Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Eletrônica

Área: Seção:

  • Farroupilha (RS) - Os pequenos negócios e o giro da economia

    Publicado em 16/06/2018 às 12:00  

    Políticas públicas voltadas para o estímulo às micro e pequenas empresas dão resultados para o município da Serra Gaúcha

    Até o mês de maio de 2018, a prefeitura da cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, havia registrado 60 editais de compras na modalidade de pregão presencial. Destes, 33 eram exclusivos para microempresas ou empresas de pequeno porte. O dado é apenas um dos exemplos que chama a atenção na gestão atual. Ele representa como é o cenário para empreendedores locais. Mais do que isso: mostra que é possível estimular a atividade econômica e ainda fazer circular a riqueza no próprio município.

    As informações sobre as compras públicas de Farroupilha ainda dão conta de mais análises interessantes: dos sete editais de modalidade de pregão eletrônico, também até o mês de maio de 2018, seis eram exclusivos para os pequenos negócios. Na sede da prefeitura, o calendário anual de compras está disponível no mural específico para esse tipo de compra, bem como para licitações. E quem não puder visitar o local pode acessar pela internet, no link: https://goo.gl/AqAyuN.

    De acordo com gestor de Políticas Públicas do Sebrae nas regiões Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, Alexandre Schmitt, o destaque que Farroupilha tem tido entre os municípios gaúchos no apoio às microempresas é decorrência de uma série de ações tomadas dentro de sua própria comunidade, sobretudo no modelo de gestão executivo local. "As evidências de que a prefeitura considera os pequenos negócios como parte relevante de sua economia são claras. Na última edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no ano passado, eles venceram na categoria Acesso a Mercados", observa Schmitt. Ele ressalta também que o uso da comunicação de editais por meio do site vale a atenção. "É algo tão simples e fácil. Muitas prefeituras não utilizam as ferramentas disponíveis", lamenta.

    Existe ainda no município uma ampla abertura para pessoas que desejam ter seu próprio negócio. Desde 2015, a prefeitura utiliza recomendações obrigatórias e outras não obrigatórias da Lei 147/2014 que garante alguns benefícios e facilidades aos empresários de micro e pequenas empresas. Conforme o Sebrae RS, o perfil das empresas formalizadas localmente é variado e passa por agroindústrias, comércio e serviços. A organização atua justamente como um elo entre os empresários e o poder público. "Como temos diversas atividades de capacitações, cursos e serviços de orientação para os pequenos negócios, identificamos, por exemplo, que ações de esclarecimentos sobre como participar de licitações já são uma demanda bastante frequente nessa cidade", explica o gestor. Em outras palavras, as iniciativas de Farroupilha, umas das muitas localidades que é berço de colonização italiana, estão sintonizadas com as demandas de uma comunidade engajada em empreender.

    Fonte: SEBRAE/RS





  • Farroupilha - RS - Gráficas organizam plano conjunto

    Publicado em 29/06/2006 às 16:00  

    Prioridades serão definidas no próximo dia 10 de julho


    No dia 10 de julho de 2006, parte do setor gráfico de Farroupilha, distante 107 quilômetros de Porto Alegre, irá definir junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) um plano de ação com vistas a ampliar o seu faturamento. O encontro de 12 empreendedores com a entidade será realizado através do Programa Empreender.

    O Programa Empreender conta com o apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Farroupilha. Trata-se de uma ação de orientação e sensibilização destinada às empresas com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda, o associativismo e o aprimoramento gerencial, através da realização de atividades como cursos, palestras, oficinas, missões empresariais e treinamentos. Através da iniciativa, o Sebrae/RS realizou um diagnóstico sobre as 12 empresas gráficas de Farroupilha. O estudo foi apresentado no último dia 26 de junho. Na análise, foi apurado que o setor no município tem a favor de seus negócios a clientela diversificada, a tendência de crescimento de demanda, os preços diferenciados, a pontualidade e a garantia na prestação de serviços, entre outros.

    Por conta disso, o Programa Empreender apresentou uma lista de sugestões para alavancar a performance dos negócios dos 12 empresários de Farroupilha. São elas: implantação de um programa de redução de desperdício em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), participação em cursos de gerência financeira, vendas e consultoria de layout. Mas caberá aos empreendedores a definição de um plano de ação e suas prioridades. "Nenhuma das empresas tem, por exemplo, uma máquina para impressão simultânea de duas cores", afirma a consultora do Sebrae/RS em Farroupilha, Janeir Dunker, responsável pelo levantamento. A consultora explica que o equipamento custa, atualmente, cerca de R$ 300 mil.

    O Núcleo do Setor Gráfico do Empreender em Farroupilha foi constituído em dezembro de 2004. No início de junho, o grupo esteve em São Paulo, com apoio do Sebrae/RS e do Sindicato dos Gráficos de Caxias do Sul (Singraf). O roteiro foi realizado para levar os empreendedores para a Expoprint, exposição de equipamentos de pré-impressão, impressão e acabamento. No evento, eles conheceram novas tecnologias e o que existe de mais moderno no setor. Além do núcleo gráfico, o Programa Empreender em Farroupilha conta com dois núcleos: o de restaurantes, com 15 participantes, e o de apicultores, com 22.

    Segundo dados da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), predomina em Farroupilha descendentes da colonização italiana. A cidade possui 55,1 mil habitantes e 4,1 mil empresas. Com 1.434 estabelecimentos, o comércio representa 34,9% desse total. Autônomos e o setor de serviços representam cerca de 22% cada um. A indústria ocupa uma fatia de 20,3%. As atuações mais fortes são registradas entre empresas metalúrgicas, coureiro-calçadista, de malhas e confecções e de móveis e estofados.


    Fonte: ASN/RS.


  • Farroupilha - RS - Núcleos do Empreender estarão na Fenakiwi

    Publicado em 14/07/2005 às 15:00  
    Apicultores e gráficos mostrarão seus produtos

     

    A Fenakiwi é uma das três principais festas da Região da Serra e terá, na edição deste ano, 150 expositores de Farroupilha, município situado a 107 quilômetros de Porto Alegre, e de outras cidades do interior do Estado. O evento, que começou no dia 8 de julho de 2005, será realizado no Parque de Exposições Cinqüentenário, e contará com a participação de empresários que integram os núcleos de apicultores e de gráficos do Programa Empreender. Eles mostrarão produtos criados através das atividades de estímulo ao associativismo desenvolvidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

    Até o dia 24 de julho, os apicultores terão um estande próprio na feira, onde comercializarão mel e seus derivados, além de prestar esclarecimentos aos visitantes sobre o processo de produção do alimento. "Os produtores apresentarão vídeos sobre seu trabalho, mostrarão como é realizada a criação de abelhas e explicarão por que o mel é rico em nutrientes. Será uma atividade para estimular a cultura de consumo do produto", adianta a diretora de Operações do Sebrae/RS, Susana Kakuta.

    No mesmo período, ocorrerá a distribuição gratuita da Revista do Setor Gráfico, material criado para ser um guia dos serviços oferecidos pelos empreendedores do segmento na cidade. "As empresas do ramo que participam do Empreender resolveram mostrar à comunidade quais são seus serviços e buscaram patrocinadores para produzir a publicação", explica a facilitadora do Empreender em Farroupilha, Marilisa de Almeida,

    O programa atende 14 apicultores e 12 proprietários de gráficas de Farroupilha. Também participam do projeto micro e pequenos empreendimentos dos setores metalúrgico e de vitivinicultura. No total, 56 empresas do município são beneficiadas pelo Empreender, que estimula o desenvolvimento organizacional das empresas do mesmo setor, através de núcleos, com orientações para a melhoria da qualidade dos produtos, da imagem do empreendimento junto à comunidade e da gestão profissional. Além da participação dos grupos do Programa Empreender, o Sebrae/RS integrará a programação de atividades da Fenakiwi, durante o 1º Seminário Nacional sobre a Cultura do Quivizeiro, que acontecerá no dia 22 de julho, nas instalações da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Farroupilha (Rua dos Romeiros, s/n). Na oportunidade, serão divulgadas as ações do Programa Juntos para Competir no Estado, as tendências mundiais de mercado e possibilidades de expansão das vendas do kiwi.

    Segundo a técnica do Sebrae/RS, Liane Schumann, questões como a necessidade de agregar valor à fruta, o aprimoramento da produção, a qualidade e variedade dos frutos e seu ponto de colheita, além da importância da polinização das culturas, também serão tratadas no seminário. "Será um evento internacional, com palestrantes da América Latina", informa.

    O Programa Juntos para Competir é desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O projeto foi formulado para capacitar, integrar e organizar empreendedores do setor de agronegócios, e investirá, neste ano, R$ 16,2 milhões no segmento.


    Fonte: ASN/RS.


  • Farroupilha - RS - Delícias com kiwi são atração em festa

    Publicado em 30/06/2004 às 15:00  
    Festa Nacional do Kiwi, de 2 a 18 de julho, no município gaúcho de Farroupilha tem apoio do Sebrae

    No mês de julho, o kiwi vira atração turística em Farroupilha. Neste ano, a Fenakiwi - Festa Nacional do Kiwi e Feira da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura, chega à 14ª edição e será realizada entre 2 e 18 de julho/2004.

    A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas nos três finais de semana do evento. Além da fruta in natura e do suco fresco, os visitantes da festa têm a oportunidade de provar as receitas mais variadas elaboradas à base de kiwi. Clovis Zanfeliz, secretário municipal da Agricultura, ensina que a fruta funciona como um ótimo amaciante de carnes. "Os pratos com massas também ficam saborosos", garante.

    A festa acontecerá no Parque Cinqüentenário, onde estarão mais de 140 expositores. Além de divulgar a principal cultura agrícola local, o evento pretende estimular a atividade turística no município. Para melhor divulgar os atrativos da região, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços firmaram uma parceria com o Sebrae/RS. O objetivo é treinar e mobilizar os representantes dos diversos segmentos econômicos para promover as potencialidades locais.

    Fonte: ASN/RS.


  • Farroupilha - RS - Mais de 800 empregos locais são auxiliadas pela prefeitura

    Publicado em 17/09/2003 às 11:00  

    Desde o início da atual administração, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo já prestou auxílio a cerca de 850 empresas, sendo que algumas destas já foram beneficiadas mais de uma vez. A informação é do titular da pasta, Arielson Arsego, que relaciona o grande número de empresas que se instalaram no município com o apoio do decisivo da administração, citando, entre outras, as empresas Transcontinental, Maribo, Guerra, Ursus, Herval, Lienfa, Big, Moon, Per Lui e os postos de combustíveis Tonin e Benvenutti. Arielson destaca que o distrito industrial do Rio Burati e também no condomínio São José, obras vem sendo realizadas no sentido de apoiar a instalação e ampliação de empresas naquelas áreas, e afirmam que tanto de sua parte, como do próprio prefeito Bolivar Pasqual, estão sendo feitos todos os esforços de apoiar a empresa, Gráfica Cortiana, no sentido de que não só mantenha a unidade que já opera no município como inclusive possa ampliar suas instalações.

    Ampliação

    O setor de patrimônio do Estado já emitiu parecer favorável para que a área onde estava localizada antiga Estação Experimental, que hoje pertence ao Estado, seja doada ao município. Naquele local, além da Gráfica Cortiana, outros empreendimentos poderão ser beneficiadas com espaços para ampliar suas instalações.


    Fonte: Jornal do Comércio, Caderno Jornal Cidades, de 6/08/2003, Capa.

Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050