segmentos e conquistando uma posição única. Assim, até seus
concorrentes se prepararem, você já fidelizou uma grande fatia do mercado.
Como
fazer a análise da concorrência?
Defina os principais concorrentes
Detalhe os produtos da concorrência
Analise as táticas de vendas e os
resultados
Estude a estratégia de marketing
Observe a presença nas redes sociais
Existem
diversos passos que vão te ajudar na análise da concorrência. O
conhecimento sobre eles é a primeira etapa para entender os
competidores de
maneira estratégica. A partir disso, basta implementar as dicas para colocar
esse processo em prática e colher os resultados. Confira, a seguir, os
principais passos.
1. Defina os principais concorrentes
A primeira etapa para avaliar os concorrentes
é fazer a identificação deles. Essa fase, apesar de óbvia, é muito importante
para o sucesso da análise e identificação de oportunidades no mercado. Você
pode incorporar as seguintes dicas para definir os principais competidores:
entenda o segmento de atuação
da sua empresa;
saiba como o seu negócio está
posicionado;
avalie as principais
características dos potenciais concorrentes, como tamanho, percepção de marca e
outros;
invista na análise de ofertas
dos potenciais competidores;
mensure a performance das
empresas do seu nicho.
Esses passos ajudam na hora de compreender
quais são os reais concorrentes da empresa. Com eles, você pode verificar
diversos fatores das empresas, como precificação adotada, promoções, imagem das
marcas e outras questões técnicas importantes para se destacar no mercado.
2. Detalhe os produtos da concorrência
Uma segunda dica para conseguir analisar a
concorrência de maneira adequada é com relação aos produtos oferecidos pelas
empresas no nicho de atuação. Esse passo é crucial para conseguir verificar
como as suas ofertas se diferenciam dos competidores e quais são as
oportunidades
existentes.
É possível avaliar as características dos
produtos ou serviços, como eles são entregues aos consumidores, quais são os
problemas que cada
produto resolve, qual é a precificação adotada e se existe
demanda pelos itens oferecidos.
A partir dessa avaliação, torna-se mais
simples compreender os pontos fortes e fracos dos concorrentes e investir em
ações que ajudem a sua empresa a se destacar e aumentar os resultados.
3. Analise as táticas de vendas e os resultados
Estude a estratégia de
venda aplicada, identificando os canais utilizados pelas empresas que
estão no mesmo mercado de atuação. Essa também é uma prática importante que
deve ser aplicada na sua análise da concorrência.
Avalie como os concorrentes
fazem suas vendas e quais são os resultados alcançados. Por exemplo, faça uma
tabela de análise da concorrência com o número de canais utilizados, e
principais estratégias adotadas para vender. A partir disso, pense em como
diferenciar o seu negócio para obter melhores resultados e invista em treinamentos
de vendas.
4. Estude a estratégia de marketing
Com essa investigação, você consegue entender
o posicionamento de mercado dos concorrentes e se são obtidos bons resultados
por meio deles.
Ou seja, é possível investigar quais são as
estratégias de marketing e vendas utilizadas pelas empresas do mercado. Também
é possível identificar as redes sociais mais utilizadas para vendas, uso de
promoções e estratégia de criação de conteúdo. A partir dessa observação,
torna-se possível encontrar oportunidades de diferenciação.
5. Observe a presença nas redes sociais
Além de identificar quais redes sociais são
utilizadas pelos concorrentes, é essencial entender como eles aplicam suas
estratégias nesses ambientes digitais. Essa avaliação auxilia a melhorar o
posicionamento do seu negócio e se diferenciar dos competidores para aumentar
os resultados de vendas.
Portanto, avalie de que forma
as demais companhias do mercado estão usando as mídias sociais em suas
estratégias de marketing digital e vendas. Além disso, compare
os tipos de promoções ofertadas com as que são adotadas em sua empresa. Busque
identificar possíveis oportunidades de diferenciação. Essa prática tende a
gerar ótimos retornos e destaque para a sua marca.
Quais são os tipos de concorrentes?
Por fim, vale também saber quais são os tipos
de concorrentes para avaliar cada um deles em seu estudo de mercado. A seguir,
listamos os principais:
concorrente direto - a oferta
do outro negócio é equivalente a da sua empresa. Além disso, tem o mesmo
público-alvo que o seu;
concorrente indireto - quer
atrair os mesmos consumidores que você, porém, os produtos são diferentes.
Apesar disso, os clientes vão comprar ou de você, ou dos concorrentes
indiretos.
Assim, é preciso investigar as ações dos concorrentes
diretos e indiretos. Essa avaliação vai garantir a melhora nos resultados e
identificação de oportunidades de diferenciação.
Realizar uma boa análise da
concorrência não é mais uma prática voltada apenas para
grandes empresas. É um recurso necessário para qualquer tamanho e segmento de
negócio, que proporciona mais inteligência para o planejamento estratégico
de marketing e tomada de
decisões competitivas. Portanto, não deixe de contar com uma ferramenta tão
importante quanto essa para gerenciar os seus projetos.
Fonte:
HubSpot / Nathalia Gaspar