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Empreender


Publicada em 26/01/2025 às 10:00h 

O maior motivo pelo qual muitas empresas não conseguem chegar nem aos cinco anos de existência é a quantidade e dificuldade dos desafios que aparecem no caminho.


Desafios existem e precisam ser superados, não importa o tamanho do seu negócio. Por conta deles, muitas empresas não chegam aos 5 anos de existência.

Para evitar que sua empresa entre em qualquer uma dessas estatísticas, é preciso conhecer os obstáculos vivenciados na jornada empreendedora e aprender como superá-los.


Confira os principais desafios que o empreendedor enfrenta e dicas de como superá-los.


Vamos a eles?


SABER QUANDO PARTIR PARA A AÇÃO


Saber quando dar o primeiro passo e investir no empreendedorismo é uma das maiores dores das pessoas e, muitas vezes, acaba se tornando um grande obstáculo, onde a autossabotagem fica cada vez mais presente.


Criar uma rede de apoio e conversar com quem já tomou essa decisão pode gerar mais segurança para se tornar uma pessoa empreendedora. Outro ponto importante é investir em capacitação e se planejar.


Mas lembre-se: muito do empreendedorismo é aprendido na prática.



PLANEJAMENTO: IMPORTÂNCIA DE AVALIAR A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO



Entender as reais oportunidades do mercado é um grande desafio. O plano de negócios é a ferramenta que ajuda nessa tarefa.


-Nele são descritos os objetivos da empresa, recursos que vão sustentá-la, informações sobre o setor e o mercado, concorrência e quais seus diferenciais. 

-Também são destacados pontos fortes e fracos do negócio, identificando a viabilidade da ideia, o que reduz as chances de erro na operação.


ACESSO E RECURSOS, CRÉDITO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO


É normal que os negócios comecem com recursos limitados e com certa dificuldade de acesso ao crédito.


Para abrir ou desenvolver uma micro ou pequena empresa, instituições financeiras como Caixa e BNDES, cooperativas de crédito e fintechs, disponibilizam linhas específicas.


É imprescindível se atentar às taxas de juros, prazos e capacidade de pagamento.


CONHECER O CLIENTE E DEFINIR PÚBLICO-ALVO


Saber tudo sobre o seu negócio é importante, mas não suficiente. Para atingir o sucesso no empreendedorismo, é preciso saber definir o seu público-alvo e conhecer o seu cliente. 


Para isso, você pode usar as informações de cadastros do seus clientes e fazer pesquisas e enquetes por e-mail para coletar feedbacks dos consumidores. Mas lembre-se de ficar atento à LGPD.


Outra forma de conhecer seu mercado, são as redes sociais. Elas também são uma ótima opção para quem ainda não tem um negócio e, por esse motivo, não tem dados de clientes. Você pode analisar as opiniões de clientes e seguidores da sua concorrência e organizar uma base de dados que vai ajudar na definição do seu público-alvo.


Por mais que empreender possa parecer um caminho cheio de espinhos, existem muitos benefícios nesta jornada, afinal investir em algo que você acredita e ter a possibilidade de sucesso fazendo o que você ama é um dos maiores motivadores para continuar empreendendo.

Fonte: Sebrae RS







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