As organizações precisam
saber que os recursos tecnológicos são meios para aprimorar as ações de
mercado, e nada substitui o planejamento de marketing
Um grande número de
empresas já entendeu que jamais poderão abandonar a visão e o desenvolvimento
do seu processo de marketing global, pois, ela está inserida num processo que
se caracteriza por mudanças constantes, alta concorrência, e cenários
desafiadores, que exigem estudos intensos do mercado.
É uma realidade
marcante a necessidade da aplicação de novas tecnologias na produção e nos
meios de ofertas de produtos e serviços ao mercado. Neste caso, o investimento
em recursos digitais se torna determinante. Mas, não se pode confundir os
objetivos, com as armas a serem utilizadas para atingi-los.
As melhores e mais modernas ferramentas de
marketing precisam ser aplicadas, mas, elas devem ser utilizadas somente após a
definição de estratégias de médio e longo prazos de marketing. Os sistemas
digitais terão pouca eficiência se forem utilizados sem um sólido fundamento de
atuação no mercado.
Atualmente ter sistemas digitais em utilização é um pré-requisito.
Empresas concorrentes utilizam instrumentos equivalentes, e isto torna as suas
ofertas ao mercado muito semelhantes aos olhos dos clientes.
As organizações têm à sua disposição
soluções operacionais para lidar com os clientes. Elas utilizam ferramentas e
metodologias tais como marketing de conteúdo, funil de vendas, sistemas
outbound e inbound, CTA, páginas dedicadas exclusivamente a uma oferta,
sistemas tipo CRM, links patrocinados, sistemas e metodologias para viabilizar
o processo de definição e atendimento aos clientes. A integração desses
recursos é chamada de marketing digital.
É importante registrar que eu não considero a
utilização das ferramentas e metodologias digitais como sendo marketing
digital. Existem diferenças que as empresas precisam reconhecer. Eu concordo
com o professor Doutor Francisco Alvarez quando preconiza que: "para se fazer
justiça, e usar os termos adequadamente, deveria se falar - marketing + vendas
digitais -, e dessa forma começar a aprofundar o conhecimento e uso do termo
marketing".
O objetivo de vender produtos e serviços
aos clientes certos, na hora certa, ao preço certo, e prestar o melhor
atendimento pós-vendas, preferencialmente acima daquele esperado pelos clientes
é uma obrigação. Assim, os meios digitais são hoje básicos para viabilizar
esses atendimentos, mas, - não são o marketing da empresa.
É incontestável que a disponibilidade de recursos e metodologias baseados em
meios digitais facilitam as atividades das empresas e tornam a vida dos
clientes mais confortáveis. Contudo, muitas organizações têm pecado
profundamente nesta questão, pois, apostaram todas as suas forças nesses -
instrumentos - e acabaram por perder o seu lugar no "coração" e na mente dos
clientes.
Erros insuportáveis acontecem por falhas nos
processos digitais. Posso citar como exemplo as empresas de telefonia e bancos.
Elas oferecem insistentemente os seus serviços a clientes que já são seus
usuários e possuem esses serviços, ou produtos físicos a clientes que acabaram
de comprá-los.
Apesar de toda a evolução, falhas infantis são
cometidas. Para isso, eu recomendo que o pessoal do operacional se prepare
melhor para se relacionar com o front-end. Erros como estes, e vários outros,
são cometidos o tempo todo, e são casos que somente poderiam acontecer na Era
paleozoica.
Ao se confundir os recursos digitais com o
marketing, permite-se a ocorrência de uma dispersão de marcas, porque, são
muitas as ofertas com características, vantagens e benefícios muito
semelhantes, e os compradores não as distinguem mais com facilidade.
Vencem no mercado as organizações que
trabalham competentemente as suas estratégias e táticas de marketing, e assim,
pensam de forma holística, estudam o mercado constantemente, definem os seus
objetivos, as metas, estudam tudo sobre os concorrentes, e buscam fortalecer a
sua marca junto ao mercado. Além disso, utilizam os meios mais atualizados de relacionamento com
os clientes e logística avançada.
Fonte:
Estado de Minas
Gostou
da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos
conteúdos?
Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter
Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!