Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para
explicar o que é a gestão de marketing e como você pode desenvolvê-la no seu
negócio. Continue a leitura!
O
que é gestão de marketing e qual a sua importância?
Podemos definir a gestão de marketing como o processo que engloba todas as
etapas de planejamento e execução que permitem a uma empresa promover seus
produtos e atender às necessidades do seu público, visando atuar com eficiência
e de acordo com seus objetivos organizacionais.
Desse modo, a gestão de marketing engloba as
atividades de gerenciamento de processos, pessoas e estratégias, com o objetivo
de trazer valor para o mercado e cumprir as metas e objetivos organizacionais.
Os processos de gestão utilizados também são
aplicados na administração de qualquer parte de um negócio, desde a área
financeira até a gestão de pessoas. Nesse contexto, as práticas de
gerenciamento são aplicadas ao marketing e tudo que envolve essa operação.
Como sabemos, o marketing não
se resume à publicidade e divulgação da marca, já que temos outros
processos igualmente importantes. Esse setor é responsável pela pesquisa
de mercado, definição de preços, design de produtos, estratégias de
distribuição, assessoria de imprensa, entre outras atividades.
Com o gerenciamento do marketing, é possível
organizar e alinhar cada um desses processos e todos os colaboradores
envolvidos neles. Desse modo, você consegue potencializar o desempenho do seu
negócio, contribuindo para que ele alcance seus objetivos.
Por
que investir em marketing?
O investimento em marketing traz diversas vantagens para a sua empresa.
Falamos, a seguir, sobre os principais benefícios dessa estratégia!
Fortalece o posicionamento e a reputação do
negócio;
Aumenta a fidelização dos clientes;
Potencializa o ROI;
Aumenta a captação de leads;
1. Fortalece o posicionamento e a reputação do negócio
Uma boa estratégia de
marketing melhora a forma como a empresa é vista pelo consumidor. Sendo
assim, você consegue melhorar a reputação da marca,
trazendo um bom posicionamento no mercado.
2. Aumenta a fidelização dos clientes
As estratégias de marketing são
importantes para conquistar novos consumidores, mas elas também ajudam a fidelizar os
clientes. Uma boa gestão de marketing digital e vendas ajuda a definir as ações
ideias para manter por perto quem já está negociando com você.
3. Potencializa o ROI
O ROI (Retorno sobre o
Investimento) é um dos principais indicadores que uma empresa deve
acompanhar. O resultado de uma estratégia bem-consolidada é o aumento
dessa métrica, possibilitando alcançar um excelente retorno com os
investimentos feitos em marketing.
4. Aumenta a captação de leads
O investimento em marketing também
é importante para aumentar o número de leads da sua empresa. Com as
campanhas e ações, mais potenciais clientes estarão em contato com o seu
negócio, o que gera a possibilidade de conseguir turbinar o número de
vendas e, consequentemente, o lucro.
Baixe
nosso e-book e entenda como calcular as principais métricas de marketing
Quais são as diferenças entre
gestão de marketing e marketing?
Uma informação que não pode passar despercebida
é qual a diferença entre marketing e gestão de marketing. Embora exista uma
relação muito estreita entre os dois conceitos, eles não são iguais.
O marketing é uma área com foco
em gerar valor sobre um determinado produto, serviço, ou mesmo a marca como um
todo, trabalhando sua personalidade. Para alcançar esse objetivo, são
utilizadas diferentes técnicas, ações e ferramentas, além de métodos como
o design thinking. O objetivo é compor estratégias que vão impactar o
público.
Já a gestão de marketing define
de que maneira os objetivos serão alcançados. Seu foco é fazer um planejamento
para atingir as metas, estabelecendo quais ações devem ser implementadas para
isso. Como explicamos, também envolve processos e pessoas. Pode utilizar
metodologias, como o Kanban, para otimizar os fluxos de trabalho.
Assim, realizamos o
gerenciamento das variáveis, investimentos e processos envolvidos para que o
marketing seja feito corretamente. Inclusive, essa gestão determina o marketing
stack, que é o conjunto de ferramentas de tecnologia que a equipe precisa para
ter sucesso no seu trabalho, tanto na gestão de marketing digital quanto nos
meios offline.
Quais são os benefícios da gestão de marketing?
Maior conhecimento do mercado
Foco nos resultados
Mais eficiência nos processos
Melhor direcionamento das estratégias
Equipe mais motivada
Contribuições para outros setores da
empresa
Vamos conhecer os benefícios que a gestão de
marketing traz para o seu negócio e quais são os resultados que podem ser
alcançados com uma boa implementação desse conceito.
1. Maior conhecimento do mercado
Uma vez que cabe à gestão de marketing fazer o
planejamento das ações e estratégias, é preciso realizar uma extensa pesquisa
de mercado.
É fundamental compreender as
demandas do momento e as características do público-alvo para definir as
estratégias ideais e a maneira como elas serão traçadas. Logo, temos um maior
conhecimento do mercado e aumentamos as chances de promover a satisfação
do consumidor.
2. Foco nos resultados
Toda empresa tem um objetivo, que pode ser
aumentar o volume de vendas, ter maior visibilidade no mercado ou ganhar
credibilidade, entre outros.
Seja qual for, quando é feito um bom
gerenciamento de marketing, conseguimos manter o foco naquilo que é almejado
para promover resultados efetivos e sustentáveis.
3. Mais eficiência nos processos
A gestão de marketing também dá um
direcionamento para que os processos aconteçam de uma forma mais fluida e
organizada.
Aumentamos a eficiência ao reduzir as chances
de erros, otimizar as tarefas, evitar desperdício de tempo e recursos, entre
outros. A equipe se torna mais produtiva, ao passo que as entregas têm mais
qualidade.
4. Melhor direcionamento das estratégias
Com a gestão de marketing, temos um
público-alvo bem definido, conhecemos os concorrentes e acompanhamos as
tendências de mercado.
Com isso, temos uma compreensão maior dos
objetivos da empresa e, por isso, conseguimos fazer um excelente direcionamento
das estratégias.
5. Equipe mais motivada
Você deve ter percebido que a
gestão de marketing estrutura esse setor da empresa e dá um direcionamento para
ele. É por isso que a equipe trabalha muito mais motivada, já que ela conhece
as metas, tem acesso a um fluxo de trabalho organizado e se baseia em
um cronograma bem
definido.
Os talentos conseguem entregar o seu potencial
porque sabem para onde estão indo e qual caminho adotar. Eles encontram um
ambiente apropriado para trabalhar, têm ferramentas à sua disposição e
conseguem ver o resultado do seu trabalho acontecer.
6. Contribuições para outros setores da empresa
Para fazer o planejamento das ações, a gestão
de marketing levanta uma série de dados e informações. Eles não são úteis
apenas para esse setor, mas contribuem com outras áreas da empresa, como vendas
e logística.
Conhecer as preferências e exigências do
público, por exemplo, permite que todos esses setores adéquem as suas ações e
estratégias para atender às demandas desses consumidores. Assim, é possível
realizar um trabalho conjunto e elevar cada vez mais a qualidade do atendimento
e dos serviços prestados.
Quais são os pilares para uma
gestão em marketing eficiente?
Claro que você quer acertar na gestão de
marketing, não é? Então, que tal se basear em alguns pilares? Veja só!
Integração entre setores
Sabemos que os setores marketing
e vendas só funcionam quando trabalham juntos, já que um depende do outro.
Uma boa gestão de marketing passa por uma real integração entre esses dois
times, assim como com os outros setores da empresa.
Com softwares de CRM,
é possível compartilhar os processos e informações importantes, sendo que cada
equipe pode facilitar o trabalho da outra, gerando mais resultados para a
empresa.
Pessoas
As pessoas também são parte fundamental da
gestão de marketing, já que é com a ajuda da sua equipe que você consegue o
desempenho esperado em cada ação. Os profissionais precisam de valorização e
motivação para fazer um bom trabalho no dia a dia.
Metas
A definição de metas é outro aspecto de grande
importância para que a gestão de marketing funcione. Encontrar objetivos
adequados pode aumentar suas chances de sucesso nos negócios; por isso, vale a
pena analisar aonde você quer chegar, além de estabelecer quais são as
intenções em curto, médio e longo prazo.
Se você não estipula essas
metas, fica difícil acompanhar o crescimento da empresa e entender o que pode
ser ajustado. Por isso, é importante reservar um tempo do planejamento de
marketing para a definição desses objetivos.
Uma boa forma de fazer isso é
utilizando a metodologia SMART. Esse acrônimo indica que os objetivos
precisam ser:
específicos
(Specific);
mensuráveis
(Measurable);
alcançáveis
(Achievable);
relevantes
(Relevant);
temporais
(Time-based).
Como o CRM favorece a gestão de
marketing?
Um bom CRM vai ajudar sua
empresa a gerenciar o relacionamento com o cliente.
Ainda, esse sistema vai beneficiar simultaneamente a gestão de marketing e as
vendas, considerando o atendimento ao cliente e os demais pontos de contato com
ele.
Trata-se de uma ferramenta que faz o registro
de dados e informações de cada um dos clientes e leads da empresa de forma
muito completa e centralizada. Além disso, o sistema mostra como esses
consumidores costumam interagir com a marca.
Basicamente, temos uma ficha completa desses
contatos para entender as suas preferências e comportamentos de consumo. A
ferramenta reúne um material muito rico para definir os planos de marketing, e
é por isso que ela favorece tanto a gestão desse setor.
Com o CRM, temos muitas
informações para garantir uma experiência cada vez melhor para o público,
inclusive, personalizando o atendimento para cada cliente, criando ofertas
atrativas e Calls to Action (CTAs) que funcionam e convertem. Com base nas
informações que o CRM registra, você também consegue levantar um histórico do
seu próprio negócio entendendo, por exemplo:
quais canais funcionam melhor
para o seu público;
de que maneira essas pessoas
costumam entrar em contato;
quais são os produtos ou
serviços mais procurados.
Com esse histórico em mão, é
possível traçar estratégias de CRM ainda mais eficazes, criando
oportunidades para alcançar diferentes objetivos, como:
captação de leads;
aumento da satisfação do
cliente;
aumento do ticket médio;
redução da taxa de churn;
otimização da jornada de
compra;
aumento das conversões.
Também não podemos esquecer que o CRM ainda
faz a integração de diferentes setores do negócio. Assim, é possível fazer o
alinhamento entre eles para que todos mantenham o foco no objetivo maior da
empresa.
Como
desenvolver uma gestão estratégica de marketing?
Diagnóstico
Planejamento
Plano de ação
Acompanhamento
Gestão de marketing em mídias digitais
Gestão de vendas e gestão de marketing
Confira os passos necessários para desenvolver
uma gestão de marketing eficiente e ter sucesso nessa área!
1. Diagnóstico
A primeira ação é realizar um diagnóstico de
marketing. Nesse momento, você precisa fazer perguntas sobre como a empresa
está se saindo no
mercado, como os exemplos abaixo.
Quais são os pontos fortes?
Quais são as oportunidades
perdidas?
Como os concorrentes estão
agindo?
Esses questionamentos ajudam você a entender a
situação da empresa, possibilitando a identificação dos pontos que merecem
atenção e dos
obstáculos a superar. Desse modo, você pode passar para a próxima
etapa, que é o planejamento.
2. Planejamento
Com um bom diagnóstico, é mais fácil
estabelecer um planejamento para o marketing da sua empresa. Essa etapa é
essencial para o sucesso de toda a estratégia. Você precisa definir o seu
público-alvo, o mercado que será explorado e as ações que serão implementadas
para conquistar
novos clientes.
O planejamento também deve se
preocupar com o calendário e o que pode ser feito para aproveitar ocasiões
especiais, como datas comemorativas e períodos de alta demanda. Não
se esqueça de definir prazos para que cada meta seja cumprida, o que ajuda a
manter a equipe atenta e motivada.
3. Plano de ação
O próximo passo é fazer uma
divisão dos objetivos em planos de ações e metas. Esse é o momento de
pensar em como criar um plano de marketing em etapas. Ele visa a definição de
cada processo que a sua empresa precisa realizar para alcançar o seu objetivo
final.
Se este for conquistar 100 novos clientes, por
exemplo, devemos definir quais processos serão aplicados para atingir esse
alvo. Existem diversas alternativas, mas separamos algumas ações online e
offline que ajudam a cumprir esse objetivo.
Online
No ambiente online, você pode:
investir em conteúdos para
redes sociais e blogs;
criar campanhas de mídia paga,
como anúncios da empresa no Google Ads, Facebook Ads, Instagram, entre outras
plataformas;
elaborar uma lista de contatos
para fazer campanhas de e-mail marketing;
organizar eventos online com
profissionais da área e se posicionar como autoridade diante do público.
Offline
No âmbito offline, é possível:
anunciar em jornais, revistas,
rádio ou televisão com a intenção de alcançar um número maior de pessoas;
criar panfletos ou outdoors que
possam impactar um público mais variado.
No geral, as campanhas offline podem custar
mais do que as digitais, além de não serem tão fáceis de mensurar. Por isso, a
reflexão sobre sua
necessidade e orçamento é essencial.
4. Acompanhamento
O acompanhamento dos resultados é tão
importante quanto o planejamento e as ações. De nada adianta ter cada detalhe
definido e planejado se
você não medir o sucesso de cada ação. Por esse
motivo, é fundamental monitorar os processos a fim de detectar o que está dando
certo e o que
precisa de ajustes.
Para isso, defina alguns KPIs (Key
Performance Indicators) que vão facilitar a análise dos dados. Você pode
verificar o número de novos clientes, o alcance das campanhas, o ROI,
entre outras métricas que sejam relevantes para o seu negócio.
5. Gestão de marketing em mídias digitais
É muito importante lembrar que,
para fazer a gestão de marketing em mídias digitais, precisamos considerar
a dinâmica desses canais. Tudo começa com a escolha daqueles que fazem mais
sentido para o público da empresa.
É necessário saber quais são as mídias mais
utilizadas por essas pessoas para investir nelas. Também precisamos entender:
como cada uma funciona;
o tipo de conteúdo que podemos
utilizar;
aquilo que as pessoas esperam
encontrar nesses espaços;
as alternativas para otimizar o
alcance das publicações.
Não se esqueça de explorar os
recursos que ficam disponíveis nessas plataformas. As redes sociais, por
exemplo, têm funcionalidades que possibilitam acompanhar o desempenho das
postagens para entender quais estão funcionando melhor.
6. Gestão de vendas e gestão de marketing
Não é possível dissociar o trabalho dos
setores de marketing e vendas. Afinal, a equipe de marketing tem o importante
papel de gerar boas
oportunidades para o time de vendas que, por sua vez, deve
aproveitá-las da melhor forma.
É por isso que marketing e
vendas precisam trabalhar de uma forma integrada. Ambos os setores
precisam falar a mesma língua para dar a sensação de continuidade ao longo da
jornada de compra.
Primeiro, o marketing encaminha
leads com bom potencial de conversão para as vendas. Depois, o time de vendas
faz uma abordagem personalizada. Inclusive, segundo dados do LinkedIn de
2020, compilados pela HubSpot, 94% dos vendedores com melhor desempenho
entrevistados afirmam que os leads qualificados pelo marketing são
"excelentes" ou "bons".
Como alcançar melhores
resultados?
Algumas estratégias ajudam a sua empresa a
alcançar melhores resultados. Confira a seguir o que você pode fazer!
Automação de marketing
A automação de marketing é
a utilização de tecnologias para automatizar processos. A finalidade é ganhar
eficiência e escalabilidade, sem perder o relacionamento personalizado com os
potenciais clientes, sendo a base para uma boa gestão de marketing.
Para isso, são usadas diversas
ferramentas, que se encarregam de tarefas mais burocráticas, como elaborar
e-mails, criar fluxos de trabalho e fazer testes, facilitando o trabalho da
equipe.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste
em um conjunto de técnicas que proporciona a criação e o compartilhamento de
materiais específicos para um determinado público, que será atingido de acordo
com o que procura na internet.
A intenção é atrair e conquistar o seu
público-alvo, em especial leads qualificados, oferecendo conteúdos de qualidade
sobre o que esses consumidores estão procurando, seja no Google, nas redes
sociais ou em outras plataformas. Além de atraí-las, o Inbound visa manter um
bom relacionamento com essas pessoas.
Para isso, é preciso produzir
conteúdo relevante, no seu blog, site, redes sociais e outros canais, que
atenda às necessidades do seu público. Sendo assim, quanto mais interessantes e
atualizados forem seus materiais, maior será a probabilidade de encontrar
potenciais clientes e melhorar os resultados da estratégia.
E-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta,
diretamente ligada ao Inbound, que ainda traz muitos resultados ao se comunicar
com o público. Por meio de uma estratégia de e-mail marketing, é possível
ter acesso a uma ampla lista de contatos, que podem se tornar futuros clientes
se forem nutridos da forma correta.
Para que essa abordagem traga os efeitos
esperados, é fundamental segmentar o público, já que nem todo lead está no
mesmo estágio do funil. Isso pode ser feito com o uso de ferramentas de
automação, que diminuem as chances de erro e tornam as campanhas mais
eficientes.
Data-driven
A cultura data-driven representa
a prática de colocar os dados no centro das decisões. O principal objetivo é
pensar qualquer ação da empresa a partir das informações que ela tem, seja
sobre o mercado, os potenciais clientes ou o retorno de cada tipo de campanha.
É assim que as percepções pessoais são
substituídas por dados que comprovam a eficiência ou não de determinada ação.
Agindo dessa maneira, você consegue potencializar o alcance da empresa,
atingindo resultados mais satisfatórios.
Os dados permitem fazer uma
gestão avançada de marketing, principalmente quando eles são associados a
outras tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) e o machine
learning. Isso porque trazem novas possibilidades para as estratégias e
promovem inovação no planejamento das martechs e empresas em geral.
O uso de recursos mais modernos
e tecnológicos traz agilidade para a gestão de marketing, gera
diferenciais importantes e coloca a empresa à frente dos seus concorrentes.
Ainda, os dados permitem fazer projeções e entender de uma forma mais profunda
o mercado e o comportamento do consumidor. Isso também possibilita antever
as movimentações para já implementar estratégias que atendam essas novas
demandas.
Growth Hacking
Outro elemento muito importante
é aplicar técnicas de Growth Hacking, que é uma forma de adotar
estratégias visando o crescimento significativo e acelerado do negócio, por
meio da identificação dos seus pontos críticos. Existem diversos processos que
podem ser aplicados no seu negócio,
como o marketing de experiência, o
marketing de conteúdo e a testagem constante.
Uma boa solução é utilizar
os testes A/B, que consistem em rodar duas versões de um material, com
apenas uma variável diferente entre elas, e verificar qual gera mais
resultados. Desse modo, você utilizará sempre o modelo que traz resultados melhores
para a empresa.
People Analytics
O People Analytics é uma ferramenta orientada
a dados que coleta, organiza e diagnostica informações sobre os profissionais
da empresa. O objetivo é ajudar quem está no comando a tomar melhores decisões
sobre o quadro de colaboradores.
Com essas informações em mão,
você pode melhorar os processos de recrutamento e seleção, contratando
profissionais que tenham um bom fit com a cultura organizacional do
seu negócio. Além disso, é possível trabalhar com a retenção de talentos e
ajustar o desempenho da equipe, de acordo com falhas e pontos que devem ser
otimizados.
Gamificação
A motivação da equipe tem um papel importante
no alcance de bons resultados. Por isso, uma boa gestão de marketing deve
considerar ações para motivar os profissionais a alcançarem suas metas.
A gamificação entra
em cena para trazer mais meios de engajamento para as equipes de marketing,
vendas, assim como outros setores da empresa. Você pode, por exemplo, criar
desafios pontuais com um sistema de recompensas à medida que cada profissional
conquista um novo patamar.
Inclusive, para manter uma competição saudável
e trabalhar o espírito de equipe, é possível elaborar ações de gamificação com
objetivos individuais e para o time. Também fale a pena incrementar essas ações
com conteúdos educativos e treinamentos, visando a melhoria contínua dos
colaboradores.
Como as soluções da HubSpot
podem contribuir para sua gestão de marketing?
A HubSpot disponibiliza
ferramentas para que você possa fazer a gestão de marketing da sua empresa de
uma forma mais eficiente, com recursos de automação alinhados com as
tecnologias e práticas mais recentes. Entre elas, estão o Marketing Hub e o CMS
Hub.
Marketing Hub
O Marketing Hub é um
software bem completo que reúne as funcionalidades que você precisa para fazer sua
gestão de marketing. A ideia é centralizar todas as informações sobre seu
negócio e base de contatos, assim como oferecer ferramentas inteligentes para
realizar ações que otimizam a comunicação com seu público e o acompanhamento da
jornada do cliente.
Além das funcionalidades
básicas, como e-mail marketing, elaboração de landing page e recursos
de chat, o Marketing Hub tem funções avançadas baseadas em Inteligência
Artificial, como a automação de marketing omnicanal e a pontuação preditiva de
leads.
CMS Hub
O CMS Hub, integrado ao
CRM e outros softwares da HubSpot, vai otimizar a gestão do seu site e blog,
com recomendações de SEO fornecidas pelo próprio sistema. Você também conta com
o reescritor de parágrafos, baseado em IA, que permite atualizar seus
conteúdos.
No marketing digital, muitas vezes precisamos
fazer testes até chegar à melhor versão de uma página, certo? O CMS Hub faz
isso por você, graças a um recurso avançado que usa o machine learning: o teste
adaptativo. O software roda diferentes versões do seu site e direciona o
tráfego automaticamente para a mais eficiente.
Viu só como uma boa gestão de marketing é
essencial para o sucesso da sua empresa? Para conquistar a alta performance
nessa área, é essencial utilizar as ferramentas certas, investindo nas
tecnologias mais adequadas para o seu negócio. Dessa forma, faça um bom
planejamento e o gerenciamento correto dos recursos e pessoas. Assim, você se
prepara para alcançar os resultados desejados.
Fonte:
Hubspot /Rodrigo Souto