Planejar o dia e gerenciar o
tempo é tarefa difícil para muitos proprietários, empreendedores e CEO's. Os
desacertos são maiores do que se pensa
É preocupante como as empresas falham na definição de
seus processos de atuação e na definição dos seus níveis de performance. Tudo
começa na alta direção. A falta de foco, a deficiência de objetividade e o não
planejamento do tempo prejudicam o desenvolvimento das atividades.
Mesmo que nas
universidades, nos treinamentos empresariais, nas palestras, ou seminários,
seja evidenciada a importância da administração do tempo esses conceitos não
são adequadamente aplicados pelos executivos no seus dia a dia. Comentem-se
erros elementares que acabam por prejudicar a sua capacidade de aproveitar
eficazmente o seu tempo.
Recentemente
encontrei com um empresário de uma empresa de médio porte e ele me falou sobre
a sua insatisfação com os resultados pessoais que estava obtendo. Apesar de sua
experiência no mercado ele disse: "O meu tempo parece que corre muito rápido.
Trabalho o dia todo, mas, não sinto que as coisas estão se desenvolvendo. São
muitas reuniões, telefonemas, interrupções do pessoal da área de vendas, cobranças
de pareceres sobre planilhas financeiras, participação no processo de
desenvolvimento do plano de marketing... Acho que preciso de um dia com mais
horas", brincou!
A desorganização do dia de trabalho do
executivo leva-o a pressão constante, decisões apressadas, inconsistência na
transmissão do propósito, missão e visão da empresa, e o envolvimento constante
em atividades que não lhe competem, e tornam o seu dia pouco aplicado
A ausência de um plano de trabalho detalhado, de uma organização sistemática de
atuação, tende a levar o executivo a ocupar todo o seu tempo, porém, sem a
devida eficácia, que poderia gerar resultados importantes em sua gestão.
A questão é que
alguns fatores levam os profissionais de empresas a saírem de suas principais
funções de cunho estratégico e passarem a se ocupar com as atividades tático ou
operacional, onde eles não são tão necessários, visto que já possuem equipes
formadas e remuneradas para desenvolver as atividades e tomarem ali as devidas
decisões. Caso essas equipes não estejam fazendo isto de forma adequada, pode
ser hora de fazer mudanças.
O papel principal do
gestor da empresa, é de evidência estratégica, e exige decisões
caracteristicamente de longo ou médio prazos. Há a prevalência de temas de
extensão e profundidade maior, tais como gerir os recursos globais, atuar como
o ponto central de comunicação entre os níveis da organização e definir as
direções a serem seguidas pela empresa.
Vale ressaltar que
alguns alto executivos são atraídos pelas atividades de nível tático, pois,
elas tendem a demandar decisões mais acelerados, tais como as áreas de
marketing, finanças, logística, e eles acabam se envolvendo com elas, e deixam
de focar em suas principais atividades.
É importante lembrar
que nas empresas de porte médio e pequeno essa questão toma outra configuração,
pois, o proprietário precisa assumir vários papeis, e até mesmo atuar no
front-end. É importante lembrar que no contato com clientes ou fornecedores,
não deve prevalecer o papel do "proprietário". Ainda vejo bastante aquela
figura do "dono", de cara fechada, - tomando conta do caixa! Na verdade, ali,
ele deve ser apenas mais um servidor dos clientes.
Vou citar aqui
alguns dos principais passos que devem ser seguidos para melhor gestão do tempo
dos executivos:
-
Planejar o dia com antecedência
- Definir metas e objetivos que se quer atingir no dia
- Saber priorizar as ações do dia;
- Não procrastinar as decisões;
- Dizer claramente "não", quando esta é a melhor resposta a ser dada;
- Gastar o tempo certo, de forma prioritária, nas funções que efetivamente lhe
cabem;
- Evitar de forma concreta entrar em assuntos que não lhe competem, pois, já existem
outros profissionais com as devidas responsabilidades.
Uma outra dica
importante sobre o tempo dos executivos de nível estratégico é que o comando da
empresa por uma só pessoa é um sistema superado. O cenário atual não suporta
mais presidentes, ou proprietários que atuem exclusivamente com a sua
"genialidade" e poder de administração. Casos excepcionais podem acontecer,
mas, a forma aconselhada de atuação é a gestão apoiada por equipes bem
preparadas, que contribuam com as suas expertises nas tomadas de decisões
estratégicas.
O tempo é um bem
precioso e sendo bem administrado aproxima do sucesso. Trabalhe respeitando inteligentemente
cada minuto, e perceba os resultados.
Fonte:
Estado de Minas
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