Professor dá dicas para qualificar as frentes
virtuais das marcas. Uma das orientações é deixar publicações no perfil com
informações práticas e de fácil acesso
Estratégias de marketing nos meios digitais têm sido usadas como um
diferencial para atrair novos clientes. A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos
Pequenos Negócios, divulgada pelo Sebrae em fevereiro de 2025, mostra que 59%
das micro e pequenas empresas (MPEs) investiram pelo menos uma vez, durante
2024, em anúncios on-line, principalmente em redes sociais.
Apesar de direcionar recursos para esse tipo de publicidade, outro
levantamento do Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento
Industrial (ABDI), indicou que empresas de pequeno porte ainda não aproveitam
plenamente o marketing digital. Para otimizar os resultados de empresas menores
no ambiente digital, o coordenador da Escola de Negócios da Fadergs, Diogo Simões
Pires, dá dicas sobre estratégias acessíveis para aumentar presença nas redes
sociais e qualificar outras frentes virtuais da marca.
Consolidar um
bom perfil
Para construir uma presença digital nas
redes sociais que fortaleça o pequeno negócio, o primeiro passo é criar
perfis em diferentes redes sociais com um nome fácil de ser encontrado pelos
clientes que buscarem mais informações da empresa, sendo importante tentar
manter o mesmo username em todas as plataformas para ser localizado com mais
facilidade. "A escolha de um nome claro e simples facilita que clientes
potenciais encontrem a marca no ambiente digital, assim como o uso da mesma
identidade visual da empresa", explica Pires, que também destaca a
importância de manter a descrição do perfil coerente com as atividades da
empresa.
Para manter uma comunicação eficiente a partir do perfil, também é
fundamental deixar publicações com informações práticas e de fácil acesso.
"Perfis digitais de estabelecimentos devem manter a localização, horário de
funcionamento e canais de contato de forma clara e em locais visíveis, como nos
destaques do Instagram", recomenda.
Ao aplicar as dicas para configurar o perfil de forma atrativa, os
pequenos empreendimentos passam a enfrentar o maior desafio do marketing digital,
o da produção de conteúdo que seja relevante para o público, sem focar
excessivamente nas vendas. "Conseguir criar conteúdos de valor para
potenciais clientes, como dicas ou curiosidades, ajuda a criar um
relacionamento mais próximo com o público", orienta. O ideal é
compartilhar informações relacionadas aos produtos e serviços de maneira a
engajar o público e fortalecer a marca, mas sem ser comercial o tempo todo.
Estratégias
para conquistar a atenção nas redes sociais
Em um ambiente digital cada vez mais concorrido para as marcas que
disputam a atenção do público, micro e pequenas empresas devem adotar
estratégias para impulsionar o crescimento de perfis nas plataformas mais
importantes para o negócio. Segundo a 9ª edição da Pesquisa Pulso, nos últimos três
anos MEIs e MPEs vêm priorizando a presença no Instagram. Por isso, o
coordenador da Escola de Negócios da Fadergs recomenda algumas práticas que
geram engajamento na plataforma.
Para estabelecer um perfil forte no Instagram, é indicado seguir
pessoas que se encaixam como potenciais clientes, empresas que atendam o mesmo
público e influenciadores na região. "Se eu tenho
uma hamburgueria, por exemplo, posso seguir os perfis de outros restaurantes
importantes e com bastante seguidores", comenta o professor ao explicar que
esse hábito contribui para aumentar a visibilidade do negócio.
Para manter um perfil relevante, é fundamental identificar temas
relacionados à atuação da empresa que sejam de interesse do público, criando
conteúdos relevantes que atraiam potenciais clientes e incentivem o
engajamento.
Escolher
formatos mais práticos e virais para o conteúdo
Os negócios devem apostar em vídeos curtos, que não exijam roteiros
elaborados ou edições complexas, mas que ajudem a dar um rosto ao negócio e
estabelecer uma conexão direta com o público.
Buscar
parcerias com influenciadores locais
Vale a pena identificar influenciadores ativos na microrregião e
conversar sobre propostas de parcerias. A tendência de marketing de influência
pode ser aplicada em pequenos negócios ao se encontrar influenciadores que
ainda não têm impacto nacional mas têm conexão com o público que a empresa
busca atrair. Essa estratégia tende a gerar resultados mais rápidos e
significativos.
Pagar
para impulsionar publicações
Caso o micro ou pequeno empreendedor decida investir em impulsionamento
de publicações, é importante lembrar que os bons resultados vêm com o tempo e a
constância. O professor recomenda investimentos de baixo valor, mas pelo menos
uma vez por semana.
Marketing digital para além
das redes sociais
Para alcançar melhores resultados com estratégias de marketing digital,
o especialista ressalta que pequenos negócios devem expandir as boas práticas
para além dos perfis nas redes sociais. Entre elas, priorizar a atualização das
informações no Google Meu Negócio e demais ferramentas de busca na internet.
Além disso, é importante monitorar a reputação da empresa em sites de avaliação
de clientes para oferecer respostas ágeis e transparentes.
Manter o Whatsapp Business organizado e atualizado é outra estratégia.
Mesmo na versão gratuita, é possível configurar respostas automáticas, horários
de funcionamento e até criar um catálogo de produtos e serviços, garantindo uma
comunicação eficiente com os clientes.
Fonte:
Correio do Povo