Veja como melhorar sua estratégia de e-mail marketing com este guia
completo
Caso você não saiba, nunca
usamos tanto o e-mail como agora. São cerca de 4,3 bilhões de contas,
sendo que 92% das pessoas o utilizam; e 61% delas, diariamente. Nesse contexto,
não é difícil imaginar por que você recebe tanto e-mail marketing de
empresas, uma estratégia que também funciona no setor de B2B.
Não
à toa, 87% dos profissionais de marketing B2B confiam em campanhas de
e-mail para promover novos negócios. A boa notícia? Existem inúmeras
ferramentas de e-mail marketing disponíveis.
Mas isso nos leva à pergunta: você está usando
essa estratégia de forma eficiente para o seu negócio? Está criando um
planejamento exclusivo para essa proposta e colhendo os resultados de forma
consistente?
Por mais que nem toda ferramenta gratuita de
e-mail marketing ofereça os mesmos recursos, as opções são tantas que é
possível encontrar uma ideal para os seus objetivos.
Que tal, então, saber um pouco mais sobre as
diferentes soluções disponíveis no mercado para criar um plano de ação que seja
eficiente de fato?
Quais são as 12 melhores ferramentas de e-mail
marketing?
-HubSpot
-SendPulse
-MailChimp
-GetResponse
-Zoho Campaigns
-Moosend
-SendInBlue
-Mailify
-MailerLite
-SimplyCast
-Benchmark
-e-Goi
Inicialmente, você provavelmente terá a
preocupação de quantos e-mails poderá enviar, a quais recursos terá acesso e
como fazer um upgrade da sua conta à medida que sua empresa cresça.
Além disso, será importante
saber se as mensagens enviadas estão chegando de forma consistente à caixa de
entrada dos seus contatos, certo? E mais: é bem provável que você queira
uma ferramenta que seja fácil de usar e não exija habilidades técnicas
avançadas para otimizar o seu desempenho.
Mas não se preocupe, nós estamos aqui para
ajudar. Por isso, listamos as melhores ferramentas gratuitas de e-mail
marketing que você pode usar para o seu negócio; sem custos, sem complicações e
com muitos resultados. Confira!
1. Ferramenta gratuita de
e-mail marketing da HubSpot
A HubSpot oferece uma ferramenta
de e-mail marketing confiável, cheia de recursos, feita especialmente para
negócios em crescimento e inteiramente gratuita. Com ela, você obterá
resultados incríveis de marketing com pouquíssimo esforço.
Por exemplo, você pode criar peças de e-mail
marketing profissionais, que engajem e impulsionem o seu público, usando o
criador de e-mail com um incrível recurso de arrastar e soltar. Com ele, não é
preciso esperar pela ajuda da TI ou dos designers.
Além da ferramenta gratuita de
e-mail, você pode usar, também sem pagar nada, o HubSpot CRM para
criar pontos de contato personalizados para seus clientes. O e-mail da HubSpot
se conecta automaticamente ao HubSpot CRM, para que você possa criar e-mails
relevantes com base nos dados que sua empresa tem, como envio de formulários e
atividades no site.
Usando o CRM e os
benefícios da automação de marketing, você pode incluir conteúdo
personalizado nos seus e-mails, como nome do destinatário e da empresa. Assim,
seus contatos sentem que estão recebendo e-mails direcionados especialmente
para eles. Ao mesmo tempo, você acompanha a atividade de e-mail no CRM.
Otimizar
seus e-mails nunca foi tão fácil. Usando as análises dos relatórios de e-mail
da ferramenta, você descobrirá como enviar e-mails mais relevantes e
otimizados para o seu público.
A
ferramenta de e-mail da HubSpot é gratuita para até 2.000 disparos por mês, ok?
Caso sua empresa supere esse limite ou precise de recursos de automação mais
robustos, como fluxos de trabalho, é possível fazer um upgrade.
2.
SendPulse
O SendPulse tem
mais de 130 modelos de e-mail à sua escolha ou você pode criar o seu próprio
com a função arrastar e soltar. Dentro do plano gratuito, você terá acesso à
conceituada equipe de suporte do SendPulse, incluindo atendimento via
chat ao vivo, para facilitar o dia a dia.
Em termos de funcionalidade, o SendPulse tem o
recurso "Reenviar", que permite reenviar e-mails não abertos com frases de
assunto diferentes, o que é valioso para profissionais de marketing sem
tempo.
O destaque do SendPulse é que eles têm valores
para todos os seus serviços. Por exemplo, se você precisa enviar um SMS, pode
adicionar um pacote de SMS ao seu pacote de serviços de e-mail marketing.
Eles também oferecem notificações web, SMTP,
Viber e muito mais.
O SendPulse oferece 15.000 e-mails gratuitos
por mês para até 2.500 assinantes. Os valores começam a partir de US$ 9,85 ao
mês para e-mails ilimitados e até 2.500 cadastrados.
3.
MailChimp
MailChimp é outra
ferramenta de e-mail marketing particularmente útil para pequenas e médias
empresas, já que o plano gratuito oferece até 10.000 disparos de e-mail por mês
para até 2.000 assinantes.
Outro ponto é que você ainda
tem acesso a recursos como segmentação de listas, teste A/B, perfis
de contato e muito mais. Contudo, é importante notar que, com o plano gratuito,
a marca do MailChimp ficará no rodapé do seu e-mail e você não terá
acesso ao suporte premium.
Se você usa um software de comércio
eletrônico, ficará feliz em saber que o MailChimp integra-se a provedores de
e-commerce, como WooCommerce e Magento.
Você também será capaz de
integrar o MailChimp com o WordPress, caso use a plataforma como o seu sistema
de gerenciamento de conteúdo. O MailChimp oferece relatórios para e-mails,
mas os detalhes podem não ser tão robustos como você gostaria para implementar
melhorias.
O plano MailChimp Essentials permite até
12.000 disparos de e-mail por mês para um limite de 2.000 assinantes. Há
diversos upgrades para se adaptar às necessidades da sua empresa, e os valores
vão variar de acordo com o número de assinantes.
4. GetResponse
Quando o assunto é conversão de
e-mails em vendas, o GetResponse é uma das ferramentas de e-mail
marketing mais completas para essa missão. Para começar, você vai poder
personalizar as suas campanhas de uma forma que nenhuma outra plataforma
permite. A oferta de templates é enorme, o que lhe garante tranquilidade para
escolher as alternativas que melhor se encaixem no seu planejamento e,
é claro, no perfil da sua audiência.
Outro recurso interessante do
GetResponse é a possibilidade de realizar testes A/B - ou seja, avaliar qual é
o melhor horário, título ou formato de conteúdo para conseguir conversões. O
seu uso também é simplificado com uma interface de fácil navegabilidade. Com
essa solução, você pode criar uma experiência única e personalizada
para toda a sua base de contatos.
A opção gratuita está disponível por 30 dias.
Após esse período, você precisa escolher um dos planos oferecidos pela
plataforma. O básico custa U$ 12,30 por mês para até 1.000 assinantes.
5. Zoho Campaigns
O Zoho Campaigns é
uma boa opção para empresas de pequeno a grande porte, dependendo da velocidade
do seu crescimento. Com o plano gratuito do Zoho Campaigns, você tem acesso a recursos
como teste A/B, relatórios e modelos.
Ponto importante: se você já
utiliza o Zoho CRM, faz sentido conferir o Zoho Campaigns para ver como
e-mail e CRM trabalham juntos.
Observe que, enquanto a versão gratuita
oferece diversos recursos, a maioria deles tem suas limitações. Além disso,
pode ser difícil começar a usar o Zoho Campaigns, porque ele precisa de algumas
personalizações antes de disparar e-mails.
O Zoho oferece 12.000 e-mails por mês para até
2.000 assinantes. Os valores começam com US$ 5 por mês para até 500 assinantes.
6. Moosend
O Moosend é ideal
para pessoas que buscam dar o primeiro passo em e-mail marketing. O nível
gratuito vem repleto de recursos, mas você tem o limite de 1.000 assinantes e
não tem IP dedicado.
O Moosend oferece editor com função arrastar e
soltar muito fácil de usar, gatilhos de automação de e-mail marketing, análises
em tempo real e segmentação de lista, entre outras funções. Ele não conta com
CRM, mas, se você deseja fazer apenas e-mail marketing, pode ser um bom começo
para o seu negócio.
A empresa está classificada como tendo ótimos
índices de suporte e satisfação. Se a sua companhia está em crescimento, só
precisa pagar pelos assinantes. O próximo upgrade custa US$ 8,00 e você dispara
para até 2.000 assinantes.
7. SendInBlue
Se o seu negócio depende
massivamente de e-mails transacionais, como ajuda para senhas esquecidas e
recibos de faturamento, o SendInBlue pode ser a ferramenta de e-mail
marketing perfeita para você.
Com inúmeras APIs para
desenvolvedores, você será capaz de se integrar ao sistema de e-mail para
conseguir processos técnicos essenciais e personalizados. E mais: embora,
inicialmente, o serviço tenha tido problemas nas taxas de envio, o SendInBlue
conseguiu aperfeiçoar sua capacidade de entrega.
Com o plano gratuito, você terá acesso a uma
imensa biblioteca de templates, personalização, teste A/B, gerenciamento de
contatos, editor de fluxo de trabalho e relatório em tempo real. Assim como as
demais ferramentas citadas, o software é fácil de usar, embora a interface
principal possa, eventualmente, apresentar diversas opções e parecer confusa.
O SendInBlue oferece até 300 disparos de
e-mail gratuitos por dia (o que dá, aproximadamente, 9.000 e-mails/mês) com
contatos ilimitados. As soluções de upgrade começam com US$ 25,00 mensais para
10.000 e-mails, sem limite de envio diário.
8.
Mailify
Muito popular, o Mailify é
uma ferramenta bastante tradicional de e-mail marketing. Com o uso de recursos
de inteligência artificial, a solução é completa e, ao mesmo tempo, simples de
ser usada, facilitando a gestão dos seus contatos e a ampliação do seu
conhecimento sobre eles. Tudo é feito de forma automatizada, garantindo ganhos
consideráveis em tempo e produtividade.
Outro benefício relevante para
a sua estratégia é o acesso aos relatórios e insights que o Mailify gera de
forma automática. Taxa de abertura, taxa de cliques e, até mesmo, o índice
de viralidade das mensagens enviadas para a sua base: esses recursos permitem o
constante aprimoramento da sua estratégia.
9. MailerLite
O MailerLite é uma
das ferramentas de e-mail marketing para empreendimentos que estão começando e
buscam crescer. O serviço é ideal para pequenos negócios que precisam enviar
e-mails de marketing em massa.
A versão gratuita do MailerLite é possível
para quem tem até 1.000 contatos na base. A parte interessante é que a
ferramenta dá a opção de usar todas as funcionalidades, como criação de landing
pages e todas as automações.
O MailerLite começa a cobrar quando você
ultrapassa 1.000 inscritos. A taxa é de US$ 30,00 por mês para até 5.000
assinantes.
10.
SimplyCast
Facilidade para que a sua
equipe se adapte e recursos necessários para entregar uma experiência positiva
a seus clientes: tudo isso pode ser explorado com o SimplyCast. Assim,
trata-se de mais uma opção dentre as ferramentas de e-mail marketing.
O SimplyCast conta com um sistema de
drag-and-drop que torna a customização dos layouts dos e-mails ainda mais
simples, economizando o tempo da sua equipe. Os conteúdos enviados também podem
ser altamente customizados, o que leva a um aumento das chances de conversão.
Os relatórios automaticamente
gerados pela plataforma criam o cenário propício para seguir aprimorando as
suas estratégias. Além das métricas mais básicas, como taxa de
clique, eles detalham os melhores horários para envio e outras dicas.
Você tem acesso a uma versão gratuita da
solução válida por 30 dias. Após esse período, é necessário optar por um dos
planos oferecidos, a partir de US$ 249,00 por mês para até 10.000 assinantes.
11.
Benchmark
Se você trabalha para uma
empresa que está passando por um rápido crescimento, mas que ainda não usa
nenhuma ferramenta de e-mail marketing, pode dar atenção à opção da Benchmark.
A ferramenta tem recursos premium e foi projetada para atender às necessidades
de grandes empresas.
Na versão gratuita, você pode
usar o editor com a função arrastar e soltar, escolher entre diversos modelos,
usar formulários de cadastro, criar campanhas de marketing gota a
gota e aproveitar o recurso de higiene de listas. O Benchmark é fácil de usar e
implementar.
Contudo, não existe opção para recursos de
teste A/B ou automação na versão gratuita. Além disso, não é possível adicionar
contatos importando uma lista no plano grátis. Você só pode entrar em contato
por e-mail com quem preencher os formulários de assinatura do Benchmark.
A plataforma oferece um plano gratuito para
até 2.000 assinantes e 14.000 e-mails por mês. O plano de upgrade seguinte
custa a partir de US$ 15,00 mensais para até 500 assinantes e disparos
ilimitados de e-mail.
12.
e-Goi
O e-Goi, em sua versão
gratuita, permite o envio de e-mails ilimitados, criação de landing pages,
captura de WhatsApp leads, além de contar com diversos templates prontos, o que
traz mais agilidade ao dia a dia do time de marketing.
É um plano interessante para micro e pequenos
empresários, assim como para quem está começando as campanhas de e-mail. Ele
serve para quem tem até 100 contatos. Para quem deseja um upgrade, os planos
custam a partir de R$ 44,99 ao mês.
O que considerar ao escolher uma entre todas as
ferramentas de e-mail marketing?
Seguindo alguns passos, a decisão se torna
mais eficiente, e as suas campanhas de e-mail marketing são potencializadas.
Confira as nossas dicas!
Conheça o seu público
O primeiro passo para garantir a escolha das
ferramentas certas de e-mail marketing é conhecer mais sobre o seu público.
Afinal, toda a proposta de uma estratégia utilizando esse canal é poder criar
uma relação mais próxima com a sua audiência.
Sendo assim, é necessário
considerar quais são as preferências, formatos e recursos mais essenciais para
entregar uma experiência positiva, além de ter sua buyer persona bem
desenhada.
E não se esqueça: esse
conhecimento é fundamental para que você crie os melhores assuntos de
e-mail, o que vai jogar sua taxa de abertura lá para cima!
Determine
os seus objetivos
É fundamental ter objetivos claros para a sua
estratégia de e-mail marketing. A partir das dificuldades no dia a dia de
trabalho, por exemplo, você pode identificar qual é a plataforma que oferece a
solução para essa dor.
Afinal, não adianta ter uma ferramenta que
seja excelente apenas para a sua concorrência. O essencial é entender, de fato,
o que vai ser útil para a sua produtividade.
Busque por feedbacks
Antes de definir uma plataforma para
utilizada, também é importante buscar por feedbacks, que facilitarão a sua
decisão.
Nada melhor do que avaliações online ou, até
mesmo, conversas com outros gestores sobre o funcionamento da ferramenta.
Assim, você tem acesso a uma opinião mais relevante e real sobre o que, de
fato, a solução pode entregar.
Analise o processo de
implementação
Outro fator a ser considerado é o processo de
implementação da ferramenta. Por melhores que sejam os recursos oferecidos, é
importante que você e a sua equipe saibam como utilizá-la.
Por isso, não adianta investir em uma plataforma
que não otimize a sua rotina de trabalho, por exemplo. A usabilidade da
ferramenta, portanto, também deve ser levada em consideração durante a escolha.
Avalie o custo-benefício
Por melhor que seja utilizar uma ferramenta
gratuita, isso não significa, necessariamente, que os seus resultados vão ser
positivos. Afinal, as opções são muitas e cada vez mais completas, mas nem
sempre podem entregar aquilo de que você precisa.
Sendo assim, qual é o sentido de ter uma
solução grátis, mas que não gera resultados? O custo-benefício, portanto,
sempre deve ser avaliado.
Veja as possibilidades de
integrações
Se você já tem uma estratégia
de Marketing Digital, é provável que use outras ferramentas. Assim, uma dica é
olhar quais são as integrações nativas e outras possibilidades - o que garante
que esses softwares conversem e você tenha dados mais apurados.
A HubSpot, por exemplo,
tem um marketplace com possibilidade de você integrar mais de 1000
opções. Isso conta muito na hora de fechar com uma opção de e-mail marketing
grátis, não acha?
Agora, você tem uma boa noção das melhores
ferramentas de e-mail marketing gratuitas à sua disposição. Felizmente, não é
preciso que se comprometa com nenhum serviço. Você pode apenas experimentar as
possibilidades, de acordo com as necessidades do seu negócio. Em seguida, você
opta pelo sistema mais apropriado para entregar uma melhor experiência aos seus
clientes.
Fonte:
Hubspot/ Rakky Curvelo