Nova
funcionalidade da ferramenta auxilia empresários
O aplicativo Minha Empresa, idealizado pela
Receita Estadual do RS, passou a oferecer uma funcionalidade que era bastante
aguardada pelos usuários: a autorização do uso para terceiros. Até então, a
ferramenta, lançada em abril/2023, só podia ser acessada por pessoas com o CPF
ligado ao CNPJ da empresa, integrantes do quadro societário. Agora, os donos
podem autorizar o login por outros funcionários ou prestadores de serviço, como
contadores, por exemplo. O novo recurso foi disponibilizado na última semana
pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).
"Com a autorização, além dos sócios administradores da empresa, outros
colaboradores, como gerentes e profissionais de contabilidade, também podem
acessar as informações, o que traz ainda mais facilidade para os gestores das
empresas", detalha a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita,
Rachel Krug Einsfeld.
O Minha Empresa, que é gratuito, foi criado para auxiliar na gestão dos
negócios constituídos como microempresas ou empresas de pequeno porte, que são
os optantes do Simples Nacional. Utilizando dados dos documentos fiscais
eletrônicos, a ferramenta permite acessar gráficos e indicadores para a
administração da empresa, buscando facilitar o trabalho dos empresários que não
têm condições de desenvolver um sistema próprio. Assim, podem acessar
informações na palma da mão.
Na página principal, o app apresenta o total de compra e de vendas, que pode
ser visualizado com mais detalhes na aba "operações". Em outras abas, é
possível ver os maiores fornecedores, os clientes mais assíduos e os produtos
que a empresa mais comprou e mais vendeu. Em todos os casos, pode-se aplicar
filtros e escolher a periodicidade - os dados são disponibilizados de forma
agregada (diária, semanal, mensal e anual), do ano corrente e dos dois anos
anteriores. O app também informa sobre eventuais débitos existentes e
parcelamentos ativos com a Receita Estadual.
Segundo cálculos da Receita, o Minha Empresa pode beneficiar até 200 mil
negócios gaúchos. Desde o seu lançamento, o app já registrou cerca de 3 mil
downloads.
A tecnologia foi desenvolvida pela Receita Estadual do RS pela Procergs e é
fruto do diálogo com entidades representativas do setor por meio do Conselho de
Boas Práticas Tributárias. A ferramenta integra a agenda Receita 2030+,
composta por 30 ações de modernização da administração tributária do Rio Grande
do Sul. O Minha Empresa é o primeiro modelo desenvolvido no Brasil com a
finalidade de facilitar a gestão das empresas.
Até o fim do ano de 2023, o app contará ainda com uma outra funcionalidade, que
diz respeito ao Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples
Nacional (PGDAS), documentação onde é feita a declaração mensal obrigatória
pelas empresas integrantes do sistema de tributação simplificada.
Apesar de o PGDAS ser entregue ao governo federal, o app gaúcho vai começar a
gerar um documento com as informações necessárias aos empresários, como uma
espécie de "declaração pré-preenchida". O objetivo é auxiliar no cálculo e
oferecer mais segurança aos donos de negócios, para que mantenham a
regularização no Simples.
Como usar
Para fazer login, é preciso utilizar o acesso gov.br com CPF e senha. Depois,
os usuários devem digitar o CNPJ que desejam acompanhar no aplicativo. A
verificação de vinculação entre o CPF e o CPNJ garante confiabilidade e
segurança nas informações.
O Minha Empresa está disponível para download no Google Play e na App
Store.
Fonte:
Bibiana Dihl/Ascom Sefaz- RS, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil
Gostou da matéria e quer
continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a
nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!