Cruz Alta - RS terá programa de estímulo às Micro e Pequenas Empresas
Publicado em
11/07/2006
às
16:00
Aplicação de cursos do Sebrae/RS incentivará o empreendedorismo
O Programa Regional de Empreendedorismo e Estímulo a Novos Negócios deverá chegar a Fortaleza dos Valos, cidade distante 329 quilômetros de Porto Alegre, em um mês. Esta iniciativa, criada pelos técnicos da Unidade de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) em Cruz Alta, coordena a execução de cursos realizados pela entidade, com o objetivo de estimular a abertura de, no mínimo, seis novas empresas em cada município onde é aplicada.
O técnico Nilson Kilpp explica que, num primeiro momento, são formados divulgadores do Curso "Aprender a Empreender". As lideranças empresariais de cada cidade envolvida indicam um integrante do grupo de egressos da atividade para difundir o treinamento junto à população. Os indicados são responsáveis pela realização de inúmeras edições do curso, com turmas de aproximadamente 20 pessoas. Entre estes alunos, são escolhidos os de maior potencial, para que participem de um segundo nível de treinamento, coordenado pelo Sebrae/RS.
O processo já é desenvolvido nas cidades de Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Tio Hugo, Colorado, Campos Borges e Cruz Alta, onde os trabalhos estão mais avançados. A segunda etapa inclui a promoção de um curso gerencial sobre a elaboração de um plano de negócios. Em seguida, são feitas visitas técnicas e palestras específicas, de acordo com a demanda identificada nos projetos realizados. Estas atividades são inteiramente gratuitas.
O encerramento acontece com a realização do Curso "Saber Empreender", para que os novos empresários tenham um acompanhamento adequado nos primeiros momentos da profissão. O treinamento tem duração de 27 horas, e funciona como uma consultoria coletiva em que são trabalhadas quatro características empreendedoras, entre elas o planejamento e a aplicação de metas.
Os cursos ministrados pelos divulgadores do "Aprender a Empreender" começaram em outubro do ano passado. Segundo Kilpp, o grupo de empreendedores integrantes dessas atividades que está em um estágio mais avançado é o de Cruz Alta, que trabalha o planejamento dos negócios. "Criamos este programa para aumentar o nível de empreendedoriasmo na região. Os resultados na cidade são surpreendentes, pois nesta fase já foram criadas três empresas novas. Até o final da ação, este grupo deverá gerar dez empreendimentos. A meta é criar seis novos negócios por município, mas o projeto poderá ser repetido inúmeras vezes", explica.
O supervisor do Sebrae Planalto e Norte, Jéferson de Souza, afirma que a maioria dos novos estabelecimentos deverá atuar no beneficiamento de produtos dos setores de agricultura e pecuária, predominantes na economia da área. Ele explica que o objetivo é ousado, mas o ingresso das cidades no programa, através de convênios com as prefeituras e com as associações comerciais e industriais, leva a uma negociação paralela que facilita os resultados.
"Um ponto determinante para o empresário sempre é o acesso ao crédito. Por isso, em todas as oportunidades que levamos esta ação a um município, realizamos uma negociação com as autoridades e com as lideranças empresariais, para que sejam desenvolvidos programas como o Garantia RS, que é um sistema de microcrédito viabilizado por uma parceria local", explica Souza. A proposta também é apresentada aos agentes financeiros, como uma forma de diminuir a resistência, principalmente dos empreendedores que abrirão sua primeira empresa.
Fonte: ASN/RS.