Essa dúvida
paira sobre muitos empresários que por desconhecerem os objetivos dos Programas
de CRM ou dos populares ERP acabam se confundindo e abrindo mão de uma ou outra
ferramenta de gestão.
Vamos esclarecer
o que é um e o que é o outro:
Software de CRM ou Software de Vendas
Esses programas
existem há muito tempo, mas começaram a ficar mais populares, em especial, de
cinco anos para cá. Com o avanço da internet muitas empresas start ups
começaram a desenvolver Sistemas de CRM Online, aplicativos e cá entre nós a
tecnologia nas nuvens caiu como uma luva para reduzir em muito o valor de
investimento.
Os já populares
Customer Relationship Management, ou só CRMs, podem ser adquiridos por qualquer
tipo e tamanho de empresa. Sequer existe instalação, muitos são como portais
onde o cliente tem login e senha para ter acesso as funcionalidades do Programa
de CRM.
O Software de
CRM Online tem como principal objetivo ajudar o gestor e o profissional de
vendas na gestão do relacionamento, vendas e oportunidades nos clientes
prospect, ativos ou inativos.
Dificilmente um
Software de CRM se tornará um ERP.
Softwares ERP - Enterprise Resource Planning
São sistemas de
gestão bem mais robustos e tem por objetivo fazer a integração entre informações
e processos entre todos os setores da empresa.
É muito comum a
empresa ter um software que emite nota fiscal, faz a gestão dos estoques,
controle financeiro, RH, logística, produção, entre tantos outros departamentos
ou processos. Esse é o ERP.
Para ficar ainda
mais claro podemos citar grandes organizações que comercializam ERP como a SAP,
TOTVS, Sênior e mais um número enorme de pequenas empresas que vendem sistemas
cujo objetivo é integrar e gerenciar todos os processos da empresa.
Muitos ERPs têm
entre seus módulos a função do CRM, mas por vários motivos, acabam por não ser
tão funcionais, simples ou focados nos processos do dia a dia do vendedor.
Talvez por isso existem muitas empresas que se dedicam a vender somente o
Software de CRM.
Dificilmente um
Software de ERP terá um módulo de CRM tão estruturado quanto os Softwares de
CRM disponíveis no mercado.
Então, qual é a solução?
Imagine a
seguinte comparação: uma pessoa sai pela manhã somente com a calça e sem
camisa. Ou seu contrário. Chega na empresa somente com a camisa e sem as
calças.
Além do
constrangimento, é quase certo que esse "pequeno esquecimento" fará com que
nosso amigo seja proibido de entrar no trabalho.
O que eu quero
dizer é que calça e camisa se completam.
Assim deve
pensar o empresário. O ERP e o Programa de CRM se completam e podem trabalhar
de forma integrada sem problema algum.
São softwares
distintos com objetivos diferentes, mas que em harmonia farão uma enorme
diferença para a saúde e bem-estar do seu negócio.
Dependendo da
quantidade de vendas diárias que a sua empresa faz nem recomendo integrar os
dois sistemas.
Minha sugestão é
que todo empresário/empreendedor faça uma análise e compreenda os conceitos de
Sistema de CRM e ERP.
Fazendo uso mais
uma vez da analogia acima com o uso de ambos os softwares sua empresa com as
"roupas" adequadas estará sempre bonita e elegante aos olhos do mercado.
Por Paulo Araújo