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  • Não Me Toque - Sebrae/RS capacita empresários

    Publicado em 15/07/2007 às 11:00  

    Cursos destacam atendimento ao cliente e formação do preço de venda

    Empreendedores de micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio e de serviços de Não-Me-Toque, município distante 282 quilômetros de Porto Alegre, terão a oportunidade de se capacitar durante o segundo semestre deste ano por meio de diversos cursos. A qualificação é oferecida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços do município (Acint).

    Os cursos previstos versam sobre atendimento a clientes, formação de preço de venda e sobre como vender mais e melhor. Além deles, haverá também o seminário Empretec. Todas as atividades serão ministradas por consultores do Sebrae/RS e ocorrerão na sede da Acint, Rua Augusto Scherer, 313, Centro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3332.1887.

    De acordo com o técnico do Sebrae/RS, Nilson Kilpp, a entidade procura oferecer aos empresários e interessados qualificação e capacitação na gestão de seus empreendimentos, com produtos escolhidos para atender à necessidade da região. "Essas atividades mostram a organização da comunidade, que, por meio do Sebrae/RS, busca um completo desenvolvimento para a gestão de seus negócios", ressalta.

    A capacitação acontece de 6 a 10 de agosto, das 19h às 22h, com o curso "Atendimento a clientes". O objetivo é dar competência aos empreendedores, possibilitando a reflexão sobre ações e procedimentos no atendimento do seu negócio, buscando resultados positivos para a imagem do estabelecimento e para a comercialização dos seus produtos. Serão abordados tópicos como: a importância da satisfação do cliente, o perfil do profissional de atendimento, os momentos da verdade das empresas, os sete pecados do atendimento, as ações estratégicas para fortalecer o relacionamento com o cliente e a agregação de valor como forma de encantar o cliente.

    Para o mês de setembro, ainda sem data e horário definidos, será realizado o curso "Formação de preços de venda", que visa desenvolver no participante o conhecimento para que possa formar o preço correto de venda de seus produtos e serviços a partir da composição dos gastos de sua empresa. Os conteúdos versam sobre elementos de formação do preço, custos e despesas fixas e variáveis, além de formação e definição do preço de venda.

    Em outubro, está marcado o seminário Empretec, com o objetivo de estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial.

    O Empretec trabalha as 10 características apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como fundamentais para um empreendedor: busca por oportunidades e iniciativa, exigência de qualidade e eficácia, disposição para correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, busca por informações, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. O seminário é recomendado para profissionais e empresários que pretendem se reposicionar no mercado. O Empretec é ministrado por três consultores do Sebrae/RS, durante nove dias consecutivos, totalizando 80 horas de trabalho.

    O curso "Como vender mais e melhor I", previsto para novembro, também sem data e horário definidos, pretende que o empresário conheça e entenda o seu mercado de atuação, reconhecendo para o seu negócio o modelo de gestão em vendas que mais se adapte à sua realidade. A capacitação reúne 15 horas de curso teórico e 15 horas de consultoria em grupo.


    Fonte: Agência Sebrae de Notícias.


  • Não-Me-Toque - RS - Ganha slogan e logotipo para setor metal-mecânico

    Publicado em 30/07/2004 às 08:06  


    Setorial já reúne 19 empresas no município, que planeja criar uma escola técnica para capacitação de mão-de-obra

    O slogan e o logotipo do programa do setor metal-mecânico do município Não-Me-Toque, localizado a 282 km de Porto Alegre, serão lançados na sexta-feira (25) de junho. O projeto foi definido por meio do planejamento estratégico do setor para o município, organizado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com o poder público, entidades e empresários locais.

    "A criação do slogan e do logotipo foi sugerida pelos próprios empresários para fortalecer o setor, que é referência estadual", afirma o técnico do Balcão Sebrae Carazinho, Paulo André Meyrer. Foram enviadas cerca de 30 propostas, e a vencedora será divulgada somente no dia do lançamento. A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), por meio do curso de graduação em Design, definiu os critérios para seleção e, posteriormente, aperfeiçoamento da proposta vencedora.

    A articulação do setor começou em 2002, com o início da implantação do setorial metal-mecânico no município. "No final de 2003, foram definidas as prioridades com o planejamento estratégico", lembra Meyrer. Além da criação do slogan e do logotipo, a cidade pretende implantar uma escola técnica para preparo de mão-de-obra e viabilizar um distrito industrial no município.

    Participam do setorial em Não-Me-Toque 19 empresas, que também recebem capacitação subsidiada pelo Sebrae/RS. No próximo semestre, terá início um trabalho destinado à pequena indústria, com programação voltada à gestão e à liderança. No Estado, o Sebrae/RS atinge cerca de 7 mil empresas através do setorial metal-mecânico, e deve investir aproximadamente R$ 3 milhões no programa, em 2004.

    Município gaúcho ganha slogan e logotipo para setor metal-mecânico
    Setorial já reúne 19 empresas no município, que planeja criar uma escola técnica para capacitação de mão-de-obra

    O slogan e o logotipo do programa do setor metal-mecânico do município Não-Me-Toque, localizado a 282 km de Porto Alegre, serão lançados na sexta-feira (25) de junho. O projeto foi definido por meio do planejamento estratégico do setor para o município, organizado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com o poder público, entidades e empresários locais.

    "A criação do slogan e do logotipo foi sugerida pelos próprios empresários para fortalecer o setor, que é referência estadual", afirma o técnico do Balcão Sebrae Carazinho, Paulo André Meyrer. Foram enviadas cerca de 30 propostas, e a vencedora será divulgada somente no dia do lançamento. A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), por meio do curso de graduação em Design, definiu os critérios para seleção e, posteriormente, aperfeiçoamento da proposta vencedora.

    A articulação do setor começou em 2002, com o início da implantação do setorial metal-mecânico no município. "No final de 2003, foram definidas as prioridades com o planejamento estratégico", lembra Meyrer. Além da criação do slogan e do logotipo, a cidade pretende implantar uma escola técnica para preparo de mão-de-obra e viabilizar um distrito industrial no município.

    Participam do setorial em Não-Me-Toque 19 empresas, que também recebem capacitação subsidiada pelo Sebrae/RS. No próximo semestre, terá início um trabalho destinado à pequena indústria, com programação voltada à gestão e à liderança. No Estado, o Sebrae/RS atinge cerca de 7 mil empresas através do setorial metal-mecânico, e deve investir aproximadamente R$ 3 milhões no programa, em 2004.


    Fonte: Agência SEBRAE de Notícias/RS

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