PLANEJAMENTO:
IMPORTÂNCIA DE AVALIAR A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Entender as reais oportunidades do mercado é um grande desafio. O plano de
negócios é a ferramenta que ajuda nessa tarefa.
-Nele são descritos os objetivos da empresa, recursos que vão sustentá-la,
informações sobre o setor e o mercado, concorrência e quais seus
diferenciais.
-Também são destacados pontos fortes e fracos do negócio, identificando a
viabilidade da ideia, o que reduz as chances de erro na operação.
ACESSO E RECURSOS, CRÉDITO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO
É normal que os negócios comecem com recursos limitados e com certa dificuldade
de acesso ao crédito.
Para abrir ou desenvolver uma micro ou pequena empresa, instituições
financeiras como Caixa e BNDES, cooperativas de crédito e fintechs,
disponibilizam linhas específicas.
É imprescindível se atentar às taxas de juros, prazos e capacidade de
pagamento.
CONHECER O CLIENTE E DEFINIR PÚBLICO-ALVO
Saber tudo sobre o seu negócio é importante, mas não suficiente. Para atingir o
sucesso no empreendedorismo, é preciso saber definir o seu público-alvo e
conhecer o seu cliente.
Para isso, você pode usar as informações de cadastros do seus clientes e fazer
pesquisas e enquetes por e-mail para coletar feedbacks dos consumidores. Mas
lembre-se de ficar atento à LGPD.
Outra forma de conhecer seu mercado, são as redes sociais. Elas também são uma
ótima opção para quem ainda não tem um negócio e, por esse motivo, não tem
dados de clientes. Você pode analisar as opiniões de clientes e seguidores da
sua concorrência e organizar uma base de dados que vai ajudar na definição do
seu público-alvo.
Por mais que empreender possa parecer um caminho cheio de espinhos, existem
muitos benefícios nesta jornada, afinal investir em algo que você acredita e
ter a possibilidade de sucesso fazendo o que você ama é um dos maiores
motivadores para continuar empreendendo.
Fonte: Sebrae RS