Esse tipo de turismo é voltado para um público exigente que busca
conforto, sofisticação e diferenciais que fogem do convencional
O segmento de turismo de luxo representa uma fatia significativa da indústria
de viagens, sendo caracterizado pela grande oferta de experiências exclusivas e
serviços de alta qualidade.
Esse tipo de turismo
é voltado para um público exigente que busca conforto, sofisticação e
diferenciais que fogem do convencional. Para além de hospedagens e vivências
luxuosas, um dos aspectos mais importantes desse nicho é o atendimento
personalizado.
Com um foco
crescente em personalização, bem-estar e sustentabilidade, o turismo de luxo
continua a evoluir para atender às demandas dos clientes.
Uma projeção , realizada pela Brainy
Insights, afirma que os avanços no mercado global de viagens de luxo devem resultar
em um crescimento significativo do segmento nos próximos dez anos, atingindo
US$ 3,02 bilhões até 2032. A pesquisa ainda afirma que entre os fatores
determinantes que influenciam o crescimento do setor estão o aumento da renda
disponível e o desejo de exclusividade.
Para Osmar
Rodrigues, diretor da Travel Class, agência de viagens nacionais e
internacionais personalizadas e consultoria em experiências de luxo, o setor
tem observado também uma transformação da sociedade no período
pós-pandemia, refletindo na busca por experiências significativas e
conscientes.
"Esses turistas buscam contato com a
natureza, bem-estar, reconexões familiares e com amigos. O luxo, para muitos,
não é a ostentação e o glamour em viagens, e sim vivenciar experiências agregadas
a cultura, aventura e estar em contato com novas vivências", pontua
Osmar.
Com a projeção positiva, a hotelaria e os
serviços de luxo no Brasil também ganham destaque, oferecendo experiências
relacionadas ao perfil do novo turista.
O último anuário da
Brazil Luxury Travel Association (BLTA) informa que o faturamento conjunto dos
associados que compõem a instituição foi de R$ 2,226 bilhões em 2022, apontando
um crescimento de 11,96% em relação aos números de 2021
"Agências de viagens
especializadas nesse público também se beneficiam com o aumento das vendas e do
faturamento. O interesse no mercado da América Latina tem aumentado e essa
tendência deve continuar nos próximos anos, com os mais ricos dispostos a
gastar com viagens pelo país", afirma o diretor da Travel Class.
Um dado importante,
ressaltado pelo relatório da BLTA, é que a origem da demanda pelos serviços de
turismo de luxo no país é, em grande parte, de brasileiros: 37% são do Brasil,
seguidos pela Europa (32%) e América do Norte (24%). Já entre as atividades que
possuem maior demanda por parte dos viajantes, a personalização dos serviços
está em segundo lugar na lista.
Rodrigues explica que, para conquistar essa
parcela de viajantes, é preciso investir em atendimento individualizado, organização
de roteiros exclusivos, parcerias com importantes fornecedores e expertise
também em destinos internacionais.
"É uma abordagem que
visa criar experiências memoráveis para os viajantes, atendendo às suas
necessidades, preferências e expectativas específicas. O relacionamento com o
cliente não termina quando a viagem acaba. Oferecer suporte pós-venda, como
feedback e follow-up, pode ajudar a construir uma relação que incentiva a
fidelização", pontua o especialista.
Fonte:
Folha de Pernambuco
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