Você já se perguntou como sua empresa pode melhorar
o fluxo de caixa, reduzir a inadimplência de forma eficaz e sem prejudicar o
relacionamento com os clientes? A resposta pode estar em uma estratégia bem
elaborada de "Régua de Cobrança."
Neste texto, exploraremos o que é uma régua de
cobrança, seus benefícios, como criar uma eficiente, a importância da
automatização, a personalização na cobrança e as ferramentas e software que
podem tornar esse processo suave e eficaz.
O que é uma
régua de cobrança?
Uma Régua de Cobrança é um conjunto de etapas e
procedimentos predefinidos que uma empresa segue para gerenciar o processo de
cobrança de dívidas de seus clientes. Essas etapas não apenas ajudam a lembrar
os clientes de suas obrigações, mas também estabelecem um padrão claro de
comunicação e ações para lidar com a inadimplência.
Desta forma, ela opera através de um plano que deve
ser elaborado pensando em toda uma linha do tempo do processo de pagamento. Ou
seja, desde o primeiro momento onde o envio é realizado, como os lembretes de
vencimento e de fatura vencida.
Benefícios de
implementar uma régua de cobrança
O faturamento de uma empresa é importante para o
bom funcionamento da mesma, quando há inadimplência e caixa negativo as
consequências podem ser enormes. Por isso, implementar uma régua de cobrança
eficiente traz uma série de benefícios
· Melhora o fluxo de caixa: Uma régua bem estruturada ajuda a manter o dinheiro fluindo de forma
consistente.
· Redução da Inadimplência: Ao seguir um processo claro de cobrança, as chances de inadimplência são
significativamente reduzidas.
· Facilita o recebimento e deixa a cobrança mais
profissional: Quando a régua está funcionando corretamente,
as chances de receber em dia são muito maiores, isso sem prejudicar o
relacionamento com o cliente por cobranças indevidas.
· Adeus aos esquecimentos: Coma régua de cobranças, as chances de esquecer de realizar uma cobrança
quase se anulam. Tudo vai depender do método utilizado.
Como criar uma
régua de cobrança eficiente
Um dos maiores benefícios da régua de cobrança,
além da melhora na gestão e no fluxo de caixa, é o estabelecimento de uma
relação saudável com seus clientes. Por isso mesmo, ao criar uma régua de
cobranças é preciso estar atento a diversos fatores e o ideal é que ela seja
personalizada conforme cada cliente.
Também, a criação de uma régua de cobrança
eficiente envolve etapas como identificar os estágios de cobrança, definir
mensagens e prazos, e implementar procedimentos de acompanhamento. Vamos
explorar alguns desses passos:
Defina estágios:
Identifique quais serão as etapas e os estágios
pelos quais um cliente passa antes que você possa considerá-lo inadimplente. Ou
seja, antes de uma cobrança ativa, você pode optar por incluir na sua régua
lembretes amigáveis, para somente após a entrada dele no estágio de atraso
iniciar as notificações de atraso e ações mais sérias, como negociações de
pagamento.
Crie mensagens
para cada etapa de comunicação:
Determine as mensagens que devem ser enviadas em
cada estágio. Elas devem ser claras, profissionais e sem deixar de lado o tom
amigável.
Tenha definido
os prazos:
Estabeleça prazos específicos para cada etapa da régua
de cobrança. Por exemplo:
1º Estágio -
Primeiro Lembrete 7 dias após o vencimento
2º Estágio -
Segundo Lembrete 14 dias após o vencimento
3º Estágio - Notificação de Atraso 30 dias após o vencimento
4º Estágio - Oferta
de Negociação 45 dias após o vencimento
5º Estágio - Último Aviso 60 dias após o vencimento.
É importante em todos os estágios, manter um tom de
voz amigável, pois você não sabe se o seu cliente não está passando por
problemas financeiros. Seja gentil para manter um bom relacionamento com ele,
lembre-se que ele também é um promotor da sua marca.
Ter todos os estágios e prazos definidos com
clareza cria expectativas claras para os clientes e ajuda a manter o processo
em andamento.
Automatize a
Régua de Cobrança:
Utilize sistemas de automação para enviar mensagens
e lembretes automaticamente nos prazos definidos. Assim, assegura que nenhuma
etapa seja esquecida e economiza tempo."
Acompanhe e
Registre Interações:
Não permita que as informações se percam no meio do
caminho, ainda mais se você possui uma grande carteira de clientes. Registre
todas as interações com os clientes, incluindo telefonemas, e-mails e mensagens
de texto. Isso permite um histórico completo das comunicações, o que pode ser
útil em negociações futuras.
Seja
flexível:
Quando chegamos em um estágio onde é necessário
partir para as negociações, dentro de suas possibilidades, ofereça opções de
pagamento flexíveis, como parcelamento ou descontos para pagamento à vista.
Isso pode incentivar os clientes a quitar suas dívidas.
Lembre-se de que cada cliente pode ter
circunstâncias diferentes. Esteja aberto a negociações e seja empático com
situações financeiras difíceis.
Acompanhe e
analise resultados:
Acompanhe o desempenho da régua de cobrança, analisando
métricas como a taxa de recuperação de dívidas e o tempo médio de pagamento.
Use esses dados para ajustar e melhorar sua régua ao longo do tempo.
Treine sua
equipe:
Se você tem uma equipe envolvida no processo de
cobrança, certifique-se de que eles estejam bem treinados e sigam as diretrizes
da régua de cobrança de forma consistente. Também é importante que todos
estejam alinhados, assim a comunicação será cada vez mais assertiva.
Automatização da
régua de cobrança
Automatizar a régua de cobrança é um passo crucial
para otimizar o processo. Dessa forma, garanta que as cobranças serão
realizadas com eficiência e precisão, independentes de intervenção
humana.
Além disso, você ainda reduz as chances de erros,
como esquecimento do envio de lembretes e cobranças, ou ainda, o envio fora do
prazo. Garantindo assim, ainda mais segurança na operação e trabalhando para
aumentar a confiança dos seus clientes.
Mas a automatização tem muito mais vantagens,
como:
· Redução de custos;
· Facilidade no rastreamento e registro de interações;
· Escalabilidade;
· Personalização de mensagens;
· Acompanhamento ágil;
· Cumprimento de requisitos legais.
Por isso, contar com um sistema que te permita
criar uma régua de cobranças, personalizando o layout de envio de mensagem e
garantindo total eficiência é importante.
Mãos na massa
Como você viu, a régua de cobranças é uma
ferramenta que auxilia toda empresa na gestão do fluxo de caixa e no combate a
inadimplência. Nós esperamos que com essas informações e dicas você consiga
estabelecer uma régua ideal para a sua empresa.
Dessa forma, ao seguir estas dicas sobre régua de cobrança, sua empresa
estará bem preparada para melhorar o fluxo de caixa, reduzir a inadimplência e
manter relacionamentos saudáveis com os clientes!
Fonte:
Questor