Osório - RS - Começam obras no Parque Eólico
Publicado em
17/05/2005
às
17:00
O canteiro de obras do parque eólico de Osório começa a funcionar dia 1º de julho/2005. O anúncio do início das obras civis daquele que será o maior parque eólico da América Latina e o segundo maior do mundo, com 150 Megawatts (MW) de potência instalada, foi feito pelo secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Osório. O prazo para conclusão do empreendimento é de 18 meses. "Será erguida uma torre por semana", revelou Andres, dizendo também que o consórcio Elecnor/Enerfin está começando a seleção de recursos humanos que vão trabalhar no canteiro de obras. A contratação de pessoas será realizada de forma terceirizada, devendo totalizar até 1.000 vagas durante a construção do projeto. "A preferência será por gaúchos", garantiu Andres.
Atualmente em fase de levantamento topográfico, o parque eólico inicia esta semana a sondagem de cada ponto onde serão instalados os 72 aerogeradores. Osório terá um dos mais modernos aerogeradores do mundo, com 2 Megawatts (MW) de potência. Cada torre terá 98 metros de altura. Por isso, a estrutura de concreto que dará base as turbinas eólicas deverá ser muito sólida. Conforme a engenheira Jussara Mattuella, coordenadora do Setor de Fontes Renováveis da Secretaria de Energia, as fundações que receberão os aerogeradores deverão ter de 20 a 30 metros de profundidade. "A base dos aerogeradores devem pesar 200 toneladas e o conjunto total das torres 500 toneladas", calcula.
"O Brasil inteiro possui 39 MW de energia eólica. Somente Osório ganhará uma usina de 150 MW. É um privilégio receber este investimento no município, que terá de saber tirar proveito disso", falou o prefeito Ronildo Bolzan. "O nosso desafio é lapidar esta jóia para tornar Osório diferente", completou.
O investimento total no parque - que inclui as unidades Osório, Osório Sangradouro e Osório Índios (cada uma com potência prevista de 50 MW - será de US$ 230 milhões. "Isso equivale aos investimentos de ampliação da GM (General Motors), de US$ 240 milhões, e da John Deere, que totaliza 250 milhões", comparou o secretário. "Osório tirou na loteria quando foi escolhido para implantação do maior parque eólico da América Latina na cidade", acrescentou Andres.
O secretário destacou que, além de gerar renda para o município, o empreendimento se tornará uma grande atração turística. Quando as obras estiverem concluídas, os parques eólicos poderão ser vistos à direita da freeway, na chegada a Osório, no sentido Porto Alegre/Litoral. "Junto ao parque eólico vão se associar novos negócios, diretos e indiretos, principalmente na área de serviços. A economia local vai ganhar um impulso econômico vigoroso", concluiu Andres.