Todas as pessoas
querem ser felizes e ter sucesso na vida. O problema é que esses dois
atributos - felicidade e sucesso - são conceitos abstratos. O que é felicidade?
O que é sucesso?
A primeira coisa que
uma pessoa deve definir é o que é "sucesso" para ela. Só a partir dessa
definição é que ela poderá buscar o "seu" sucesso. Para chegar a essa definição
ela tem que responder para si mesma, algumas perguntas tais como: Qual
meu objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e
percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu
verdadeiro conjunto de crenças e valores? Quem eu desejo servir? Qual a
especialidade pela qual quero ser reconhecida?
Já a palavra "crise"
vem da raiz grega krie que significa peneirar,
distinguir, discriminar. Assim, crise é "peneira" e o que a peneira
faz é separar o que é bom do que é ruim; o que serve do que não serve. É a
mesma origem da palavra crivo que separa um jato d'água em
jatos menores e da palavra criticar que significa separar,
analisar.
A verdade é que todos
nós estamos constantemente sendo "peneirados" pelo nosso mercado. Em tempos
mais bicudos a malha da peneira fica mais fina e só passará quem for realmente
muito bom. É por isso que, ainda mais em tempos de crise, temos que ser
melhores, mais competentes, servir ainda mais nossos clientes para que possamos
passar pela "peneira" da crise.
Assim, fica claro que
para uma pessoa ter sucesso em tempos de crise ela precisa ter uma diferença
que o mercado valorize, o que chamamos ter uma Proposta Única de Valor (PUV)
que o mercado reconhecerá e pagará por ela, mesmo em tempos difíceis. Então a
pergunta que temos que nos fazer é: qual a Proposta Única de Valor que
oferecemos ao nosso mercado (às pessoas que queremos servir)?
E para construir a
nossa Proposta Única de Valor que nos diferenciará e nos fará vencedores temos
novamente que responder as perguntas que fizemos acima: Qual meu
objetivo na vida? Onde quero chegar? Como quero ser vista, reconhecida e
percebida pelas pessoas que mais admiro e pela sociedade? Qual é o meu
verdadeiro conjunto de crenças e valores? Quem eu desejo servir? Qual a
especialidade pela qual quero ser reconhecida? Enfim, qual é a minha "marca" e
como gostaria que ela fosse? Etc. É preciso acreditar, portanto, que
para ter sucesso uma pessoa deve oferecer ao seu público-alvo, uma Proposta
Única de Valor e sobre ela construir uma marca que represente e comunique esse
diferencial.
E como se tudo isso
não bastasse, temos que alimentar nosso sucesso todos os dias, com muito
comprometimento, atenção aos detalhes e coerência de vida. Sucesso é uma
corrida sem linha de chegada.
Pense nisso. Sucesso!
Por Luiz Marins