Entre as vantagens de ter uma marca registrada, estão a proteção legal
contra cópias e imitações, assim como valorização do negócio e diferenciação no
mercado
Os donos de pequenos negócios interessados em registrar sua marca no
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) têm até 60% de
desconto no pagamento das taxas para dar entrada no pedido e demais
serviços relativos ao registro, como a emissão de certificado de marcas.
Todo o processo de registro
é 100% on-line, desde o preenchimento até o pagamento das taxas. Apenas o Inpi
pode receber valores, e isso deve ser feito por meio de uma GRU emitida no
próprio site do órgão. Clique aqui para acessar informações
sobre custos e pagamentos.
No Brasil, qualquer pessoa
física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode
requerer o registro de uma marca no Inpi. Se for pessoa física, é preciso
comprovar a atividade. Se for uma empresa, recomenda-se registrar a marca no
CNPJ e não no CPF de um dos sócios para evitar futuros problemas.
O registro da marca é a
única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores, imitadores e até
mesmo da concorrência. Além disso, ter uma marca registrada valoriza o negócio,
transmitindo profissionalismo e segurança para os clientes. Inicialmente, o
registro tem duração de dez anos que pode ser prorrogável.
Para pequenos negócios, que
muitas vezes têm recursos limitados, essa proteção pode fazer a diferença entre
o crescimento sustentável e o risco de prejuízos inesperados.
A analista de Inovação do
Sebrae Hulda Giesbrecht conta que há casos de empresas que criaram suas marcas,
investiram no desenvolvimento da identidade visual, na produção de materiais de
divulgação e realização de campanhas, sem se preocuparem em realizar o registro
da marca previamente e, mais tarde, foram acionadas por outra empresa que era a
titular daquela marca. "Isso pode gerar um grande prejuízo para a empresa, além
do desgaste junto ao mercado e consumidores pela necessidade de trocar e
assumir outra marca", avalia.
Confira abaixo mais
vantagens de registrar a marca do seu pequeno negócio:
1.
Valorização do Negócio
Uma marca registrada é um ativo valioso, que pode ser licenciado, vendido ou
até mesmo usado como garantia para empréstimos. Isso aumenta o valor de mercado
da empresa e pode ser atrativo para futuros investidores.
2.
Diferenciação no Mercado
Em mercados competitivos, o registro ajuda a diferenciar o negócio de seus
concorrentes, garantindo que ele tenha uma identidade própria e não corra o
risco de ser associado a outras empresas.
3.
Expansão de Negócios
Caso o empreendedor deseje expandir para outros estados ou países, a marca
registrada facilita o processo de expansão e impede que terceiros registrem o
mesmo nome nessas regiões. Para registros em outros países, é necessário fazer
o pedido nos países específicos em que se deseja a proteção via o Tratado de
Madri.
Fonte: Agência Sebrae
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