A Dataprev anunciou que o aplicativo Meu INSS
passou a exigir comprovação da vivacidade, ou seja, a verificação de que é
o segurado mesmo e não um retrato, por meio de reconhecimento facial nos
serviços "Alterar Local ou Forma de Pagamento" e "Desbloqueio de
Benefício para Empréstimo".
Os serviços podem ser acessados pela
plataforma digital - desenvolvida pela Dataprev - Meu INSS ou por aplicativo
para celular. Basta clicar em "Novo Pedido" e selecionar o serviço desejado. Ao
pedir esses serviços pelo Meu INSS, o cidadão deve primeiro realizar o
reconhecimento facial e, depois, seguir com a solicitação.
O resultado do cruzamento entre as
informações da vivacidade, da biometria facial (para checar se a imagem
coletada bate com a do banco de imagens) e do nível de confiabilidade da conta
gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou
passar por análise de um servidor.
Os cidadãos que não possuem internet podem
fazer o pedido ligando para o telefone 135, não havendo mais a necessidade de
agendamento do atendimento presencial.
Fonte:
Convergência Digital, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil
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