Cachoeirinha - RS - Vereadores, médicos e advogados são presos por fraudar INSS
Publicado em
10/06/2005
às
14:00
Benefícios fraudulentos eram concedidos a pessoas que não contribuíam para a Previdência
A Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Gavião que resultou na prisão de nove pessoas, em Cachoeirinha (RS), envolvidas em forjar laudos periciais médicos para obtenção de benefícios fraudulentos. Entre os detidos estão médicos, advogados e vereadores. De acordo com as estimativas iniciais da Força-Tarefa, a quadrilha foi responsável por mais de mil benefícios fraudados.
As investigações começaram a partir da constatação pelo INSS de que grande parte dos benefícios eram de clientes de um escritório de advocacia localizado em Cachoeirinha. Diante dos indícios de fraude, o INSS comunicou os fatos à Força-Tarefa do Rio Grande do Sul que iniciou a apuração da possibilidade de fraude na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Foi constatado que a maioria dos clientes do escritório não trabalhavam com vínculo empregatício formal e, portanto, não contribuíam para a Previdência Social.
Por orientação do escritório, os clientes passavam a recolher as contribuições à Previdência apenas pelo período de carência e logo em seguida ingressavam com pedido do benefício apresentando atestados obtidos com os médicos indicados pelos advogados ou até mesmo com médicos particulares dos próprios fraudadores. Foi constatado ainda que muitos desses fraudadores continuaram trabalhando após solicitar o benefício, mas sem nenhum tipo de vínculo que pudesse identificar a atividade profissional.
De acordo com as investigações, o escritório de advocacia já atuava nas fraudes contra a Previdência há mais de oito anos e contava com dois locais de atendimento, sendo um deles na própria Câmara de Vereadores de Cachoeirinha. A Força-Tarefa do Rio Grande do Sul ainda está analisando todo o material apreendido nos locais onde foi deflagrada a Operação gavião e após uma análise minuciosa poderá determinar todos os benefícios com indícios de fraude e até mesmo identificar outros integrantes da quadrilha.
Fonte: AgPrev.