Pular para o conteúdo principal

M&M Contabilidade

Santo Ângelo – RS – Receita apreende mais 170 máquinas caça-níqueis

A Receita Federal em Santo Ângelo (RS) apreendeu em 10/03/2005, 170 máquinas caça-níqueis em 47 estabelecimentos fiscalizados. A operação foi realizada por 64 homens da Receita e Polícias Civil e Militar em cumprimento a mandados de busca e apreensão do Ministério Público Federal.


As apreensões de máquinas caça-níqueis vêm acontecendo desde 1999, quando a Receita, por meio da Instrução Normativa 126, entendeu que a importação dessas máquinas ou suas peças estava proibida e, por esse motivo, deveriam ser apreendidas.


Em setembro de 2000, foi editada a IN 93, que incluiu entre os bens a serem apreendidos as partes e peças importadas, que se destinavam à montagem dessas máquinas no Brasil, uma vez que tinham sido constatadas importações desses bens.


Finalmente, em março de 2003, a fim de evitar que os importadores viessem a utilizar classificações fiscais diversas para importar as máquinas – em razão, especialmente, da utilização de novas tecnologias surgidas no mercado – a Receita editou a IN 309 determinando sua apreensão, independentemente da classificação fiscal adotada.


De 1999 para cá, foram apreendidas mais de 30 mil máquinas e de 20 toneladas de peças. Em várias ações judiciais, a Receita Federal, por meio da Procuradoria da Fazenda Nacional, defendeu a apreensão dessas máquinas. Esse posicionamento contrariou argumento utilizado pelos importadores – inclusive concessionários de loterias estaduais – de que não havia base legal para a apreensão.


A Receita, em conjunto com a Polícia Federal, intensificou esse tipo de operação desde Fevereiro de 2004, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória 168 determinando o fechamento de bingos em todo o país. 

Soluções Contábeis Completas para Sua Empresa

Abertura de Empresa

Ajudamos você a abrir sua empresa de forma rápida, segura e sem burocracia, garantindo que tudo esteja regularizado desde o início.

Assessoria para
MEI

Cuidamos de toda a burocracia do MEI: DAS, declaração anual, para você focar no crescimento do negócio.

Contabilidade para Igrejas

Oferecemos suporte completo para gestão fiscal, contábil e financeira de instituições religiosas, garantindo regularidade e segurança.

Contabilidade Especializada

Contabilidade completa para empresas dos principais regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Receba nosso Informativo

Novidades tributárias, trabalhistas e contábeis direto na sua caixa de entrada.

Pronto para ter uma contabilidade que trabalha a favor do seu negócio?

Preencha o formulário para receber o eBook gratuitamente