Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Eletrônica

Área: Seção:

  • Planalto - RS - Fruticultura ganha espaço nos campos gaúchos

    Publicado em 18/01/2007 às 13:00  

    Município, na Região Norte, é o segundo produtor brasileiro de figo

    A área plantada e ocupada por pomares está em franco crescimento no Rio Grande do Sul. Somente em 2006, conforme dados da Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foram plantados cinco mil hectares de pomares no Estado. A Região Norte, principalmente o Alto Uruguai, foi destaque com a produção de citros, figos e abacaxis. O exemplo está sendo dado por municípios como Planalto, a 406 quilômetros de Porto Alegre, e Rodeio Bonito, que ampliam a área plantada, a quantidade e a qualidade das frutas que produzem.

    O trabalho é incentivado pelo programa "Juntos para Competir" e impulsionado pela parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

    "Planalto, onde o "Juntos para Competir" beneficia 76 famílias de produtores rurais, lidera o ranking estadual na produção de figo e ocupa o segundo lugar no País, perdendo somente para Valinhos (SP)", diz o técnico do Sebrae Noroeste, Alessandro Dal Piva. Dos 230 hectares ocupados por plantação de figos no Estado, 200 estão em Planalto. Em fevereiro do ano passado, com o apoio do Sebrae/RS, um representante do grupo participou da Fruit Logística, a maior feira internacional do setor de frutas, realizada anualmente em Berlim. "As informações trazidas pelo produtor e os resultados que obteve com a viagem estimularam seus colegas a buscar capacitação e a reforçar os laços associativistas. Nosso objetivo é fazer com que esses empreendedores deixem de perceber uns aos outros como concorrentes e passem a compreender que são parceiros", diz Dal Piva.

    Durante o ano de 2006, os produtores tiveram a oportunidade de participar de ações de capacitação em temas como adubação, poda e pulverização, além de visitas técnicas a cooperativas e às Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa). A previsão é de que a colheita de 2006/2007 no Estado chegue a 1,1 mil toneladas, superando as 700 toneladas de 2005/2006.

    Em Rodeio Bonito, as ações do "Juntos para Competir" contemplam 40 produtores de citros. Atualmente, de acordo com Dal Piva, o município destina uma área de 175 hectares para a citricultura. A produção anual atinge uma média de 130 toneladas por hectare. "Rodeio Bonito não é o maior produtor de citros do Estado, mas a citricultura é a principal atividade agrícola do município", explica Dal Piva.

    Atualmente, o Estado tem uma área de 130 mil hectares de pomares comerciais. A atividade, que envolve 60 mil famílias, produz 2,4 milhões de toneladas de frutas e rende R$ 1,3 bilhão. A cultura da uva possui 41 mil hectares plantados e produção de 500 mil toneladas; laranja, com 27 mil hectares e 360 mil toneladas; e melancia, com 17,7 mil hectares plantados e produção de 422 mil toneladas, são as principais frutas. O Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar nacional na produção de uva, ameixa, melancia, kiwi, figo e pêssego, que tem em Pelotas, na Região Sul, o pólo mais importante do País.


    Fonte: ASN/RS.


  • Planalto - RS - 'Juntos para Competir" oferece cursos

    Publicado em 24/07/2006 às 15:00  

    Produtores rurais de Planalto, que integram o programa "Juntos para Competir", terão a oportunidade de participar de dois cursos desenvolvidos especificamente para o setor. São eles: "Regulagem e Manutenção de Pulverizadores", entre os dias 9 e 11 de agosto de 2006, e "Gestão Rural", em 23 e 24 de outubro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Prefeitura do município, distante 406 quilômetros de Porto Alegre, na Rua Humberto de Campos, 732. O "Juntos para Competir" é promovido em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Os dois cursos, ministrados através do programa, irão beneficiar produtores rurais de figo, citrus, pêssego e uva.

    O curso "Gestão Rural" é destinado aos associados da Cooperativa Bom Pastor. Quinze vagas são oferecidas em cada um dos encontros. As aulas serão ministradas por profissionais do Senar. A carga prevista é de 16 horas, que serão utilizadas na apresentação de noções básicas de organização e administração de empreendimentos rurais. Segundo o consultor do Sebrae Noroeste, Benhur Cazarolli, algumas práticas podem ser essenciais para ampliar o faturamento. "A primeira questão avaliada por importadores no agronegócio são as propriedades. Eles verificam atentamente a organização, as condições de higiene e a cultura de administração dos empreendedores", explica. Os encontros ocorrerão no auditório da Prefeitura de Planalto, em horário a definir.

    Já o curso "Regulagem e Manutenção de Pulverizadores" terá carga horária de 32 horas, com o objetivo de reduzir custos financeiros e ambientais, além de garantir melhores condições de vida para os agricultores ao fornecer informações importantes sobre o uso e a aplicação de agrotóxicos. De acordo com Cazarolli, os produtores rurais de Planalto utilizam modelos pulverizadores de tração animal e os chamados "costais", de transporte por humanos. Por isso, esses dois tipos receberão atenção especial no curso. Entre os tópicos que serão abordados em outubro, estão a regulagem do maquinário, os tipos, a dosagem de produtos químicos, a utilização de equipamento de proteção individual (EPIs) e o destino das embalagens de agrotóxicos.

    O último curso realizado através do programa "Juntos para Competir" para os produtores de Planalto foi em junho. Na ocasião, foi abordada a tecnologia de poda do figo. As aulas foram ministradas pelo Senar. O município lidera o ranking estadual na produção da fruta e ocupa o segundo lugar no País, com uma colheita anual de 700 toneladas. O figo está entre as 20 principais frutas exportadas pelo Brasil. Valinhos, em São Paulo, é o município que lidera a produção da fruta no País.

    O programa "Juntos para Competir" contempla os setores de bovinocultura de corte, cana- de-açúcar e derivados, suinocultura, fruticultura, floricultura, vitivinicultura, ovinocaprinocultura e apicultura.


    Fonte: ASN/RS.

Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050