O WhatsApp é uma
verdadeira potência! Em 2023 o aplicativo de troca de mensagens já chegou aos
mais de 5 bilhões de downloads na Play Store. Somente no Brasil são mais de 14
milhões de contas no aplicativo.
Além de facilitar a troca de mensagens, o WhatsApp
mudou a forma de comunicação entre pessoas. É possível dizer que existem
diversos fatores para explicar o sucesso do WhatsApp, mas com certeza um dos
grandes benefícios do aplicativo é a troca gratuita de mensagens entre os
usuários.
Também, é claro, pelo fato de ser um aplicativo de
smartphone e hoje quase todo mundo possui pelo menos um celular. Além disso,
ainda possibilita o acesso por meio de computador, aumentando ainda mais o seu
alcance.
Pouco tempo atrás, trocar mensagens entre telefones
era cobrado pelas operadoras e, muitas vezes, o valor cobrado para isso era bem
alto. Além disso, quando o telefone celular ainda estava iniciando no mercado e
havia muitas limitações no seu uso, existiam outras ferramentas exclusivas para
uso no desktop, como MSN (que nostalgia!), o ICQ, mIRC, Chat Uol entre muitos
outros.
Tendo hoje uma ferramenta que facilita a
comunicação, não só entre amigos e familiares mas também entre empresas,
profissionais e clientes, é preciso utilizar o WhatsApp com sabedoria e muita
estratégia. Até porque ele é uma excelente opção de estratégia de venda,
para sua empresa. É sobre isso que iremos falar neste texto.
Por que o
whatsapp pode ser usado na estratégia de vendas?
Em uma pesquisa recente realizada pela Mobile Time,
descobriu-se que cerca de 94% dos usuários brasileiros acessam o aplicativo
todos os dias. Ou seja, seu público provavelmente está lá.
Além disso, também foi divulgado que pelo menos 80%
dos usuários já entraram em contato com alguma empresa através do WhatsApp, e é
fácil de entender o porquê. O WhatsApp dá a sensação de um atendimento mais
ágil, humanizado e atencioso e isso é tudo que o seu cliente busca.
Outro dado é ideal para entender o porquê eles mais entram em contato com as
empresas pelo aplicativo:
-85% dos participantes
responderam que entram em contato com empresas pelo WhatsApp para tirar dúvidas
e receber informações;
-Outros 75% buscam por
suporte técnico e;
-63% para comprar produtos
ou serviços.
Whatsapp: um
aplicativo, muitas vantagens
É claro que não faltaria uma versão do aplicativo
Business que é ideal e repleta de recursos para o empreendedor. Inclusive,
segundo o diretor do WhatsApp Brasil, Guilherme Horn, mais de 5 milhões de
pequenas e médias empresas usam o WhatsApp Business como canal de venda e
comunicação.
Além de colocar a sua empresa em contato com
diversos clientes através do aplicativo que contém o maior número de usuários,
você obtém muitas outras vantagens. Vamos ver algumas possibilidades do
aplicativo para você usar nas suas estratégias de vendas?
Transferências e
pagamentos
Em março de 2023 o Banco Central autorizou a
realização de pagamento e transferências diretamente pelo WhatsApp. Os
pagamentos podem ser realizados com cartão de crédito, débito e pré-pago, porém
apenas das bandeiras MasterCard e Visa.
Catálogo de
produtos
Um recurso sensacional para quem vende produtos ou
tem um catálogo de serviços estruturado. No WhatsApp Business é possível criar
um catálogo virtual onde você pode adicionar as fotos dos produtos, o valor, a
descrição e o cliente pode fazer a compra diretamente por ali.
Conta comercial com descrição da empresa e geolocalização
Sim, você pode adicionar a descrição da sua
empresa, contendo o que você faz, horário de atendimento, e-mail, usuário do
Instagram e também, caso tenha uma loja física, pode adicionar a localização.
Isso vai facilitar ainda mais o atendimento ao cliente e dar mais credibilidade
para a sua empresa.
Mensagens
automatizadas e personalizadas
Essa funcionalidade permite que personalize
mensagens de "Boas-vindas" e de ausência, por exemplo. Assim quando um cliente
te chamar no final de semana ou fora do horário de expediente, não ficará no
"vácuo" ou achará que você não quer responder.
Inicie conversas
a partir de anúncios
Você costuma anunciar nas redes sociais? Então
saiba que pode conduzir seus clientes diretamente para o WhatsApp da sua
empresa, assim você agiliza a comunicação e pode fechar uma venda muito mais
rápido.
Expanda seu
negócio e fique mais próximo dos seus clientes com o whatsapp
Empreendedor, sabemos que você pode estar já
utilizando o WhatsApp para contato com seus clientes. Mas essa é uma ferramenta
preciosa e por isso merece atenção e uma estratégia bem definida.
Dessa forma, reúna sua equipe, entenda quais pontos
pode melhorar no WhatsApp Business da sua empresa, veja quais são as
informações que faltam e se o seu catálogo está atualizado. E ainda, busque
acompanhar tendências e entender o que seus concorrentes estão fazendo e o que
há de novo no WhatsApp, eles estão sempre trazendo novidades e atualizações
para ajudar o empreendedor.
Esperamos que esse blog tenha te ajudado a entender melhor por que
investir estrategicamente no WhatsApp em seu negócio é importante.
Fonte:
Questor
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