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Presença nas redes sociais é estratégica para pequenos empreendedores


Publicada em 12/03/2025 às 14:00h 

Professor dá dicas para qualificar as frentes virtuais das marcas. Uma das orientações é deixar publicações no perfil com informações práticas e de fácil acesso 

Estratégias de marketing nos meios digitais têm sido usadas como um diferencial para atrair novos clientes. A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, divulgada pelo Sebrae em fevereiro de 2025, mostra que 59% das micro e pequenas empresas (MPEs) investiram pelo menos uma vez, durante 2024, em anúncios on-line, principalmente em redes sociais.

Apesar de direcionar recursos para esse tipo de publicidade, outro levantamento do Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), indicou que empresas de pequeno porte ainda não aproveitam plenamente o marketing digital. Para otimizar os resultados de empresas menores no ambiente digital, o coordenador da Escola de Negócios da Fadergs, Diogo Simões Pires, dá dicas sobre estratégias acessíveis para aumentar presença nas redes sociais e qualificar outras frentes virtuais da marca.

Consolidar um bom perfil

Para construir uma presença digital nas redes sociais que fortaleça o pequeno negócio, o primeiro passo é criar perfis em diferentes redes sociais com um nome fácil de ser encontrado pelos clientes que buscarem mais informações da empresa, sendo importante tentar manter o mesmo username em todas as plataformas para ser localizado com mais facilidade. "A escolha de um nome claro e simples facilita que clientes potenciais encontrem a marca no ambiente digital, assim como o uso da mesma identidade visual da empresa", explica Pires, que também destaca a importância de manter a descrição do perfil coerente com as atividades da empresa.

Para manter uma comunicação eficiente a partir do perfil, também é fundamental deixar publicações com informações práticas e de fácil acesso. "Perfis digitais de estabelecimentos devem manter a localização, horário de funcionamento e canais de contato de forma clara e em locais visíveis, como nos destaques do Instagram", recomenda.

Ao aplicar as dicas para configurar o perfil de forma atrativa, os pequenos empreendimentos passam a enfrentar o maior desafio do marketing digital, o da produção de conteúdo que seja relevante para o público, sem focar excessivamente nas vendas. "Conseguir criar conteúdos de valor para potenciais clientes, como dicas ou curiosidades, ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o público", orienta. O ideal é compartilhar informações relacionadas aos produtos e serviços de maneira a engajar o público e fortalecer a marca, mas sem ser comercial o tempo todo.

Estratégias para conquistar a atenção nas redes sociais

Em um ambiente digital cada vez mais concorrido para as marcas que disputam a atenção do público, micro e pequenas empresas devem adotar estratégias para impulsionar o crescimento de perfis nas plataformas mais importantes para o negócio. Segundo a 9ª edição da Pesquisa Pulso, nos últimos três anos MEIs e MPEs vêm priorizando a presença no Instagram. Por isso, o coordenador da Escola de Negócios da Fadergs recomenda algumas práticas que geram engajamento na plataforma.

Para estabelecer um perfil forte no Instagram, é indicado seguir pessoas que se encaixam como potenciais clientes, empresas que atendam o mesmo público e influenciadores na região. "Se eu tenho uma hamburgueria, por exemplo, posso seguir os perfis de outros restaurantes importantes e com bastante seguidores", comenta o professor ao explicar que esse hábito contribui para aumentar a visibilidade do negócio.

Para manter um perfil relevante, é fundamental identificar temas relacionados à atuação da empresa que sejam de interesse do público, criando conteúdos relevantes que atraiam potenciais clientes e incentivem o engajamento.

Escolher formatos mais práticos e virais para o conteúdo

Os negócios devem apostar em vídeos curtos, que não exijam roteiros elaborados ou edições complexas, mas que ajudem a dar um rosto ao negócio e estabelecer uma conexão direta com o público.

Buscar parcerias com influenciadores locais

Vale a pena identificar influenciadores ativos na microrregião e conversar sobre propostas de parcerias. A tendência de marketing de influência pode ser aplicada em pequenos negócios ao se encontrar influenciadores que ainda não têm impacto nacional mas têm conexão com o público que a empresa busca atrair. Essa estratégia tende a gerar resultados mais rápidos e significativos.

Pagar para impulsionar publicações

Caso o micro ou pequeno empreendedor decida investir em impulsionamento de publicações, é importante lembrar que os bons resultados vêm com o tempo e a constância. O professor recomenda investimentos de baixo valor, mas pelo menos uma vez por semana.

Marketing digital para além das redes sociais

Para alcançar melhores resultados com estratégias de marketing digital, o especialista ressalta que pequenos negócios devem expandir as boas práticas para além dos perfis nas redes sociais. Entre elas, priorizar a atualização das informações no Google Meu Negócio e demais ferramentas de busca na internet. Além disso, é importante monitorar a reputação da empresa em sites de avaliação de clientes para oferecer respostas ágeis e transparentes.

Manter o Whatsapp Business organizado e atualizado é outra estratégia. Mesmo na versão gratuita, é possível configurar respostas automáticas, horários de funcionamento e até criar um catálogo de produtos e serviços, garantindo uma comunicação eficiente com os clientes.

Fonte: Correio do Povo








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