A
Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental
no crescimento das startups brasileiras. Atualmente, 78 % das empresas
inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para
automatizar processos e fornecer insights. Os dados são do levantamento
Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a
investidora de empresas em estágio inicial ACE Ventures. A pesquisa entrevistou
cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300
milhões.
O resultado é que
65% das startups brasileiras tiveram aumento no seu crescimento e eficiência
operacional com utilização da Inteligência Artificial. A análise de dados é a
principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%) , seguido
pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e
para a personalização da experiência do usuário (16,4%), conforme mostra o infográfico.
O Sebrae tem atuado
junto com os atores da cadeia de inovação, como o Centro de Excelência em IA
(CEIA), para avançar em agendas estruturantes no uso da IA nos pequenos
negócios, viabilizando o acesso às novas tecnologias, investindo na inclusão
produtiva e fluência em IA, no mapeamento e apoio à implementação de novas
oportunidades de negócio, principalmente para os setores intensivos da cadeia
produtiva e no fomento à startups.
O diretor-técnico do
Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatiza que "a Inteligência Artificial é
uma agenda com potencial de transformar uma nação. Por isso, diversos países e
continentes tem se organizado para tal e o Brasil não está atrás". O
dirigente destaca ainda que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou no início de agosto o Plano Brasileiro de
IA, com investimentos previstos na casa de R$ 23 bilhões para os próximos 4
anos e o Sebrae é parte fundamental para o plano.
Alexandre Souza,
gerente de Inovação do Sebrae de Santa Catarina, destaca que o caminho para a
plena integração da IA nas operações empresariais não é isento de desafios,
também, para startups. "Dados do Observatório Sebrae Startups mostram que
a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os
custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras
significativas. Além disso, a complexidade da integração com sistemas
existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a
adoção de soluções baseadas em IA", pontuou o gestor.
"Apesar desses
obstáculos, o impacto da IA já é visível no aumento da eficiência operacional e
no crescimento de muitas startups. À medida que mais empresas abraçam essa
inovação, a expectativa é que a IA continue a desempenhar um papel central na
transformação digital e na criação de valor em diversas indústrias",
completou.
Superadas as
dificuldades, é importante que as startups brasileiras permaneçam neste
caminho. Isto porque a inteligência artificial também tem se tornado um
atrativo para os investimentos. De acordo com a pesquisa, 60% dos
empreendedores apontam que houve aumento do interesse dos investidores por
empresas que usam IA.
As startups voltadas
para a )educação (Edtechs) são as que mais utilizam as ferramentas de
inteligência artificial (9%). As financeiras (8%), de tecnologia verde (5,5%) e
aquelas ligadas à agricultura (5,5%) também estão entre as empresas inovadoras
que mais utilizam soluções inteligentes para otimizar as operações.
Fonte:
Tiinside
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