São Sebastião do Caí - RS - Município terá formação empresarial
Publicado em
10/08/2005
às
15:30
CDL do município oferecerá palestras gerenciais gratuitas
Ampliar a participação do comércio em uma economia onde se destacam a agricultura e a indústria é um compromisso da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Sebastião do Caí, cidade situada a 59 quilômetros de Porto Alegre. A entidade investirá na formação empresarial dos empreendedores locais, através da realização de palestras gerenciais gratuitas. As palestras ocorrerão na Rua Marechal Floriano Peixoto, 426. Há 25 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 635 1745. A atividade é resultado de uma parceria entre a CDL, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e a Prefeitura Municipal.
As próximas palestras a serem realizadas são: "Aumentando suas Vendas com Criatividade", no dia 15 de agosto de 2005, e "Atendimento a Clientes", em 12 de setembro de 2005. A diretora de Operações do Sebrae/RS, Susana Kakuta, adianta que os encontros integram a nova série de ações organizadas para atender o município, neste trimestre. "O Sebrae/RS e a CDL prepararam uma nova programação de palestras, cursos e treinamentos destinados aos proprietários de micro e pequenas empresas do setor", ressalta ela.
O objetivo das atividades é fomentar o desenvolvimento do empresariado, com a oferta de informações específicas sobre administração, finanças, gestão e mercado. O presidente da CDL de São Sebastião do Caí, Olavo Aluísio Steffen, esclarece que os encontros também servirão para aproximar os comerciantes e a câmara. "Atualmente, contamos com 28 associados, e desejamos aumentar este número", revela. Em primeiro de julho, a atual diretoria da CDL foi reempossada. "Por mais dois anos, representaremos a entidade, e queremos ampliar nossa parceria com o Sebrae/RS", afirma Steffen.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) possui o registro de 123 estabelecimentos comerciais formais na cidade. No entanto, a agricultura e a indústria são os setores mais fortalecidos da economia local. "As plantações de frutas cítricas e flores, além da fabricação de calçados, são responsáveis por grande parte dos empregos na cidade", avalia. Steffen também salienta a força da indústria de conservas instalada em São Sebastião do Caí. "A maior empresa do município é responsável por 1,5 mil empregos", destaca.
Segundo dados da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), São Sebastião do Caí tem 21.823 habitantes, que residem em uma área de 111,5 quilômetros quadrados. Criado em 1875, o município é um dos mais antigos do Estado, e integra a Região do Vale do Caí, composta por 19 cidades.
Fonte: ASN/RS.