Uma pesquisa feita com mais de 1.400 líderes
executivos pelo Gartner apura que 45% dos entrevistados relataram estar em
fases de teste da Inteligência Artificial Generativa, e outros 10% já
implementaram a tecnologia em seus processos de produção. Isso representa um
aumento significativo em relação a um levantamento realizado em março e abril
de 2023, no qual apenas 15% dos entrevistados estavam testando a Inteligência
Artificial Generativa e 4% indicaram o uso efetivo em suas empresas.
"As companhias não estão apenas falando
sobre Inteligência Artificial Generativa - elas estão investindo tempo,
dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de
negócios", afirma Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do
Gartner. De fato, 55% das empresas relataram aumento nos investimentos em
Inteligência Artificial Generativa desde que essa tecnologia ganhou destaque no
domínio público há dez meses. "A Inteligência Artificial Generativa está na
pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o
potencial transformador dessa tecnologia", diz o analista.
A pesquisa foi realizada de forma online com
participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais da
Inteligência Artificial Generativa, computando 1.419 respostas em setembro de
2023. Portanto, os resultados desta pesquisa não representam conclusões globais
ou do mercado como um todo.
O levantamento mostra que 45% das empresas
estão ampliando os investimentos em Inteligência Artificial Generativa por
várias funções empresariais, sendo que 22% estão escalando para mais de três
funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa
de adoção ou investimento na tecnologia, seguido de perto pelas áreas de
marketing e de atendimento a clientes.
As iniciativas de crescimento foram citadas
como o foco empresarial principal dos investimentos em Inteligência Artificial
Generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%)
e experiência/retenção de clientes (24%).
"Muitas companhias iniciaram sua jornada
com a Inteligência Artificial com ênfase excessiva na otimização de custos e
eficiência", diz Karamouzis. "Empresas inteligentes foram além disso
para concentrar suas iniciativas na eficácia, valor mensurável e agilidade nos
produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as
partes interessadas, e, mais importante, alinhamento com os resultados de
negócios", conclui o executivo.
Fonte:
Convergência Digital
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