-
Receita Federal disponibiliza vários serviços pela Internet
Publicado em
18/06/2008
às
12:00
Serviços da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria da Fazenda Nacional que podem ser realizados por meio da Internet.
Serviços Mais Utilizados
· Consulta Restituições IRPF - Exercício Atual
· Consulta Restituições IRPF – Exercícios Anteriores
· Consulta Extrato Simplificado Pessoa Física
· Consulta Situação Cadastral e Emissão do Comprovante do CNPJ
· Consulta à Situação do Pedido no CNPJ feito via Internet
· Comprovante de Inscrição e Consulta Situação Cadastral - CPF
· Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF
· Pesquisa de Situação Fiscal
· Regularidade das Contribuições Previdenciárias
· CND Conjunta - Pessoa Jurídica (emissão)
· Dívida Ativa - Emissão de DARF
· Dívida Ativa - Parcelamento Simplificado
· Dívida Ativa - Consulta de Débitos
Conheça Outras Facilidades
· Agendamento On-line sem Certificado Digital
· Solicitação de Procuração para a Receita Federal do Brasil
Todos Serviços
· Relaciona todos serviços disponíveis na Internet
Serviços com Certificado Digital
· Atendimento com Certificado Digital
Fonte: Site da Receita Federal.
-
Atendimento virtual da Receita
Publicado em
22/01/2007
às
09:00
Por meio do e-CAC, o contribuinte pode enviar sua declaração e acompanhar seu processamento pela Receita. As pendências constatadas, por exemplo, podem ser resolvidas pelo contribuinte sem sair de casa, evitando filas e transtornos. O elevado grau de segurança garante a autenticidade das transações feitas pela rede de comunicação. A Receita tem convênios firmados com várias instituições para emissão dos certificados, como Banco do Brasil e Febraban.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SRF.
-
Receita passa a ter serviço virtual
Publicado em
15/12/2005
às
17:00
Contribuinte poderá solicitar parcelamento de dívidas pela Internet
A Receita Federal passou a oferecer, em sua página na Internet, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, chamado e-CAC.
Boa parte dos serviços e informações antes disponíveis apenas nas unidades de atendimento do órgão pode agora ser acessada pelo site. Para ter acesso ao serviço, porém, é preciso ter os certificados digitais e-CPF ou e-CNPJ, que custam entre R$ 40 e R$ 400. Com o serviço, o contribuinte poderá parcelar débitos com a Receita, atualizar cadastro, verificar a situação fiscal (se está na malha, por exemplo) e acompanhar o processo, fazer declaração retificadora de Imposto de Renda e recuperar cópia de declaração. Terá ainda acesso a um serviço de caixa postal, pelo qual receberá mensagens da Receita sobre cumprimento de obrigações e vencimento de tributos. Outra opção será realizar operações voltadas para o comércio exterior.
O secretário adjunto da Receita, Paulo Ricardo de Souza, reconhece que o custo da certificação digital é alto, mas afirma que a tendência é de que seja popularizada e fique mais acessível. De acordo com a estimativa da Receita, apenas 40 mil empresas e pessoas físicas do país, num universo de 23 milhões de contribuintes, têm o certificado. Por meio dessa tecnologia, a Receita pode trocar informações com o contribuinte com a segurança de que é ele mesmo quem está solicitando ou fornecendo dados. Garante-se, também, que as transações eletrônicas não serão lidas por terceiros ou alteradas.
O que é |
> O certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular e equivale à apresentação de documento de identificação das pessoas no meio físico. |
> Para tirá-lo, o contribuinte pode procurar uma das entidades habilitadas pela Receita, como os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e BankBoston e entidades como a Serasa. Para conceder a certificação, as empresas precisam ser credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, vinculado à Presidência da República. |
Fonte: Zero Hora - 13/12/2005 - Página: 32.
-
Consulta Empresas Inaptas perante a Receita Federal
Publicado em
03/06/2004
às
09:00
A Secretaria da Receita Federla intimou cerca de 1,6 milhão de empresas (data de referência de 26/01/2004) com a solicitação de cumprimento de suas obrigações acessórias dos exercícios de 1999 a 2003.
Consulte aqui se a empresa de seu interesse consta dos Editais Corat/SRF nºs 1 ou 2. As empresas constantes dos Editais que não regularizarem suas pendências podem ter a sua situação no CNPJ alterada para INAPTA, bem assim inscritas no Cadin/FN.
Fonte: site da Receita Federal.
-
Serviços na Internet na Área Fiscal
Publicado em
20/05/2003
às
18:31
* Calculo da Guia de ISSQN - Porto Alegre/RS
* PIS - Mini Reforma Tributária
* Receita Federal