No sábado, 17/08/2024, veio a falecer, aos
93 anos, Silvio Santos.
Praticamente todo brasileiro conhecia o
Silvio como apresentador de TV e sabia que ela era dono da própria TV, tinha
mais algumas empresas... mas talvez passasse desapercebido o seu forte lado
empreendedor, o que será o foco deste pequeno texto.
Silvio Santos teve suas características
empreendedoras aflorando bem cedo. Em 12 de dezembro de 1930, no bairro da
Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, nascia Senor Abravanel (nome de batismo de
Silvio Santos). Aos 14 anos começou vendendo capa para título eleitoral. Em
seguida, começou a vender canetas. Aos 18 anos, quando servia o Exército
Brasileiro, usava a Barca Rio-Niterói para ir de casa ao quartel e vice-e-versa
(naquela época ainda não tinha a Ponte Rio Niterói). Observou que aquele
período da viagem era muito silencioso, resolveu comprar uns equipamentos de som
e passou a fazer uma programação de animação na viagem, com direito a
realização de bingos (tendo como prêmios, principalmente, jarras e quadros) e a
venda de bebidas. O sucesso foi tão grande que acabou comprando a própria
barca.
Infelizmente, a barca sofreu um acidente o
que impediu Silvio de continuar o seu trabalho ali. Porém, um marca de cerveja
o convidou para ir para São Paulo, onde se apresentava em espetáculos e circos.
Nesse ambiente, Silvio conheceu Manuel de Nóbrega (pai do Carlos Alberto de
Nóbrega, do Programa a Praça é Nossa). Manuel de Nóbrega era dono do Baú da
Felicidade, uma espécie de negócio em que a pessoa pagava um carnê durante o
ano e no final recebia um baú cheio de presentes. Manuel de Nóbrega estava
enfrentando dificuldades na condução do Baú da Felicidade e pediu ajuda para
Silvio Santo, que era formado em contabilidade, e reergueu o empreendimento.
Aos 30 anos teve o seu primeiro programa de
TV, onde entre as atrações, fazia propaganda do Baú da Felicidade.
Entre 1965 e 1975 ele fundou ou comprou
mais de dez empreendimentos - como a Baú Construtora, a concessionária Vimave e
a Marca Filmes - que em 1972 passaram a ser administradas pela holding Silvio
Santos S/A. Em 1969 ele fundou a Baú Financeira, embrião do que se transformaria
no Banco PanAmericano (este foi um dos empreendimentos não bem sucedido de
Silvio Santos). Em 1975, a divisão financeira do Grupo Silvio Santos ganharia
ainda o reforço da Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar
a TeleSena.
Na TV, costumava alugar os horários,
apresentar o seu programa e vender os espaços de propaganda, o que lhe rendia
mais dinheiro. Em 1975, venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de
Janeiro. Com isso, recebeu a concessão para ter a sua TV, que começou como
TVS (TV Silvio Santos) e com a chegada de mais quatro canais, em 1981, se
tornou o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Em 2006 Silvio Santos
fundou a Jequiti cosméticos e, em 2007, inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar,
Guarujá, no litoral de São Paulo.
Assim, um homem simples, que começou como
camelô, construiu um império (R$ 1,63 bilhão, em 2022, conforme a revista
Forbes), atuando em vários ramos de atividade. Porém, sempre procurou exercitar
paralelamente o seu dom de comunicador, o que o fez com muita distinção. Ao
longo de sua vida, em seus programas e entrevistas, era comum passar
ensinamentos sobre comportamento, ética e empreendedorismo.
Marcone
Hahan de Souza
Contador
e Administrador. Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil.