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Qual é o melhor setor para empreender? Veja 4 dicas para fazer essa escolha


Publicada em 11/06/2024 às 16:00h 


Segundo o GEM 2023, ter um negócio próprio é o 3º maior sonho dos brasileiros. Encontrar uma área de identificação é fundamental, dizem especialistas

Ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho dos brasileiros, citado por 48% dos respondentes da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor - GEM) 2023, realizada pelo Sebrae. Porém, o caminho para abrir uma empresa inclui muitos desafios. Um deles é escolher o melhor setor para empreender.


A decisão deve levar alguns fatores em consideração, entre eles, os interesses e as habilidades individuais de quem abrirá o negócio. "É difícil encontrar um setor que seja bom para qualquer pessoa, então o critério principal deve ser relacionado à sua expertise e sua vivência naquele setor. Às vezes, de alguma maneira, é o setor que te escolhe", diz Marcelo Aidar, professor de empreendedorismo da FGV EAESP.

Também é importante ter em mente que, independentemente da escolha do setor, será preciso se dedicar e desenvolver habilidades. "O empreendedorismo demanda muita resiliência, dedicação e planejamento para fazer acontecer na prática", diz Valquiria Rizzo, coordenadora do grupo de empreendedorismo, sustentabilidade e inovação do Senac-SP.


A seguir, confira 4 passos que podem ajudar a escolher o melhor setor para abrir um negócio:

1. Busque um setor que gere identificação

"Geralmente, uma pessoa faz bem aquilo que ela gosta, então é fundamental empreender com algo com que ela se identifique. A pessoa se torna mais detalhista e capaz de encontrar as maiores oportunidades, o que é fundamental para o empreendedor ter sucesso", diz Aidar.

"É possível adquirir o know-how em algo com que a pessoa não se identifique. Porém, geralmente ela não conhecerá as armadilhas do setor e o empreendimento terá menos chances de dar certo", completa o professor.

Além de ter o fator identificação, Rizzo lembra que a pessoa deve ser excelente no que faz para conseguir faturar. "Se o indivíduo é bom em determinada área, ele normalmente irá receber boas avaliações de amigos e parentes. Um cozinheiro ou costureiro costuma começar fazendo serviços para familiares e pessoas próximas", afirma.

2. Comece com pouco e faça testes

Para a coordenadora do Senac-SP, a melhor tática para acertar na escolha, independentemente do setor, é realizar pequenos testes para entender se aquele produto ou serviço tem potencial. "Pode ser até em casa ou na garagem, mas é importante testar e entender o mercado consumidor e escalar de forma gradativa", recomenda.

No caso de uma pessoa que quer ter um restaurante, por exemplo, Rizzo sugere chamar pessoas desconhecidas para experimentar determinados pratos e pedir feedbacks.

3. Faça análise de mercado

A melhor forma de eliminar riscos na escolha do setor é realizar a análise de mercado. "Isso inclui identificar o público-alvo (e qual é o poder de compra), fornecedores de matéria-prima (se os insumos são de fácil acesso) e a concorrência para entender se é um mercado muito acirrado", explica Davi Jerônimo, consultor de negócios do Sebrae-SP,

Segundo ele, existem algumas maneiras de fazer o estudo de mercado. "A pessoa pode ir em uma associação comercial daquele setor e coletar dados, perguntar a sindicatos e procurar relatórios sobre o setor", exemplifica. Rizzo lembra que o empreendedor deve estudar a região pretendida, especialmente os bairros, para descobrir se a localidade está saturada de algum tipo de negócio.

4. Busque fatores de diferenciação

Caso o potencial empreendedor identifique que a concorrência é muito alta, ele pode encontrar alternativas, "como um preço mais baixo ou um prazo menor", sugere Jerônimo.

Já Rizzo lembra que o empreendedor pode encontrar uma maneira criativa de oferecer um mesmo serviço. "Por exemplo, um cabeleireiro em uma região com muitos salões de beleza pode investir em serviços em domicílio. Às vezes os clientes não têm muito tempo para ir ao estabelecimento, ou têm dificuldades porque precisam cuidar dos filhos", diz Rizzo.

"O empreendedor pode identificar uma oportunidade para oferecer o serviço que quer, mas de uma forma que não seja 'mais do mesmo'", completa.

Dica extra: Busque aprendizado constante

Independentemente do setor escolhido, a dica de Rizzo é nunca parar de estudar para aprimorar o próprio negócio e ver como outras áreas podem se misturar. A coordenadora lembra que mesmo quem não empreende com tecnologia pode inserir ferramentas que melhorem as suas operações.

"As tendências de mercado mudam o tempo todo. Tivemos o metaverso, agora temos a inteligência artificial, e são tecnologias que sempre surgirão. Algumas remodelaram o mercado e as profissões, como Uber e iFood, e o empreendedor deve estar sempre se atualizando por meio de cursos, eventos e redes de relacionamento."

Fonte: PEGN










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