Institucional Consultoria Eletrônica

Aniversário de 253 anos de Porto Alegre


Publicada em 26/03/2025 às 12:00h 


De uma cidade que se recupera da maior enchente do século

Todos os anos, no mês de março, Porto Alegre fica ainda mais alegre. Pois, no dia 26 de março, é comemorado o aniversário da cidade. O aniversário da Capital dos gaúchos e de muitos outros tantos que resolveram escolher esta cidade para morar, trabalhar, casar, ter filhos, empreender... 


Falando em casais, um dos primeiros nomes da, hoje cidade, foi Porto dos Casais, por ter recebido 60 casais açorianos que, inicialmente, iriam ocupar a área hoje conhecida como Morro Santana. Mas devido às dificuldades para conseguir água naquele lugar, foram se transferindo para mais próximo às margens do Lago Guaíba, onde estava o Porto. Por terem muitos casais ali, deu-se o nome de Porto dos Casais. E, com muitos casais e junto a movimentação do Porto, observou-se um ambiente muito alegre. Por isso, mais tarde o nome da cidade passou a ser Porto Alegre (próximo ao porto havia uma comunidade muito alegre). 


Neste diapasão dos casais açorianos, também observa-se que desde o início a cidade teve forte vocação para receber bem as pessoas vindas de outros lugares. Boa parte dos habitantes de Porto Alegre, com mais de 50 anos de idade, tem suas origens no interior do estado ou de outras regiões do Brasil e, até, dos vizinhos países Uruguai e Argentina. 


Infelizmente, no ano passado, os habitantes da capital gaúcha viram um porto mais triste. Um porto alagado. Um porto inundado. Um porto com boa parte de seus habitantes perderam seus pertences com as enchentes. Um porto que viu uma fatia das empresas com enormes prejuízos. Um porto que viu sua maior enchente, ultrapassando as marcas da grande enchente de 1941.


Ao olhar - ao sentir - as enchentes, se por um lado, tivemos um porto que não viu os seus políticos com muito orgulho, viu a população brasileira muito solidária com o nosso sofrimento e perdas.

O trabalho para recuperar a capital de todos os gaúchos, ainda vai longe. Mas, o porto-alegrense não desiste. Vamos seguir em frente!


Autor: Marcone Hahan de Souza.


Contador e Administrador. Professor Universitário. Diretor da M&M Assessoria Contábil.







Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050