Quantas vezes você mudou seu discurso pelo medo do que os outros pensariam de você? Quantas vezes “dourou a pílula”, não deu sua opinião verdadeira, não reclamou ao garçom que o bife estava mal passado, comprou aquele par de óculos caríssimo, sem graça mas de grife, para que os outros gostassem de você? Quantas vezes você abriu mão de seus sonhos, única e exclusivamente pelo medo do que os outros pensariam de você? Quantas vezes você não contou seus problemas pelo receio do que os outros pensariam de você?.
Todos desejamos o aplauso e o elogio. O elogio é o alimento psicológico. A aprovação dos outros nos faz bem. Mas desde que seja apenas um desejo, não uma necessidade.
A busca incessante pela aprovação é um beco sem saída, pois por mais que você tente, jamais conseguirá o veredicto positivo de todos, a não ser que mude de profissão, de time, de partido político a todo instante, e conseqüentemente, você vai perdendo sua essência. Afinal de contas a sua opiniao pouco importa. O que vale é a dos outros.
Quem menos procura aprovação é quem mais aprovação conquista. Pois é autentico nas suas convicções. Fala o que pensa, não o que os outros gostariam de ouvir, e considera tato e diplomacia menos importantes que honestidade. E o que leva com isto. Nunca fica ofendido se não obtém aprovação. A desaprovação será encarada como uma conseqüência natural do cotidiano, onde cada um tem sua individualidade. E o melhor de tudo, se preocupa principalmente em viver a vida do jeito que lhe agrada, e toda esta felicidade é transmitida para as demais pessoas. Ao contrário daquele que só se preocupa em agradar os outros, infelizmente insatisfeitos, pois não consegue entregar-se ao auto conhecimento e nem manter contato real com as pessoas, pois está preso atrás de sua armadura. Seu dia a dia profissional é difícil, penoso, pois ele não fez suas escolhas, afinal de contas, o que os outros pensariam dele? Quando sofre, sofre, calado, pois o que os outros vão pensar dele? Desenvolve gastrite, úlcera e hipertensão.
A imunidade ao desespero ante a desaprovação se traduz numa liberdade pessoal responsável.
SÓ SE VIVE UMA VEZ. Pare de viver segundo os padrões dos outros e comece a atuar de acordo com seus próprios desejos. Busque a liberdade. Defina o que quer e dedique-se a consegui-lo. Afinal, a vida é muito curta, faça valer a pena.
Autora: Vanessa Assmann – Consultora de Empresas
e-mail da autora: Vanessa.sa@tutopia.com.br
Publique seu artigo. Clique aqui e acesse mais informações sobre publicação de artigos…