Veja
como melhorar sua reputação, mitigar riscos e atrair investidores comprometidos
com a sustentabilidade e a responsabilidade social
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) representa os critérios
ambientais, sociais e de governança utilizados por investidores, empresas e
outras partes interessadas para avaliar o desempenho de uma organização em
áreas que vão além do aspecto financeiro.
Dessa maneira, adotar práticas de ESG é uma forma inteligente de se destacar no
mercado, atraindo não só clientes mais conscientes, mas também investidores
atentos à sustentabilidade e responsabilidade social. "Para os pequenos
empreendedores, o ESG proporciona um parâmetro que contribui para a construção
de empresas mais sólidas e resilientes", explica Danilo Gurdos, professor
de sustentabilidade da escola Aberje (Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial).
Segundo ele, o ESG pode ser vantajoso em diversos aspectos para o
pequeno empreendedor. "Por exemplo, ao adotar práticas ambientais como a
redução do uso de plástico e a implementação de energia renovável, os pequenos
negócios não apenas reduzem seus custos operacionais, mas também fortalecem sua
imagem perante clientes e parceiros, que cada vez mais valorizam empresas
comprometidas com a proteção do meio ambiente", afirma.
Pensando nisso, confira 5 práticas
essenciais de ESG que podem ser facilmente implementadas em seu negócio!
1.
Gestão sustentável de resíduos
A gestão sustentável de resíduos é uma parte superimportante para qualquer
negócio, porque envolve maneiras de atribuir valor ao que jogamos fora. Isso
inclui reciclar coisas que podem ser usadas novamente, transformar restos de
comida em adubo por meio da compostagem e achar jeitos criativos de
reaproveitar materiais antes de pensar em descartá-los.
Mas não para por aí. É importante também falar com quem trabalha conosco sobre
como todos podem ajudar a cortar o desperdício. Isso pode ser feito com treinamentos simples
ou até campanhas que mostram como pequenas mudanças no dia a dia fazem uma
grande diferença. Assim, a equipe toda começa a ver como é fácil e importante
adotar essas práticas.
"Na prática, um primeiro passo costuma ser começar ou melhorar a gestão
sobre esse tema, por exemplo, acompanhando a quantidade de resíduos gerados e
implementando medidas para reduzi-los ao longo do tempo [.]. Na sequência, é
natural que os pequenos empreendedores comecem a se aprofundar nos assuntos estratégicos
envolvendo a gestão de resíduos e trabalhar formas de inovar envolvendo
projetos de economia circular para agregar ainda mais valor ao que oferecem aos
clientes", recomenda Danilo Gurdos.
Um ambiente de trabalho diverso e inclusivo é positivo para pequenos negócios
(Imagem: anna.spoka | ShutterStock)
2.
Promoção de igualdade e inclusão
Promover a diversidade e a inclusão vai muito além de apenas cumprir
quotas ou criar uma imagem positiva; trata-se de abraçar um espectro completo
de vozes e experiências que podem, de fato, levar a decisões mais criativas e
soluções inovadoras dentro da empresa. Ao estabelecer políticas que incentivem
a contratação e promoção de uma equipe diversificada, pequenos empreendedores
podem desbloquear um potencial incrível que reside na variedade de pensamentos
e perspectivas.
Isso não apenas contribui para um ambiente
de trabalho mais rico e respeitoso, mas também reflete positivamente na forma
como a empresa é vista pelo mundo exterior. Ao celebrar as diferenças, os negócios
não apenas se posicionam como lugares de trabalho agradáveis, mas seguem um
movimento global em direção a um futuro mais inclusivo e diversificado.
"Os pequenos empreendedores podem adotar critérios de recrutamento e
seleção que valorizem a diversidade, implementar programas de treinamento e
desenvolvimento inclusivos e criar uma cultura organizacional que respeite e
celebre as diferenças e também minimize os riscos, por exemplo, de situações
negativas que envolvam discriminações (seja entre funcionários ou para com
outras partes)", sugere o professor de sustentabilidade da escola
Aberje.
3.
Compras conscientes e sustentáveis
Adotar práticas de compras sustentáveis significa investigar como os
fornecedores tratam seus trabalhadores, se eles respeitam o meio ambiente e se
estão realmente comprometidos com métodos de produção que protegem o planeta.
Isso também pode envolver a busca por produtos locais, para reduzir a pegada de
carbono associada ao transporte de mercadorias.
"Além disso, ao comunicar de forma transparente e autêntica os esforços da
empresa em direção à sustentabilidade, os pequenos empreendedores não apenas
fortalecem sua conexão com um mercado consciente, mas também inspiram outros a
seguirem o mesmo caminho, criando uma comunidade de negócios com propósitos
diferenciados e intencionalidade em gerar impactos positivos por meio de seus
produtos e serviços, o que pode agregar ainda mais valor", esclarece
Danilo Gurdos.
4.
Eficiência energética e redução do carbono
Focar a eficiência energética e a redução de carbono é uma estratégia
inteligente que vai além da simples economia nos custos de energia. Torna
o negócio mais verde e mais responsável perante a comunidade e os
clientes. Iniciativas como melhorar o isolamento dos edifícios, utilizar
lâmpadas de baixo consumo, incentivar o uso de transporte menos poluente pela
equipe e fazer a transição energética para usar fontes de energia renováveis
podem fazer uma grande diferença.
"Ao instalar equipamentos energicamente eficientes e otimizar os processos
de produção para minimizar o desperdício de energia, os empreendedores não
apenas reduzem seus custos operacionais, mas também contribuem para a
preservação dos recursos naturais e para a mitigação das mudanças
climáticas", afirma o professor.
E os benefícios se estendem: "Ao adotar fontes de energia renovável e
calcular e compensar as emissões de carbono associadas às operações da empresa,
os empreendedores não apenas demonstram seu compromisso com a sustentabilidade,
mas também criam oportunidades para novos modelos de negócios e parcerias
estratégicas", afirma Danilo Gurdos.
5.
Engajamento e desenvolvimento comunitário
Envolver-se ativamente com a comunidade não só fortalece a rede de apoio local,
mas também constrói uma imagem positiva da empresa. Participar de iniciativas
locais ou liderar projetos de melhoria comunitária pode abrir portas para
novas oportunidades de negócios e parcerias. Além disso, os
funcionários se sentem mais motivados e orgulhosos ao trabalhar para uma
empresa que não apenas busca lucro, mas também contribui de forma significativa
para o bem-estar da comunidade.
"O engajamento com a comunidade é um elemento vital para o sucesso
sustentável dos pequenos empreendimentos, pois vai além de simples transações
comerciais para criar laços genuínos e significativos com o ambiente ao redor.
Ao trabalhar em colaboração com a comunidade, os empreendedores podem criar
impactos positivos duradouros e construir um legado significativo que impacta
positivamente o sucesso comercial", conclui Daniel Gurdos.
Fonte: Correio Brasiliense