Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Eletrônica

Área: Seção:

  • Lavras do Sul - Agroindústria familiar será inaugurada

    Publicado em 23/06/2007 às 15:00  

    Empreendimento no município gaúcho deverá processar 25 mil quilos de frutas por mês a partir de agosto

     

    Uma agroindústria, em fase de implantação em Lavras do Sul, município distante 324 quilômetros de Porto Alegre (RS), deverá processar cerca de 25 mil quilos de frutas por mês, oriundas de pequenos produtores da região. Com previsão de iniciar suas operações no mês de agosto, a iniciativa beneficiará diretamente 10 famílias de fruticultores da localidade.

    A implantação da agroindústria familiar é uma parceria entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o programa Juntos para Competir - desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

    O 'Juntos para Competir' busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e derivados.

    Quando concluída, a agroindústria produzirá geléias, compotas e pasta de figo, citrus e, principalmente, pêssego. De acordo com o consultor do Sebrae/RS Carlos Alberto Ustarroz, o grupo está realizando um planejamento para introdução de outras frutas na produção de geléias. A área plantada pelos fruticultores envolvidos soma 15 hectares. Os recursos para a obra são oriundos do Pronaf. A construção da agroindústria, que ocupará um imóvel de 53 metros quadrados, começou em março deste ano.

    Em reunião com os fruticultores e parceiros na ação, no dia 19 de maio, em Lavras do Sul, Ustarroz avaliou a possibilidade de o grupo de produtores rurais participar do programa 'Redes Associativas', desenvolvido pelo Sebrae/RS. O programa estimula a formação e a organização de associações e cooperativas. "A contribuição do Sebrae/RS para essa iniciativa consiste em capacitações para a constituição de uma cooperativa dos fruticultores e para a aplicação de boas práticas na produção de alimentos pela agroindústria", explica o consultor.

    A principal cultura desenvolvida pelos fruticultores é a de figo. Ustarroz destaca que o grupo opera de acordo com as regras do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a chamada Produção Integrada de Figo (PIF). O sistema consiste na produção sustentável de figo de alta qualidade mediante a utilização, preferencialmente, de tecnologias que respeitem o meio ambiente.

    Lavras do Sul é a única cidade gaúcha que teve sua origem na exploração do ouro. Embora ainda exista ouro de aluvião em rios e minas subterrâneas na região, a economia da localidade está voltada hoje para outros setores, como a pecuária e, principalmente, o turismo. A implantação da agroindústria representará uma nova alternativa de renda para o município.


    Fonte: ASN/RS.

Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050