Pedidos de novos
espaços comerciais aumentaram nas cidades praianas gaúchas, como Capão da Canoa
Faltando quase dois meses para o fim de 2019, o comércio do Litoral Norte do
Estado demonstra boas perspectivas para o próximo verão. Apesar do período mais
curto, devido ao Carnaval no final do mês de fevereiro, que acaba comprimindo a
temporada, há um consenso de que o veraneio de 2020 será mais rentável do que
nos últimos anos. De acordo com o presidente da Associação Comercial Industrial
e Prestadora de Serviço de Capão da Canoa (ACICC), Augusto César Roesler
Smaniotto, espera-se um aumento de 10% a 15% na receita da cidade em relação ao
ano passado.
Segundo
Smaniotto, para as instituições que fazem a liberação de alvará e do Plano de
Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para lojas e demais espaços comerciais, a
expectativa é de aumentar em até 40% o número de pedidos na alta temporada, em
decorrência da quantidade de novos negócios que abrem no litoral, entre redes
grandes e pequenas. Com esse crescimento, a esperança é de que haja um fomento
no mercado local, gerando empregos e movimentando o público. "Tem empresas
que fazem contratações temporárias de um ou dois, mas há redes grandes que
estão contratando em torno de 35 a 40 pessoas novas", acrescenta.
A
atração de empresas é um resultado da demanda e do fluxo de pessoas esperadas
entre dezembro e março. Como a renda está mais curta e o dólar subiu nos
últimos meses, parte dos viajantes desistiu do exterior e deve ficar por aqui
mesmo, em cidades como Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa.
Entre
os períodos de maior movimentação na alta temporada, o principal e mais
esperado pelo comércio é o da véspera de Natal, em que o mercado da região
obtém grande rendimento. Marcelo Marques, vice-presidente da Câmara dos
Dirigentes Lojistas (CDL) de Tramandaí e Imbé, diz que a estratégia da
organização para incentivar o movimento é trazer benefícios para o empresário
através de cursos, palestras e parcerias. Para isso, eles irão lançar uma
promoção natalina a fim de ajudar a impulsionar as vendas do comércio e dar uma
melhor visibilidade para as cidades.
O
ânimo frente ao atual cenário comercial na região litorânea do Estado, porém,
não parece ser unânime. Berenice Rolim, sócia-proprietária da Visual Calçados,
de Capão da Canoa, é mais realista. Com uma organização estruturada para as
vendas, a sua estratégia ao longo do ano garante uma estabilidade nos negócios,
embora ela ainda note uma alta no seu termômetro para o veraneio. "Quando
os feriados são bons, a nossa temporada é boa, e, pelos feriados que vêm tendo,
que deram um gás e fomentaram o nosso município, eu acredito que o nosso verão
vai ser bem bom."
Fonte: Jornal do Comércio
(RS)
Gostou da matéria e quer
continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a
nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!