Saúde
e bem-estar, tecnologias inovadoras, alimentação saudável e negócios digitais
são algumas das opções que o Sebrae destaca como tendências
Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos
brasileiros que buscam maior flexibilidade, estabilidade e, claro, melhorar as
finanças pessoais. Mas, diante da complexidade do mercado, há muitas dúvidas
sobre quais são as melhores oportunidades para empreender no país.
O cenário econômico é relativamente
positivo. O país deve crescer em torno de 3% em 2023, mas desacelerar neste ano
para algo em torno de 1,5%. Nas palavras de Décio Lima, presidente do Sebrae
Nacional, o empreendedor precisa aproveitar as oportunidades disponíveis,
"pois o bom momento da economia dá mais segurança tanto para os que querem
investir em seus negócios, quanto para aqueles que querem começar a empreender."
Avanços tecnológicos, mudanças nas
expectativas dos consumidores e preocupações crescentes com questões sociais e
ambientais surgem como as tendências mais promissoras que definirão o cenário
empreendedor, segundo o Boletim de Tendências Multissetorial 2024 produzido
pelo Sebrae.
O material traz também oportunidades que
estão em alta ao redor do mundo, mas são pouco exploradas no Brasil, como
soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas, soluções sustentáveis na
agricultura e a oferta de serviços de saúde e bem-estar para populações de
baixa renda em comunidades carentes.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Um dos segmentos mais antigos e
tradicionais, o ramo de alimentação se reinventa para se adaptar aos novos
hábitos de consumo dos brasileiros. Sem gordura, sem conservantes, sem glúten,
sem lactose, sem origem animal, sem açúcar são algumas das personalizações que
as redes de alimentação estão mirando para a formatação de modelos de negócios.
Opções que estejam o mais próximo possível
de uma alimentação natural, como os orgânicos, por conta da preocupação com a
saúde e bem-estar, têm se tornado cada vez mais importantes.
ESTÉTICA
Em busca de uma aparência mais saudável e
jovem, as clínicas de estética têm se tornado cada vez mais populares com
serviços como tratamentos faciais, corporais e capilares para mulheres e
homens.
Com a pandemia, a tendência se
intensificou, e os empreendedores precisam estar atentos a essa demanda. O
mercado de saúde e bem-estar é muito amplo e oferece diversas oportunidades.
Vale lembrar que a demanda por serviços de
beleza em domicílio tem aumentado, e este é um excelente negócio para começar
com pouco dinheiro. Serviços como manicure e pedicure, maquiagem,
cabeleireiros, personal styling, entre outros, podem funcionar sem grandes
investimentos, pois se economiza no aluguel de um espaço físico já que os
clientes recebem os serviços de beleza no conforto da própria casa.
NEGÓCIOS DIGITAIS
Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Amaro e tantos outros. A lista de negócios que
começaram na internet e hoje são um sucesso é gigantesca. Mas, não são só esses
exemplos que merecem destaque quando se fala de empreendedorismo digital.
Embora seja dominado por nomes até globais, o mercado digital ainda oferece
oportunidades para os pequenos. O empreendedorismo digital se refere a um
modelo de negócio em que grande parte dos processos, transações e
relacionamento com o consumidor são realizados em um ambiente on-line.
Geralmente, ele envolve várias ferramentas e tecnologias. E o objetivo é levar
escalabilidade ao crescimento, criando uma integração entre todas as áreas do
negócio e facilitando a interação entre consumidor e vendedor.
Entram neste nicho tudo o que pode ser desenvolvido como marketing digital.
Altamente procurado por todos os tamanhos de empresas, engloba SEO (Search
Engine Optimization), gerenciamento de mídias sociais, criação de conteúdo,
e-mail marketing, entre outros.
Com o aumento do comércio on-line, as empresas buscam especialistas em
marketing digital para aumentar sua visibilidade e alcançar um público mais
amplo. Além disso, há o desenvolvimento de sites - item obrigatório como
plataforma para a empresa se comunicar com seus clientes, exibir seus produtos
ou serviços e até mesmo realizar transações comerciais.
EDUCAÇÃO
ON-LINE
O impacto da tecnologia na educação presencial é algo que tem aumentado a cada
ano. Com muitas aulas já acontecendo de forma remota, cursos on-line e
plataformas de ensino a distância estão se tornando cada vez mais comuns por
oferecerem uma maneira conveniente e acessível para as pessoas se atualizarem e
adquirirem novas habilidades.
Essa tendência reflete um cenário cada vez mais digital, no qual a educação
presencial precisa se adaptar a essas novas realidades. A educação e a
capacitação on-line permitem que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo e no
momento que for mais conveniente para elas.
Por isso, a oferta de níveis diferentes de carga horária e modalidades -
básico, intermediário e avançado - constrói uma experiência diferenciada para o
cliente.
Mas, atenção, é importante oferecer cursos de qualidade com informações
atualizadas e relevantes.
SUSTENTABILIDADE
Assim como a responsabilidade social, empresas que adotam práticas sustentáveis
e éticas de negócios têm mais chances de ganhar a lealdade dos consumidores,
aumentar sua reputação e contribuir para um mundo mais sustentável e justo.
Para se adaptar é importante adotar práticas sustentáveis, como reduzir o
consumo de energia, utilizar materiais recicláveis, investir em tecnologias
limpas, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de adotar práticas
socialmente responsáveis, como apoiar causas sociais e comunitárias, promover a
diversidade e a inclusão.
Mais do que seguir essas práticas, também é
possível empreender neste ramo. Apostar em soluções sustentáveis para a
indústria e agricultura pode fazer um pequeno negócio ser notável em pouco
tempo.
TECNOLOGIA
Nos últimos anos, muitas startups deram um salto em seu plano de negócios ao
vender serviços e recursos tecnológicos para pequenas e médias
empresas que oferecem uma experiência diferenciada para o cliente.
Criar sistemas capazes de aprender e tomar decisões de forma autônoma, sem a
necessidade de intervenção humana, que permitam a realização de tarefas repetitivas
de forma automática, reduzindo o tempo gasto em atividades manuais, têm grande
valor comercial.
Pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam lançar novos
negócios, visando oferecer serviços mais acessíveis e sustentáveis, reduzir
erros e custos e aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e
serviços, ajudar na identificação de padrões e tendências de mercado,
permitindo que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças do ambiente
digital.
Fonte: Diário do Comércio